Aquecedor instalado. Descubra os erros dos instaladores.

Aquecedor instalado. Descubra os erros dos instaladores.
Ivan Barion Por:
Data de postagem Tempo aproximado de leitura 6 min
Powered by Cia Web Sites

Você comprou um aquecedor a gás e agora é a hora de ter seu aquecedor instaladoO que fazer?

No que você deve ficar atento na hora que o instalador for realizar o serviço?

O aquecedor a gás é um aparelho de grande complexidade, com tecnologia de ponta, e deve ser instalado por pessoal altamente treinado.

Como consumidor que deseja ter o produto que você adquiriu operando perfeitamente, saber como funciona a  instalação pode te livrar de muita dor de cabeça e chateação. E não se esqueça uma boa instalação evita a troca de peças e gastos desnecessário na futura manutenção preventiva daqui um ano.

Aquecedor instalado – Chaminé e Duto de exaustão

O uso da chaminé é obrigatório, é um equipamento de segurança, por isso você precisa ficar a atento a sua instalação. A chaminé serve para expulsar a combustão dos gases queimados, como monóxido de carbono. Está operação se realiza no interior do aquecedor a gás, assim que ele é acionado pela passagem da água.

A chama de gás é então acessa e a queima acontece. Os gases nocivos são liberados pela chaminé. É por meio dela que o ar é renovado no duto de exaustão. Este duto tem a cor cinza com diâmetro de uns 5cm, e é por onde o gás passa até ser liberado pela chaminé.

Critérios para instalação da chaminé e do duto de exaustão

aquecedor_instalado
A instalação correta da chaminé garante à saída dos gases nocivos.

Chaminé:

Comprimento máximo da chaminé: 2 metros, com no máximo 2 ou 3 curvas de 90 graus.  As curvas dificultam a saída do ar, por isso evite que façam muitas curvas.

Powered by Cia Web Sites
  • Deve ser Instalado em área incombustível, local de segurança contra incêndios.
  • O duto de chaminé individual pode chegar 15cm de diâmetro e resistente a corrosão, obrigatório o uso de abraçadeira. No manual de instruções está relacionado o tamanho ideal para cada aquecedor a gás.
  • A vedação da chaminé e uniões é de extrema importância isso evita o retorno dos gases ao aparelho.
  • A altura entre o aquecedor e a saída da chaminé deve ser no máximo 100cm.
  • A distância do chapéu chinês (fica no final do duto da chaminé por onde saem os gases) à superfície da parede, precisa de pelo menos 30cm.
  • Confirme com o instalador se não está ocorrendo o retorno de vento pela chaminé, ventos laterais ao aparelho, exaustão insuficiente,podem formar a condensação de água no trocador, ocasionando inclusive gotejamentos.
  • A chaminé deve ser voltada para o ambiente externo com a instalação de materiais específicos para esse fim.

Duto de exaustão:

aquecedor_instalado
O duto de exaustão deve ser bem instalado seguindo as orientação de normas.

  • Utilização de abraçadeiras adequadas para fixar o duto de exaustão ao aquecedor.
  • Após a instalação certifique-se com o instalador da perfeita vedação com as peças que compõem o duto de exaustão. A vedação da chaminé e uniões deve ser garantida para que não tenha retorno dos gases de exaustão ao aparelho.
  • O material do duto deve ser resistente ao fogo.
  • A Instalação deve ser feita em locais onde as paredes apresentam requisitos de segurança contra incêndio ou locais onde possa manter distância adequada para se prevenir do fogo.
  • O duto de exaustão não é suporte para objetos, nem pode ficar apoiado em materiais que podem pegar fogo, pois ele esquenta. Este é um risco real. Fique atento.
  • Certifique-se que toda instalação seja feita por técnicos especializados.

Veja algumas fotos para que você possa comparar com a instalação feita na sua casa ou apartamento.
 

aquecedor_instalado
A instalação incorreta é um risco a sua segurança e da sua família


Aquecedor instalado de forma inadequada, com peças erradas ou não originas, material inflamável e em local sem ventilação acarretam erros no funcionamento do seu aquecedor a gás. Estar atento a instalação do aparelho é evitar futuros transtornos.

Aquecedor instalado com Materiais de fábrica:

aquecedor_instalado
Peças originais tem vida útil garantida
  • Esta é uma informação muito importante. Os materiais usados na instalação do aquecedor a gás, assim como todos os seus componentes, como fluxo de ar, de água, gás, duto de exaustão, chaminé devem ser de alta qualidade.
  • Os dutos devem ser fabricados com materiais corretos e resistentes a corrosão dos gases e intempéries da natureza. O duto dos gases de combustão não devem ter o seu diâmetro reduzido a valores menores do que os determinados nos manuais de cada fabricante.
  • Os dutos deve ser fabricados com materiais incombustíveis:
  • Suportar temperatura superior a 200°C;
  • Ser resistente a corrosão
  • Os terminais das chaminés individuais devem ser confeccionados com materiais incombustíveis, resistentes ao calor e a corrosão e devem estar convenientemente fixados de forma a evitar deslocamentos em função de esforços externos (ventos, etc.).
  • Contratar assistência técnica indicada pela fabricante do aquecedor a gás que você comprou é garantia de ter peças originais com qualidade e durabilidade.
    Contudo questione o instalador sobre os materiais e sua qualidade, um consumidor que demostrar estar atento a sua compra normalmente é levado a sério.

Aquecedor Instalado segue normas rígidas:

aquecedor_instalado
As normas são processos técnicos que garantem a segurança do aparelho

Existem normas que regem a instalação do aquecedor a gás, os procedimentos devem ser seguidos e efetuados por toda assistência técnica especializada, e que seja indicada pela empresa que fabrica o aquecedor a gás. A lista de assistência técnica você encontra no site da empresa.

Abagás – Associação Brasileira de Aquecedores a gás, exigi que todo aquecedor instalado siga a Norma 13.103 da da ABTN Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Para que serve a norma técnica?

Promover a qualidade e a segurança de produtos, processos e serviços por meio de técnicas. As Normas Técnicas fazem as coisas funcionarem de forma segura e sem problemas em todos os níveis das cidades.

Veja algumas normas e o quão elas estão atreladas a qualidade e segurança:


Artigo 4.1.9.. A chaminé individual deve ter o menor percurso possível, evitando-se extensões horizontais e curvas de 90.

Artigo. 3.1.2  – A execução das instalações dos aparelhos de utilização a gás, bem como o remanejamento delas, devem ser realizados com técnicos com treinamentos específicos.
3.1.3.

Isso mostra a importância de uma assistência técnica autorizada pela fabricante do seu aquecedor a gás, isso é garantia que as normas serão seguidas devidamente para sua segurança e de sua família.


Isso são apenas algumas informações que você precisa saber, se quiser entender mais sobre a instalação do seu aquecedor a gás click no link e descubra tudo para questionar seu instalador.

Powered by Cia Web Sites

Ivan tem mais de 7 anos trabalhando na Aquecenorte na área de marketing, onde escreveu dezenas de artigos sobre aquecedores a gás e sistemas de aquecimento no geral e respondeu centenas de dúvidas dos leitores de todo o Brasil.

314 comentários em "Aquecedor instalado. Descubra os erros dos instaladores."

  1. Rafael disse:

    Bom dia, o cano da chaminé está passando no forro, o forro não tem abertura de ar, seria bom fazer essa abertura? Ou colocar um exaustor que puxe o ar para baixo (para fora do gesso)?

    1. Ivan Barion disse:

      Boa tarde Rafael, tudo bem?

      Essa abertura não é só boa como necessária. A abertura precisa ter pelo menos 200cm² e você pode instalar uma grelha.

      Já a respeito do exaustor não é necessário. Apenas a abertura já cumpre as normas de segurança.

      Lembrando sempre que a norma também prevê que tanto o aquecedor a gás quanto o duto de exaustão sejam verificados a cada um ano de utilização.

      Espero ter ajudado

  2. Ronei disse:

    Boa tarde essa grelha tem um ponto preferêncial no teto para colocar ou em qq parte do rebaixamento?

    1. Ivan Barion disse:

      Bom dia Ronei, tudo bem?

      Idealmente a grelha é instalada de maneira a dar fácil acesso ao duto de exaustão para troca futuras.

  3. Wellington disse:

    Olá, bom dia!
    O duto precisou se trocado devido a corrosão de tempo e barulho, substituição foi realizada, porém existe uma pequena vibração ao acionar o aquecimento.
    Alguma dica para evitar a vibração? O duto tem uma única curva, saindo do aquecedor aproximadamente em linha reta uns 40cm e uma curva de 90 graus, direcionando para saída na parede do apartamento. ‘

    1. Ivan Barion disse:

      Boa tarde Wellington, tudo bem?

      Pra eu te fornecer uma resposta mais assertiva, pode me tirar algumas dúvidas antes?

      – Qual a distância total do duto?
      – O duto está bem esticado?
      – O ruído ocorre apenas quando o aquecedor inicia o funcionamento ou durante todo seu tempo ligado?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja notificado sobre
nossas novidades e promoções
  • Aquecedor instalado. Descubra os erros dos instaladores.
  • Aquecedor instalado. Descubra os erros dos instaladores.