Aquecedor instalado. Descubra os erros dos instaladores.

Você comprou um aquecedor a gás e agora é a hora de ter seu aquecedor instaladoO que fazer?

No que você deve ficar atento na hora que o instalador for realizar o serviço?

O aquecedor a gás é um aparelho de grande complexidade, com tecnologia de ponta, e deve ser instalado por pessoal altamente treinado.

Como consumidor que deseja ter o produto que você adquiriu operando perfeitamente, saber como funciona a  instalação pode te livrar de muita dor de cabeça e chateação. E não se esqueça uma boa instalação evita a troca de peças e gastos desnecessário na futura manutenção preventiva daqui um ano.

Aquecedor instalado – Chaminé e Duto de exaustão

O uso da chaminé é obrigatório, é um equipamento de segurança, por isso você precisa ficar a atento a sua instalação. A chaminé serve para expulsar a combustão dos gases queimados, como monóxido de carbono. Está operação se realiza no interior do aquecedor a gás, assim que ele é acionado pela passagem da água.

A chama de gás é então acessa e a queima acontece. Os gases nocivos são liberados pela chaminé. É por meio dela que o ar é renovado no duto de exaustão. Este duto tem a cor cinza com diâmetro de uns 5cm, e é por onde o gás passa até ser liberado pela chaminé.

Critérios para instalação da chaminé e do duto de exaustão

aquecedor_instalado
A instalação correta da chaminé garante à saída dos gases nocivos.

Chaminé:

Comprimento máximo da chaminé: 2 metros, com no máximo 2 ou 3 curvas de 90 graus.  As curvas dificultam a saída do ar, por isso evite que façam muitas curvas.

  • Deve ser Instalado em área incombustível, local de segurança contra incêndios.

 

  • O duto de chaminé individual pode chegar 15cm de diâmetro e resistente a corrosão, obrigatório o uso de abraçadeira. No manual de instruções está relacionado o tamanho ideal para cada aquecedor a gás.

 

  • A vedação da chaminé e uniões é de extrema importância isso evita o retorno dos gases ao aparelho.

 

  • A altura entre o aquecedor e a saída da chaminé deve ser no máximo 100cm.

 

  • A distância do chapéu chinês (fica no final do duto da chaminé por onde saem os gases) à superfície da parede, precisa de pelo menos 30cm.

 

  • Confirme com o instalador se não está ocorrendo o retorno de vento pela chaminé, ventos laterais ao aparelho, exaustão insuficiente,podem formar a condensação de água no trocador, ocasionando inclusive gotejamentos.

 

  • A chaminé deve ser voltada para o ambiente externo com a instalação de materiais específicos para esse fim.

Duto de exaustão:

 

aquecedor_instalado
O duto de exaustão deve ser bem instalado seguindo as orientação de normas.

  • Utilização de abraçadeiras adequadas para fixar o duto de exaustão ao aquecedor.

 

  • Após a instalação certifique-se com o instalador da perfeita vedação com as peças que compõem o duto de exaustão. A vedação da chaminé e uniões deve ser garantida para que não tenha retorno dos gases de exaustão ao aparelho.

 

  • O material do duto deve ser resistente ao fogo.

 

  • A Instalação deve ser feita em locais onde as paredes apresentam requisitos de segurança contra incêndio ou locais onde possa manter distância adequada para se prevenir do fogo.

 

  • O duto de exaustão não é suporte para objetos, nem pode ficar apoiado em materiais que podem pegar fogo, pois ele esquenta. Este é um risco real. Fique atento.

 

  • Certifique-se que toda instalação seja feita por técnicos especializados.

 

Veja algumas fotos para que você possa comparar com a instalação feita na sua casa ou apartamento.
 

aquecedor_instalado
A instalação correta garante o uso seguro e prolongado do aquecedor a gás
aquecedor_instalado
A instalação incorreta é um risco a sua segurança e da sua família

 


Aquecedor instalado de forma inadequada, com peças erradas ou não originas, material inflamável e em local sem ventilação acarretam erros no funcionamento do seu aquecedor a gás. Estar atento a instalação do aparelho é evitar futuros transtornos.

 

Aquecedor instalado com Materiais de fábrica:

 

aquecedor_instalado
Peças originais tem vida útil garantida

 

  • Esta é uma informação muito importante. Os materiais usados na instalação do aquecedor a gás, assim como todos os seus componentes, como fluxo de ar, de água, gás, duto de exaustão, chaminé devem ser de alta qualidade.
  • Os dutos devem ser fabricados com materiais corretos e resistentes a corrosão dos gases e intempéries da natureza. O duto dos gases de combustão não devem ter o seu diâmetro reduzido a valores menores do que os determinados nos manuais de cada fabricante.
  • Os dutos deve ser fabricados com materiais incombustíveis:
  • Suportar temperatura superior a 200°C;
  • Ser resistente a corrosão
  • Os terminais das chaminés individuais devem ser confeccionados com materiais incombustíveis, resistentes ao calor e a corrosão e devem estar convenientemente fixados de forma a evitar deslocamentos em função de esforços externos (ventos, etc.).
  • Contratar assistência técnica indicada pela fabricante do aquecedor a gás que você comprou é garantia de ter peças originais com qualidade e durabilidade.
    Contudo questione o instalador sobre os materiais e sua qualidade, um consumidor que demostrar estar atento a sua compra normalmente é levado a sério.

Aquecedor Instalado segue normas rígidas:

aquecedor_instalado
As normas são processos técnicos que garantem a segurança do aparelho

Existem normas que regem a instalação do aquecedor a gás, os procedimentos devem ser seguidos e efetuados por toda assistência técnica especializada, e que seja indicada pela empresa que fabrica o aquecedor a gás. A lista de assistência técnica você encontra no site da empresa.

Abagás – Associação Brasileira de Aquecedores a gás, exigi que todo aquecedor instalado siga a Norma 13.103 da da ABTN Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Para que serve a norma técnica?

Promover a qualidade e a segurança de produtos, processos e serviços por meio de técnicas. As Normas Técnicas fazem as coisas funcionarem de forma segura e sem problemas em todos os níveis das cidades.

Veja algumas normas e o quão elas estão atreladas a qualidade e segurança:


Artigo 4.1.9.. A chaminé individual deve ter o menor percurso possível, evitando-se extensões horizontais e curvas de 90.

Artigo. 3.1.2  – A execução das instalações dos aparelhos de utilização a gás, bem como o remanejamento delas, devem ser realizados com técnicos com treinamentos específicos.
3.1.3.

Isso mostra a importância de uma assistência técnica autorizada pela fabricante do seu aquecedor a gás, isso é garantia que as normas serão seguidas devidamente para sua segurança e de sua família.

Se quiser saber mais sobre as normas acesse o link abaixo:

Normas para Aquecedores a Gás

Isso são apenas algumas informações que você precisa saber, se quiser entender mais sobre a instalação do seu aquecedor a gás click no link e descubra tudo para questionar seu instalador.

Instalação do aquecedor a gás – 5 dicas para você não ser enganado.

  • O aquecedor a gas que compramos vai ser instalado numa parede na lavanderia cujo revestimento será de formica.

    Que precauções deverei tomar para não comprometer a vida deste revestimento?

    Que distancia deverá ter a parte posterior do aquecedor até a parede a fim de evitar o aquecimento da formica?

    • Boa tarde Antonio,

      Na verdade o senhor não precisa tomar nenhuma precaução extra. Os aquecedores a gás já vem com um suporte de 2 a 3 cm (variando um pouco de acordo com a marca e modelo) de distancia da parede. Além disso os aquecedores possuem um revestimento que evita que sua parte externa esquente. Caso o senhor já tenha o equipamento em casa pode liga-lo e testar colocando a mão sobre a parte frente e laterais (talvez a parte de trás seja um pouco mais difícil). O senhor notará que ele esquenta apenas levemente.

      Além disso já fizemos algumas poucas instalações nesses revestimentos de fornica e não tivemos qualquer tipo de problema.

      O senhor só deve se certificar se o duto de exaustão está bem vedado e não está encostando no revestimento.

  • Boa noite o chapéu chinês no final do tubo de exaustão está abaixo do aparelho, tem algum problema o duto de exaustão fazer uma curva para baixo pra depois sair do lado de fora da casa ?

    • Bom dia Roni, tudo bem?

      Não tem problema contanto que não fique abaixo do queimador do aquecedor a gás. Mas outras coisas devem ser levadas em consideração como o trecho linear e a quantidade de curvas.

      O ideal seria o senhor tirar algumas fotos e nos enviar, assim poderíamos analisar se está dentro das normas de segurança. O senhor poderia fazer isso?

      Pode enviar para o e-mail assistencia@aquecenorte.com.br ou através do whatsapp dos números (11) 99347-0346 aos cuidados de Ivan.

      Fico no seu aguardo,

    • Bom dia Juliano,

      Não entendi muito bem o comentário do senhor. Quer saber se o aquecedor a gás instalado no quiosque precisa necessariamente de exaustão forçada?

      Se puder explicar melhor, ficaria agradecido.

  • Gostaria de saber se posso rebaixar o teto da lavanderia para esconder essa tubulação, pois pega parte da lavanderia e é esteticamente feio.

    • Olá Débora,

      Você se refere ao tubo de exaustão, correto? Pode esconde-lo sim. Só recomendamos deixar uma passagem no gesso com uma grelha, para futuramente trocar essa tubulação. Recomendamos isso pois o tubo de exaustão tem uma vida útil de aproximadamente 5 anos e caso não deixe essa passagem terá que quebrar o gesso a cada vez que tiver que troca-lo.

    • Olá Renato, tudo bem?

      Pode rebaixar o teto com gesso sim. Só recomendamos que deixe uma passagem, tapada com uma grelha ou algo similar. Isso porque o duto de exaustão tem uma vida útil de aproximadamente 5 anos, além de eventuais problemas que podem ocorrer como ele (como obstrução por sujeira, por exemplo). Caso o senhor feche o teto completamente, cada vez que for trocar o duto terá que refazer o gesso.

  • Boa noite especialista, gostaria de saber se é prudente usar um adaptador para mudar o diâmetro da saída do aquecedor de 60mm para adaptar ao tamanho maior da parede que é de 100mm? Muito obrigado,

    • Olá Sr. Chen, tudo bem?

      Pode ser aumentado sim, sem problemas. No entanto o inverso estaria incorreto. Caso o senhor quisesse, por exemplo, diminuir, então sua instalação ficaria fora de norma.

  • Foi instalado um aquecedor em casa e precisamos colocar um Y no duto para alocar o aquecedor e a coifa, já que existe somente uma saída para a parte externa do prédio e o caminho do duto é o mesmo. Acontece que acho que não foi bem vedada a emenda e está tendo vazamento de monóxido de carbono e o cheiro é muito forte. Não sei qual material usar para fixar o duto de exaustão.

    • Bom dia Diogo, tudo bem?

      Não se deve instalar a saída do aquecedor a gás junto com a saída da coifa. Esse tipo de instalação seria fora de norma e colocaria a sua saúde e de sua família em risco. Caso fizesse essa instalação o gás queimado retornaria pela coifa.

      Uma solução seria anular a saída de exaustão da coifa e instalar um filtro de carvão no lugar. Assim a saída seria utilizada apenas pelo aquecedor a gás.

      Para isso recomendo entrar em contato com uma empresa especializada para fazer a devida adequação da sua residência.

      Espero ter ajudado.

  • Boa noite, hoje teve uma chuva com vento muito forte e a água entrou pela chaminé. O que pode ser feito para isto não acontecer? O chapéu está regulado conforme as regras de segurança, mas como ventou muito, a água entrou para dentro pelo cano.

        • Boa tarde Marcos, tudo bem?

          Infelizmente esse tipo de coisa acaba sendo inevitável dependendo da intensidade da chuva. E o perigo envolvido pode ser a degradação do aquecedor a gás. A entrada da água pode vir a danificar componentes eletrônicos e/ou enferrujar algumas peças.

          O ideal é, caso aconteça uma chuva muito forte e você note que muita água acabou entrando pelo duto, solicite uma manutenção preventiva no equipamento com uma assistência técnica autorizada pela marca do seu aquecedor a gás.

          Espero ter ajudado.

        • Boa tarde Isaias. Muito obrigado pelo contato.
          Recomendo você entrar em contato com a nossa equipe de assistência técnica pelo telefone (11) 94138-3900 ou então você pode entrar em contato pelo e-mail:
          assistencia@aquecenorte.com.br
          Nossa equipe vai alinhar com você o melhor dia e horário para a visita do técnico.
          Estamos à disposição para eventuais esclarecimentos.

  • Olá! Estou com dúvidas pois o gás expelido pelo duto do aquecedor à gás de propriedade do vizinho aponta para o quintal da nossa casa que é um ambiente onde o cachorro permanece e também usamos muito, pois é um espaço em comum com a lavanderia que é externa.Acontece que a chaminé deste não aponta para cima e sim para frente em direção ao nosso quintal. Quando em funcionamento o cheiro é insuportável e invade demais ambientes da casa inclusive o quarto no piso superior quando a janela está aberta . Gostaria de saber segundo as normas se isto está correto ? Atenciosamente .

    • Boa tarde,

      Pelo seu relato é muito provável que a instalação do seu vizinho esteja sem o terminal. Se for o caso está sim fora de norma. Já a respeito do cheiro estar muito forte é muito provável que o aquecedor do seu vizinho está fazendo a queima irregular do gás e precisa de uma manutenção.

      Vale ressaltar que esse gás é sim prejudicial a saúde. Recomendamos manter as janelas fechadas e entrar em contato com esse vizinho para ele tomar uma providência.

      Espero ter ajudado.

  • existe possibilidade de instalar aquecedor de forma errada.
    Ex. aquecer o cano de entrada de água, tipo ao invés de aquecer a agua no apto, acaba aquecendo a tubulação que abastece a água no aquecedor.

    • Boa tarde Marcio,

      Sim, dá pra instalar errado invertendo a tubulação de entrada e saída de água. No entanto o aquecedor não esquentaria a água da tubulação de entrada, já que do outro lado não estaria entrando água.

  • Boa tarde!!!
    Comprei um aquecedor de 7,5l (chaminé de 90mm) e a empresa que veio para instalar disse que eu precisava trocar pelo de 15l pois a chaminé que já existe no imóvel é de 130mm e que não seria possível utilizar aquela ampliação com abraçadeiras. Será que essa informação procede?

    • Bom dia Alene, tudo bem?

      Pela sua descrição o mais recomendado seria substituir o duto de exaustão que já está no imóvel (que você chama de chaminé) por um de 90mm. Sem a necessidade substituir o aquecedor em si.

    • Boa tarde Sylvia,

      Se seu quintal for totalmente ao ar livre não deve acontecer nada. Mas se por um acaso o quintal for coberto e o gás possa se acumular pode sim ser prejudicial a saúde. De qualquer maneira o ideal é que o duto do seu vizinho tenha saída para o próprio quintal.

  • Pretendo comprar um aquecedor Rinnai 32 litros. Gostaria de saber se ele pode ser fixado no canto de duas paredes , onde uma das laterais dele tera espaço de 2 cm.
    Tambem queria saber se pode ser fixado em dry wall. Muito obrigada

    • Bom dia Ana Maria, tudo bem?

      Pode sim, em ambos os casos. O local só precisa possuir ventilação permanente tanto em cima quanto em baixo, conforme as normas de instalação.

  • Bom dia, a área de serviço onde será instalado meu aquecedor de 500 Kcal/min dista 6m do lado externo para a saída do exaustor. Pode o trecho horizontal do duto ter essa dimensão a traves do teto rebaixado?, ou tem uma distancia máxima?

    • Bom dia Jorge, tudo bem?

      A distância do duto depende muito da marca e modelo do equipamento. Verifique o manual do equipamento ou fale com o vendedor do equipamento.

  • Boa tarde. Preciso instalar um aquecedor num apartamento novo, no qual não havia previsão de aquecimento de água a gás. A construtora então sugeriu que o equipamento seja instalado numa parede de 90 cm numa área técnica (onde vai ficar a condensadora do A/C). Entre essa área técnica e a área de serviço há uma porta-balcão, no entanto a área técnica não tem janelas, é aberta pra rua, só tem um guarda-corpo. Como procedo com a instalação da chaminé, visto que o prédio não tem estrutura onde prendê-la? A boca dela pode ficar rente à parede do prédio, sem avançar pra fora? Obrigado.

    • Bom dia Felipe, tudo bem?

      Acho que o mais recomendado para seu caso seria solicitar a vistoria de um técnico especializado para analisar com calma o local da instalação.

  • Olá
    Posso instalar meu aquecedor numa area externa? O aquecedor não pegará chuva diretamente pois há uma marquise, mas ainda ainda estará exposto a sol, calor, frio. Neste caso, o correto é uma versão inox?

    • Boa tarde Leonardo, tudo bem?

      Pode ser instalado em área externa. No entanto, caso seja um aquecedor a gás digital, seu display tem a vida util reduzida por conta do contato com o sol. Existe a possibilidade de instalar os aquecedores dentro de abrigos feitos sobre medida. Talvez seja uma opção para o senhor.

      Espero ter ajudado.

  • Ola, eu posso embutir um duto na parede? Meu arquiteto fez um projeto de trocar de lado a área de serviço pra fazer uma sala e cozinha juntas, mas pra isso eu preciso levar o aquecedor pra parte de trás da cozinha onde será a área de serviço, cerca de 4,5 metros da janela. Já vi que o aquecedor com acionamento elétrico pode ficar ate 5m de distancia da janela, mas ainda nao resolvi como vou passar o duto. Nao pode ser por um forro rebaixado pq existe uma cinta logo acima da janela, pensei em embutir um duto de 60mm na parede da cozinha. Posso fazer isso?

    • Bom dia Rogerio, tudo bem?

      É bem comum embutirem o duto em forro de gesso. Então em teoria você pode sim embuti-lo. No entanto é importante deixar algum tipo de abertura para acessa-lo. Digo isso porque o duto tem uma vida útil de 3 a 5 anos e precisa ser substituído. Logo se você não deixar uma maneira prática de acessa-lo terá problema quando precisar fazer essa troca.

  • é permitido pela norma que quando existe um predio de varios andares cada um tenha sua chamine imediatamente em sua parede do aquecedor e nao precise sim ligar todos os chamines a um unico duto que leve o gas la pra cima do ultimo apartamento ? Pois quando o aP de baixo usa o aquecedor e a minha janela da lavanderia esta aberta com a combinacao de um vento X vem bastante cheiro pra dentro do meu AP

    • Bom dia Tiago,

      Pelas normas é permitido sim. Mas depende também das normas de fachada do próprio condomínio. Tem condomínio que não permitiria a instalação de uma chaminé individual sendo que o prédio já possui coletivo.

      Agora sobre o cheiro a única solução prática seria manter essa janela da lavanderia fechada.

      Espero ter ajudado.

    • Bom dia Greice, tudo bem?

      O duto de exaustão, responsável por conduzir o gás queimado gerado pelo aquecedor, pode passar pelo forro sim. Contanto que possua um fácil acesso pois o duto tem vida útil próxima de 5 anos. Depois disso precisa ser subistituido. Caso o forro não possua alguma abertura, a cada troca a senhora terá que refazer o forro.

      Agora se a senhora estiver se referindo as saídas de ar obrigatórias para a instalação do aquecedor a gás elas não podem ir pro forro. Essas saídas precisam ser conduzidas para o ar livre. O mesmo vale para o duto de exaustão que conduz os gases queimados. Precisam sair para o ar livre.

      Espero ter ajudado.

  • Boa tarde

    Tenho um aquecedor a gas instalado proximo na parede externa da cozinha da minha casa e gostaria de mudar a posição do mesmo (por questões esteticas) isso fará com que aumenta a distancia em 3 metros de qualquer ponto de água quente.
    Quais são os inconvenientes, além da perda eficiencia. Tem ideia de que ordem será esta perda de eficiencia?
    Grato
    marcos

    • Boa tarde Marcos, tudo bem?

      O que vai acontecer é que a água quente vai demorar um pouco mais de tempo para chegar até o ponto de saída. O aquecedor a gás em si esquenta água quase que instantaneamente, mas antes dessa água quente chegar até o ponto de saída, toda a água fria que ficou acumulada ao longo da tubulação precisa sair. Quanto maior a distância entre o aquecedor a gás e o ponto de saída maior o volume de água fria acumulada na tubulação.

      Agora quanto tempo mais a água quente vai demorar para chegar até o ponto de saída de água quente vai depender de dois fatores: o diâmetro da tubulação e a vazão do ponto de saída. Quanto menor o diâmetro da tubulação menor será o volume de água acumulada. E quanto maior a vazão do ponto de saída mais rápido essa água vai sair.

      Tirando esse fator de tempo, o senhor não terá uma perca notável de eficiência. A água não chegará menos quente aos pontos de saída, pelo menos não de maneira perceptível.

  • O duto do meu aquecedor foi amassado pelo gesseiro ao fazer o forro, durante o encaixe. Estou preocupada que isso possa ter gerado um rasgo ou furo, embora eu não perceba. Como posso verificar se há vazamento?

    • Bom dia Felícia, tudo bem?

      Acho que o jeito mais prático de verificar se há alguma vazamento de gás é com água e sabão.

      Espero ter ajudado.

  • Boa noite,

    Tenho instalado um aquecedor Lorenzetti modelo LZ-800 FB, e ele está apresentando um problema de não ligar a chama do aquecedor, precisando “cutucar” o duto de exaustão, acho que é esse o nome, que vai para a chaminé, ai depois ele funciona normalmente. Uns meses após a instalação aconteceu esse problema, e chamamos a assistência técnica, o técnico somente ajeitou o duto e voltou a funcionar, a partir disso, ocasionalmente faziamos esse precedimento e normalizava, Mas nessa semana com essas chuvas no fim da tarde, está praticamente todo dia acontecendo, e reparamos que geralmente após chuvas fortes, ai o aquecedor não liga e mexemos no duto que vai para a chaminé até ele funcionar.
    O que pode estar acontecendo ? Pensei que poderia ser alguma coisa relacionada a chuva e ventos fortes que estão tirando da posição, sei lá , o duto que vem da chaminé, e que algum sistema de segurança do aquecedor não deixa ele ligar.

    E outra coisa, o aquecedor é de 2010 e nunca fizemos uma manutenção preventiva, é necessário ?

    • Olá Paulo,

      Seu caso parece complexo e precisaria da análise do equipamento por um técnico. Sugiro que o senhor entre em contato com uma assistência técnica autorizada pela Lorenzetti.

  • Prezados,
    Acabei de instalar GN em minha residência que é um sobrado, no momento de definir o local para fixação do aquecedor de passagem que será de 23 litros, o responsável da Comgás pela instalação disse que o aquecedor poderia ser colocado sob o telhado já que toda a tubulação para passagem do GN ficou fixada sob o mesmo, , a parede tem 1,65m de altura (da laje até o telhado) e ele disse que não haveria problemas de acumulação de gases pois como o telhado eh coberto por telhas de barro existe muita circulação de ar entre as telhas e a chaminé ficaria abaixo do telhado cerca 6 a 10cm. Ele acabou fixando o ponto de gás em uma dessas paredes para colocação do aquecedor de passagem. Isso está correto ?? Obrigada.

    • Bom dia Fátima,

      Contanto que o aquecedor a gás possua um duto de exaustão e uma chaminé que conduza os gases queimados para um local ao ar livre está correto sim. Agora se o aquecedor a gás for despejar os gases queimados no local, abaixo do telhado, então seu equipamento estará fora de norma.

  • Srs, boa noite,
    terei em breve uma inspeção da cia de gás do Rio de Janeiro. Li que tenho que para o percurso do duto a altura do trecho vertical inicial maior ou igual a 35cm (com referência ao centro do duto). Como não tenho essa altura de pé direito, posso baixar a posição do aquecedor? Desta forma deixando os pontos de entrada de gás e água localizados ao lado do aquecedor num nivel acima da entrada do aquecedor ?
    Antecipadamente agradeço,

    • Bom dia Marcio, tudo bem?

      Sim, pode baixar a posição do aquecedor a gás para ter a distância ideal. No entanto isso também acaba resultando em um rebaixamento dos pontos também. Esse é um serviço até bastante comum aqui na empresa.

      Espero ter ajudado.

  • Iva, boa tarde, muito obrigado por sua disponibilidade e pela resposta rápida. Estava pensando em não rebaixar os pontos para evitar obra civil, apenas estender os dutos por fora da alvenaria até alcaçarem o aquecedor que está num nível mais baixo.

  • Obrigada pelas informações.
    Meu aquecedor hoje é no banheiro, mas vou fazer obra nesse apto antigo e gostaria de colocá-lo na lavanderia que fica à uns 12 metros de distância do banheiro. Minha pergunta é: nessa distância tão grande, a água ainda chegará quente no banheiro ou não? Ou melhor deixar como está no banheiro?? Obrigada!

    • Olá Cinthia,

      A água chega quente no banheiro sim. O que pode acontecer é demorar um pouquinho. Isso acontece porque para a água quente chegar no ponto de consumo toda a água fria que fica acumulada na tubulação precisa sair.

      Agora se a senhora está fazendo uma reforma pode instalar um sistema de retorno. Esse sistema evita que esse tipo de coisa aconteça já que pega toda essa água fria que fica acumulada e envia novamente para o aquecedor a gás. Em breve falaremos melhor desse sistema em um artigo, mas caso queira saber mais é só avisar. Estamos a disposição.

      Espero ter ajudado,

  • Qual o comprimento máximo do duto de exaustão do aquecedor a gás de passagem ?
    Meu aquecedor está instalado dentro de um banheiro com uma janela de 70×70. Ele tem um tubo sanfona de aluminio que sobe 40 cm até o teto, faz uma curva 90 graus e caminha horizontalmente 1,80 até o lado exterior do predio, aonde tem um T. A porta do banheiro tem um corte na altura do chão de 5cm. Esta instalação está de acordo com CEG?

    • Bom dia Isabel. Muito obrigado pelo contato. Esta instalação que você mencionou não está dentro do padrão. Para instalação de aquecedores dentro do banheiro o equipamento deve ser de fluxo balanceado, de acordo com as normas de seguranças vigentes.

      Espero ter esclarecido sua dúvida.

      Abraços

  • Olá. Meu aquecedor estava funcionando normalmente, porém depois de uma forte chuva, percebi que caiu um pouco de água nele e agora me parece que nem todas as chamas estão ligando, a água não está esquentando como antes e quando ligo o aquecedor, fica um forte cheiro de gás. O que pode ser que esteja acontecendo?

    • Bom dia William. Muito obrigado pelo contato. Para esse caso específico que você relatou, o mais recomendado é uma visita técnica a sua residência pois o equipamento precisa ser analisado por um técnico. Ele vai poder analisar o equipamento com profundidade e analisar o que pode estar acontecendo.

      Espero ter ajudado.

      Abraços

  • Olá Ivan! Acabo de instalar um aquecedor no meu apartamento. As conexões e o duto estão conforme uma das fotos da página do seu site, onde o duto sai do aquecedor para o exterior da área de serviço em forma de “L”. Eu mesmo instalei. Minha dúvida é quanto a regulagem do gás. O aparelho está funcionando normalmente, mas não sei se a fluxo de gás queimado está muito forte ou não . Está regulado em 38º e a temperatura da água está boa. Há necessidade de alguma regulagem do fluxo do gás?

    • Olá Fernando,

      Se a água está saindo numa boa temperatura não há necessidade de regulagem. Contanto que o senhor esteja usando o regulador/medidor de gás correto.

  • Srs. Boa noite!
    Meu aquecedor está instalado em área externa de minha casa, que possui uma cobertura e ampla circulação de ar. O local corresponde à garagem e tem também passagem de ar pelo telhado que foi construído em dois níveis justamente para melhor ventilação. Por ser uma área externa é necessária a instalação do duto de exaustão?

    • Boa tarde Antonio. Sim, pois o duto estará canalizando o gás queimado para uma área que não possua circulação de pessoas. (Recomenda-se direcionar para o telhado ou local que não possua circulação permanente de pessoas).

    • Boa tarde Antonio. Sim, é necessário pois o duto estará canalizando o gás queimado para uma área que não possua circulação de pessoas. (Recomenda-se direcionar para o telhado ou local que não possua circulação permanente de pessoas).

      Espero ter ajudado a esclarecer sua dúvida.

      Abraços

  • Posso simplesmente fazer um acabamento reto p dentro do gesso? Pois fica aparente o tudo indo sair pelo lado da janela que nunca posso fechar. Os gases causaria algum dano entre a laje e o gesso? Pois de uma certa forma ele acabaria saindo pelas frestas.

    • Bom dia Iwan. Tudo certo?
      Muito obrigado pelo contato. Atualmente a norma NBR 13103 não diz nada a respeito sobre a questão do duto dentro do gesso.
      De qualquer forma a Rinnai (um de nossos principais fornecedores e parceiros comerciais) e outros fornecedores estão elaborando uma nova norma que ainda não foi divulgada sobre essa questão dos dutos dentro do gesso. A norma diz que deverão existir áreas de inspeção (como se fosse uma caixa de inspeção) ou uma grelha onde o técnico possa remover e visualizar o duto para ver se existe a necessidade de troca. A norma também fala sobre pontos estratégicos no gesso, para fazer a substituição desse duto para uma futura manutenção preventiva, onde esse duto esteja danificado e realizar a substituição sem quebrar.
      É muito importante ressaltar que o duto tem uma validade (geralmente dura em torno de cinco anos, até apresentar alguns micro-furos). Esses furos liberam o monóxido de carbono, ele liberado em espaço fechado ocorre condensação e pode estar danificando o gesso. Futuramente ele pode até mesmo acabar cedendo. A norma hoje diz que duto dentro do gesso ele precisa ter duas ventilações, ele tem que ter duas saídas de ar justamente para não acontecer isso. Poder fazer o acabamento você até pode, a norma atualmente não diz nada a respeito disso (futuramente vai dizer). Se você quiser mesmo fechar,agindo pelo bom-senso, que pelo menos tenha pontos estratégicos para verificação do duto e substituição do duto.

      Espero ter esclarecido suas dúvidas.

      Abraços

  • Olá! Foi instalado um aquecedor antigo, da marca Junker e os duto deste (que é bem maior) é diferente do da casa (menor). Está sem adaptador nenhum e o teto já está todo preto. Sou inquilina e o proprietário quer arrumar um adaptador para resolver o problema. Não pode, correto?

    • Bom dia Juliana, tudo bem?

      Exatamente. Fazer essa redução no duto vai contra as normas de instalação. Provavelmente seu aquecedor Junkers é de uma versão mecânica. Isso significa que a exaustão dele (a expulsão dos gases queimados pelo aquecedor) é feita de forma natural, sem ajuda de nenhum tipo de ventoinha. Então diminuir o tamanho do duto compromete a saída desses gases, inclusive deve ser por isso que seu teto está preto (excesso de monóxido de carbono faz isso).

      Sugiro que a senhora corrija isso o quanto antes, já que esse gás queimado se trata de monóxido de carbono, que em quantidades maiores é extremamente toxico para saúda, podendo inclusive levar a óbito em casos mais extremos. Fica atenta se a senhora ou alguém da sua família tem sentido dores de cabeça próximo aos momentos de uso do aquecedor? Isso é um sintoma inicial de intoxicação por monóxido de carbono.

      De qualquer maneira sugiro que a senhora entre em contato com uma assistência técnica especializada para adequar essa instalação. Se possível inclusive substitua esse aquecedor por um modelo mais novo, já que os equipamentos da Junkers estão fora de linha.

      Espero ter ajudado.

  • Meu aquecedor tem a chaminé de 90 mm e o tubo tem 80 mm. O que fazer? Não estou achando adaptador para essas medidas.

    • Boa tarde Pedro. Muito obrigado pelo contato.
      Nesse caso que você relatou não existe a possibilidade de colocar o adaptador, pois não é possível reduzir a saída da boca do aquecedor.
      Dessa forma você precisa efetuar a troca da chaminé.

      Estou à disposição para eventuais dúvidas que possam surgir.

      Abraços

    • Bom dia Alex, tudo bem?

      Sim é normal. Os gases que passam pelo duto são muito quentes e até corrosivos, por isso com o uso o duto vai começar a presentar micro furos que podem ser identificado como pequenos pontos pretos.

      A questão é que se isso está acontecendo de maneira muito frequente, como por exemplo ter que trocar o duto uma vez por ano, é provável que tenha algo errado.

      Para o uso residencial se essas trocas estão sendo feitas por volta de 4 ou 5 anos é natural. Caso seja menos que isso procure uma assistência técnica autorizada para revisar o aquecedor a gás e sua instalação.

      Caso seja uma demanda comercial é difícil falar sem saber exatamente a rotina de utilização do equipamento. Mas talvez seja o caso de substituir por um duto rígido que é mais resistente e durável.

      Espero ter ajudado.

  • Boa noite

    Pretendo colocar meu aquecedor de gás em uma área externa de minha casa onde só tem a parede onde ele irá ficar os outros três lados não há parede e aberto com um pouco de vento constante . Só tem telhado a cerda de 2 metros de altura do aquecedor .será que mesmo em ambiente externo o aquecedor precisa de chaminé ?

    Obrigado

    André Karam

    • Bom dia André. Muito obrigado pelo contato.
      É recomendado que seja colocado um terminal e o duto de exaustão.
      Mas como a área é externa e existe ventilação permanente, não existe a necessidade de colocar o duto de exaustão, mas sim o terminal. Isso poque o mesmo é um dispositivo que serve para que a água da chuva não adentre o equipamento ou mesmo que qualquer animal ou objeto possa acabar entrando no aquecedor.
      Espero ter esclarecido as suas dúvidas. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

    • Boa tarde Carmen. Muito obrigado pelo contato.
      Não recomendamos que seja feito dessa maneira, pelo seguinte motivo:
      A distância até a expulsão do monóxido de carbono até a área externa pode ser um fator crucial. Podendo inclusive ocasionar condensação no monóxido de carbono, e toda vez que esse gás é condensado ele virá um liquido extremamente ácido, podendo danificar sua churrasqueira bem como o aquecedor.
      Sempre recomendamos que a exaustão seja individual, vale a pena considerar outras alternativas para a melhor segurança do equipamento.
      Estamos à disposição para eventuais dúvidas. Espero ter ajudado.

  • Boa noite!
    Adquiri um aquecedor Lorenzetti LZ1600D com a finalidade de usá-lo em dois banheiro, sendo que os banheiros são um sobre o outro (casa de 2 pavimentos). Este aquecedor é suficiente?

    • Bom dia Ana Maria. Muito obrigado pelo contato.
      Para dimensionar um aquecedor você precisa saber a vazão das duchas que será utilizada. Caso você queira utilizar as duas duchas de forma simultânea você precisa somar as duas vazões e o resultado precisa ser menor ou igual a vazão do equipamento. O seu equipamento tem capacidade de vazão de 15L/min.
      Vale lembrar que para um bom funcionamento do aparelho você precisa ter pressão de água fria.
      Comercialmente as empresas mencionam que esses equipamentos atendem apenas 1 ducha (de até 10L/min) e 1 torneira (5L/min).
      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais esclarecimentos.

  • Boa tarde! Em uma cobertura duplex o aquecedor pode ficar na lavanderia, no andar inferior? A minha dúvida é se ele terá forças para encaminhar a água quente para os 4 banheiros do andar superior.

    • Bom dia Fabiana. Muito obrigado pelo contato.
      Ele terá forças para encaminhar a água quente, desde que a hidráulica esteja adequada você não terá problemas.
      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

  • Boa tarde.
    Eu gostaria de saber como vedar o vão entre o duto e a parede pois uma empresa de picaretas fez um serviço péssimo no meu apartamento e desde então entra água da chuva pelo vão.
    O que poderia ser usado? Adesivo de silicone?
    Agradeço desde já.

    • Boa tarde Alex. Muito obrigado pelo contato.
      Nós utilizamos silicone, o mais importante é realizar a vedação, independente do material.
      De qualquer forma, aqui na Aquecenorte nós temos como procedimento padrão utilizar o silicone mesmo.

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais esclarecimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *