Aquecedor a gás: você conhece as vantagens?

Aquecedor a gás: você conhece as vantagens?
Ivan Barion Por:
Data de postagem Tempo aproximado de leitura 9 min
Powered by Cia Web Sites

Aquecedor a gás, muita gente já ouviu falar das vantagens de ter um casa, mas fica com receio de fazer a instalação do equipamento. As dúvidas são referentes à segurança, gastos, instalação e até mesmo ao próprio funcionamento do aquecedor.

No Brasil, cada vez mais pessoas optam pelo equipamento de aquecimento de água a gás e ficam satisfeitas com a comodidade. O uso desses aparelhos já é comum nos Estados Unidos, Japão e países da Europa. Neste artigo, vamos esclarecer 8 vantagens de se instalar um aquecedor a gás na sua casa. Acompanhe:

1. Você terá um banho quente e relaxante com o aquecedor a gás

Nada mais gostoso do que chegar em casa depois de um dia cansativo de trabalho e poder tomar um banho de qualidade! Água com bastante pressão, vazão constante e bem quentinha você só consegue com um sistema de aquecedor de água a gás.

aquecedor_a_gas
Garantia de banho quente

Ao contrário do chuveiro elétrico, um banho com ducha aquecida a gás traz muito conforto. Sem exageros, podemos dizer que é um banho de um hotel cinco estrelas! Você e sua família merecem! Você sabia que um banho quente de qualidade faz bem para a saúde? Relaxa os músculos, além de regenerar a nossa pele, eliminando as células mortas.

O aquecimento a gás permite que a água da sua ducha atinja temperaturas mais altas e em grande volume em comparação com o chuveiro elétrico. Esse é um fator que deve ser considerado nos dias mais frios de inverno em que o desempenho do chuveiro elétrico é bastante ruim!

Aposto que você já vivenciou a experiência de ter que tomar banho com uma vazão pequena para conseguir a água na temperatura mais quente em dias mais frios. Não é nada agradável!

Banho quente sempre

Outro benefício do aquecimento a gás é a garantia de ter sempre um banho quente, mesmo se a sua casa ficar sem energia, como em dias de temporal, por exemplo.

E você não precisa se preocupar com o funcionamento do equipamento: ele aciona sozinho, de forma automática, na hora que você quiser a água quente.

2. Você terá água quente também nas torneiras

Ao instalar um aquecedor a gás na sua casa, não é só a sua ducha que terá água quentinha! Você pode ter água quente nas torneiras também, para lavar o rosto logo cedo é um conforto e tanto! De manhã ainda está frio e ninguém merece ter que lavar o rosto com água gelada, não é mesmo?

Na torneira da cozinha, ter água quente ajuda e muito na limpeza da louça porque fica bem mais fácil a remoção de gordura de seus utensílios. Além disso, nos dias frios ninguém vai ter que por a mão na água fria na hora de lavar pratos e panelas!

Aparelho atende vários pontos da sua residência

Se você tiver vários pontos de água quente, como torneiras, banheira e até mais de um chuveiro, a tecnologia do aquecedor a gás consegue atender toda a sua demanda. Dessa forma, ninguém precisa ficar esperando outra pessoa terminar o banho para poder ligar seu chuveiro.

aquecedor_a_gas
Água quente em vários pontos da sua casa

O único cuidado é procurar uma revenda especializada antes de comprar, escolhendo um equipamento com a capacidade para todos os pontos da sua casa ou apartamento!

3. Sua conta de energia vai diminuir usando o aquecedor a gás

Todo mundo sabe que o vilão da sua conta de energia é o chuveiro elétrico. O aparelho responde por um quarto do total de gastos de energia da sua casa!

Com um aquecedor a gás você pode tomar banho sem se preocupar com a conta de luz no final do mês.  O preço do gás é barato no Brasil em comparação com a energia elétrica. Em uma família com quatro pessoas, por exemplo, a economia com o aquecimento de água a gás é grande.

O gasto é mínimo

A energia que você vai consumir com o aquecedor a gás é somente para o acionamento e dispositivos de segurança, ou seja, o gasto é muito pequeno.

Então, mesmo que você ainda considere alto o custo com a instalação, saiba que você terá contas de energia mais baratas com um aquecedor a gás. Faça os cálculos e verá a economia que vai fazer, além de trazer mais conforto para sua vida!

4. Fique tranquilo: não é necessário ter um espaço grande para a instalação do aquecedor a gás!

Os aquecedores de água a gás podem ser instalados em casa ou apartamentos, mesmo os menores, já que o equipamento não vai ocupar muito espaço. Os aparelhos não são grandes, possuem um design moderno e seu peso não ultrapassa os 20 kg.

O lugar de instalação geralmente é na parede da sua lavanderia, ou seja, um local mais escondido da sua casa. Em caso de manutenção, o aquecedor de água a gás pode ser retirado com facilidade.

Ao decidir comprar um aquecedor a gás, escolha uma empresa especializada. Você receberá a orientação necessária para saber o que precisará ser feito na hidráulica da sua casa, já que o aquecedor de água a gás precisa ter uma tubulação para a água fria e outra para a água quente, além da tubulação para o gás. Em condomínios de apartamentos mais novos, certamente já terá toda essa infraestrutura para a passagem de gás.

Mas não se preocupe: uma equipe especializada realiza todas as mudanças para você desfrutar desse sistema de aquecimento de água.

Powered by Cia Web Sites

5. Aquecedor a gás possui um funcionamento simples

A tecnologia torna muito fácil o manuseio do aquecedor a gás. No mercado, as versões mais atuais são digitais, ou seja, possuem um display com todas as informações sobre seu funcionamento.

Mesmo quem não tem muita facilidade com aparatos tecnológicos, se sentirá bastante à vontade com um modelo digital. No display, torna-se fácil monitorar a temperatura da água, vazão, número de vezes em que o equipamento foi acionado, dentre outras funções.

Você sabia que o display aponta até algum problema com o aparelho? Isso mesmo: caso algo não esteja funcionando bem, ele mostra um código de erro, tornando fácil a solução.  Vamos reforçar aqui que somente um técnico especializado pode fazer a manutenção.

6. Você estará adquirindo um equipamento durável

Os aquecedores de água a gás têm uma alta durabilidade! As versões digitais podem durar de 15 a 30 anos! Os modelos de funcionamento mecânico têm vida útil de 8 a 10 anos.

Porém, para aproveitar ao máximo a durabilidade do seu equipamento, é necessário realizar a manutenção todos os anos. É uma ação preventiva em que um técnico especializado realiza a limpeza do seu aquecedor a gás e faz a verificação minuciosa de todos os componentes, como os sensores de segurança.

Quando se pensa no chuveiro, por exemplo, você não precisará se preocupar com a troca periódica da resistência como acontece no chuveiro elétrico.

7. Os aquecedores a gás são bastante seguros

Muitas pessoas têm medo do sistema de aquecimento a gás por conta de vazamentos e intoxicações por monóxido de carbono. Fique tranquilo: a tecnologia desses equipamentos garante a sua segurança, visto que eles possuem um sensor corta gás, caso seja necessário.

Você tem receio do choque elétrico com o chuveiro que funciona com a energia elétrica? Pois bem, com o aquecedor a gás você não corre mais esse risco.

Tecnologia de ponta

Como dissemos acima, os aquecedores a gás são amplamente utilizados no exterior. Os consumidores brasileiros podem ficar tranquilos porque a tecnologia daqui é similar a dos equipamentos utilizados nos Estados Unidos, Europa e Japão.

A dica é escolher um aparelho que atenda todos os pontos de água quente da sua casa. Uma revenda especializada em aquecedores a gás vai fornecer as orientações necessárias para que você adquira o melhor produto.

Ao decidir pela compra do seu equipamento, escolha um de marcas consagradas no mercado e de revendedores especializados, que realizam a venda com garantia para que você fique tranquilo.

Aquecedor a gás digital

Os equipamentos mais modernos de aquecimento de água a gás são digitais, trazendo bastante comodidade para o consumidor. Apresentam display digital e alguns são operados por controle remoto, ou seja, você pode controlar a temperatura da água a uma certa distância. Faça uma pesquisa entre as marcas e descubra os diferenciais de cada uma.

Certificação do Inmetro

aquecedor-a-gas-aquece-norte

Todos os aquecedores a gás vendidos no mercado nacional possuem a certificação do Inmetro, o que atesta sua segurança. Por isso, só adquira aparelhos certificados! O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) coloca ainda um selo de eficiência energética que vai de A a G, sendo o “A” considerado como mais eficiente. Você compra o equipamento já sabendo que o gasto com energia será pequeno!

Segundo a ABAGAS, Associação Brasileira de Aquecimento a Gás, para garantir a segurança do aparelho de aquecimento a gás, a instalação e manutenção regular dos equipamentos devem ser feitas por profissionais habilitados e credenciados e de acordo com as normas técnicas.

8. Você estará cuidando do meio ambiente

Ao optar por um equipamento que reduz o consumo de energia elétrica, você automaticamente passa a ter uma atitude sustentável. Sabemos o quanto a geração de energia por usina hidrelétrica e principalmente termelétrica causa danos ao meio ambiente!

Você pode questionar quanto ao gasto de água para o aquecimento de água. É uma dúvida pertinente quando se trata de aquecedores a gás. Porém, de acordo com a ABAGAS, Associação Brasileira de Aquecimento a Gás, para evitar o desperdício de água é só optar por duchas de menor vazão. Além disso, realize o ajuste correto da temperatura da água de acordo com o clima. Assim, você evita o uso de muita água fria para diminuir a temperatura de um banho que está quente demais.

Está construindo ou deseja fazer modificações na sua residência, escolha instalar um sistema de aquecimento a gás. O conforto de um banho quente e relaxante em qualquer situação, bem como água quente nas torneiras faz toda diferença no seu dia a dia e da sua família. Além de reduzir os gastos na sua conta de energia!

Para você não esquecer listamos aqui as oitos vantagens:

  • Banho quente e relaxante
  • água quente nas torneiras
  • reduz os gastos com conta de energia
  • pequeno espaço para instalação do equipamento
  • fácil de operar
  • alta durabilidade
  • alta segurança
  • reduz impactos no meio ambiente

Entre em contato com a Aquecenorte e conheça os tipos de aquecedores a gás. A empresa trabalha com as melhores marcas e uma equipe especializada! Faça um orçamento sem compromisso!

Esclarecemos todos os pontos sobre os aquecedores de água a gás? Se tiver outras dúvidas em relação a esses equipamentos, deixe abaixo seu comentário no post

Powered by Cia Web Sites

Ivan tem mais de 7 anos trabalhando na Aquecenorte na área de marketing, onde escreveu dezenas de artigos sobre aquecedores a gás e sistemas de aquecimento no geral e respondeu centenas de dúvidas dos leitores de todo o Brasil.

6 comentários em "Aquecedor a gás: você conhece as vantagens?"

  1. Eliana Emília da Silva sousa disse:

    Quando a durabilidade do gaz , porque ele tbm não tá barato , com e feito a troca do gaz ?

    1. Ivan Barion disse:

      Bom dia Eliana, tudo bem?

      Depende muito do uso. Então pra saber mais ou menos qual o gasto do gás precisa saber qual a vazão de água dos pontos de consumo, a quantidade de banhos diários e o tempo médio de banho. Pois esse tipo de coisa pode variar muito.

  2. KÊNIA BRAGA disse:

    Boa tarde!
    Tudo bem?!

    Para instalação de um aquecedor a gás em uma residência já existente, quais os passos a serem providenciados?
    Como efetuar o cálculo de gasto para cada chuveiro, banheira e torneiras?
    Os encanamentos podem ser aparentes ou terei que rasgar as paredes para a instalação dos condutores?
    Comprando o equipamento com vocês, vocês fazem toda a instalação? Hidráulica e do gás?
    Vocês atendem em todo o Brasil?

    Desde já, agradeço!

    Kênia

    1. Ivan Barion disse:

      Bom dia Kênia, tudo bem?

      Para a instalação do aquecedor a gás numa residência primeiro precisamos verificar se existe a infraestrutura necessária.

      A residência possui tubulação de gás? Possui tubulação de água quente? Caso não tenha é necessário providenciar. E sim, os encanamentos podem ser aparentes. Essa é uma questão mais estética do que prática.

      Sobre dimensionar o aquecedor a gás o cálculo é simples: Você analisa a vazão por minuto dos pontos de consumo que utilizará simultaneamente e então escolhe um equipamento com a mesma vazão ou superior que sua soma.

      Nesse ebook a gente ensina a fazer isso de maneira bem prática:

      https://conteudo.aquecenorte.com.br/como-escolher-aquecedor-a-gas

      E aqui na Aquecenorte não trabalhamos com infraestrutura. O que fazemos é prestar consultoria caso queira fazer. Enviamos um técnico até sua residência que fará uma análise e depois damos a consultoria caso queira trabalhar com um pedreiro e/ou encanador. Mas existem empresas que fazem a infraestrutura toda de uma residência.

      Enviamos produtos para todo o Brasil, mas nosso atendimento técnico é apenas em São Paulo e os arredores.

      Espero ter ajudado,

  3. GERALDO disse:

    Tenho um aparelho da Komeco modelo 2000SE que adquiri em 2007 hoje ele as vezes ao ligar ele para de funcionar e aparece erro E3. Ao desligar e ligar ele volta a funcionar. Esse tipo.de erro é um defeito muito grave com a necessidade de substituição ou pode ser resolvido?

    1. Ivan Barion disse:

      Boa tarde Geraldo, tudo bem?

      O código E3 está relacionado a um problema na exaustão dos gases queimados do equipamento. Infelizmente este modelo de equipamento é bastante sensível a respeito de exaustão, então até instalar o duto de exaustão um pouco fora das condições ideias já causava esse problema.

      O seu caso em especifico pode estar relacionado a algum tipo de acúmulo de sujeira no equipamento. Sendo assim, uma manutenção preventiva (que trata-se de uma revisão geral em todo o aquecedor a gás) pode vir a resolver sim.

      Você pode ler mais sobre a manutenção nesse artigo que escrevemos:

      https://aquecenorte.com.br/blog/manutencao-preventiva-2/

      Mas também pode ser um problema de algum componente interno. E se for o caso, pode ser necessário a substituição desse componente. No entanto este modelo já saiu de linha há algum tempo, o que dificulta bastante achar peças para substituição, pois muitas saíram de linha e temos que contar com peças de outros modelos que são compatíveis.

      Seja como for, se o senhor puder, recomendo fortemente substituir este aquecedor por um novo, tendo em vista que ele já tem cerca de 15 anos de utilização, o que é aproximadamente a vida útil de um aquecedor a gás.

      De qualquer maneira, espero ter ajudado com a questão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja notificado sobre
nossas novidades e promoções
  • Aquecedor a gás: você conhece as vantagens?
  • Aquecedor a gás: você conhece as vantagens?