Aquecedor a gás para Restaurante: A importância da água quente na higienização da sua cozinha

Ter um restaurante definitivamente não é tarefa fácil. Para administrar um estabelecimento alimentício com excelência é necessário não apenas talento, mas acima de tudo planejamento. Nesse contexto, um aspecto fundamental e que deve ser levado com máxima atenção diz respeito a higienização de todo o ambiente. Com toda a certeza um deles deve ter  sua atenção especial: a cozinha.

Nesse artigo vamos trazer informações importantes para quem está pensando em abrir o seu próprio restaurante ou já administra o seu negócio. Acima de tudo vamos focar em um aspecto fundamental: A importância da água quente na higienização da cozinha. Em segundo lugar vamos focar no papel fundamental que um aquecedor a gás pode proporcionar ao seu estabelecimento.

Conforto e facilidade para seus funcionários

Ter um aquecedor a gás na cozinha de seu restaurante pode ser um fator decisivo para obter melhores resultados de seus colaboradores. O primeiro aspecto que devemos ressaltar é que ter um sistema de aquecimento a gás em sua cozinha vai trazer agilidade no fornecimento de água quente. Dessa forma isso vai facilitar a vida de seus colaboradores na limpeza do ambiente e higienização tanto da louça quanto dos alimentos.

Prover um sistema de aquecimento a gás na cozinha do seu restaurante pode te ajudar a alcançar a maestria no atendimento ao seu consumidor. E vamos explicar todos os motivos nesse artigo. Primeiramente é importante destacar alguns benefícios que um aquecedor a gás digital pode oferecer ao seu negócio:

  • Equipamento mais eficiente, gasta menos;
  • Adapta-se melhor as variações de necessidade de água;
  • Controle de temperatura mais preciso;
  • Possui sistemas de segurança mais bem elaborados;
  • Alta durabilidade do equipamento.

Higienização dos alimentos

Da mesma forma que ocorre nas cozinhas das nossas casas, em cozinhas industriais os alimentos podem ser contaminados em contato com superfícies e equipamentos que não estejam adequadamente limpos. E a limpeza é um fator decisivo na gestão de um restaurante.

Ter um aquecedor de gás para restaurante facilita a limpeza e manipulação de alimentos. Os restaurantes são espaços grandes e com muitos alimentos que passam pelas mãos de uma quantidade grande de pessoas. Por isso a importância da correta e eficiente higienização dos mesmos.

É importante ressaltar que esse é um benefício que não é possível de ver – mas de sentir. A água quente sempre disponível nas torneiras do seu restaurante vai ajudar seus colaboradores a manterem as bactérias longe da pia. E é justamente nesse local onde se lavam frutas, verduras e legumes. Isso vai acabar facilitando a rotina e logística diária da sua cozinha de forma positiva.

A higiene definitivamente é fator fundamental dentro da cozinha. Ter água quente facilitada para seus colaboradores em pontos estratégicos da cozinha vai facilitar o controle do nível de segurança dos alimentos e consequentemente do seu negócio.

Aquecedor a Gás para Restaurante - Louça Suja - Aquecenorte

Remoção de gordura

Aqui temos outro tópico interessante. O dia-a-dia de um restaurante requer agilidade e uma forte organização na distribuição das tarefas de cada funcionário. Independente do estilo gastronômico do restaurante, alguns potes, panelas e travessas acabam ficando cobertos por azeite, manteiga e outras gorduras. E não é tarefa nada fácil de tirar!

Muitas vezes só o detergente acaba não sendo suficiente para se conseguir dissolver tudo. Nessas horas a tarefa de lavar a louça pode acabar demorando mais tempo do que o previsto. Inegavelmente isso vai acabar prejudicando a organização das tarefas. O trabalho coletivo em um restaurante é de extrema importância. De tal forma que ganhar tempo nessas atividades rotineiras consequentemente vai ajudar o desenvolvimento do seu negócio como um todo.

Com água quente corrente nas torneiras do seu restaurante a gordura das louças vai embora com muito mais facilidade. Basta colocar por cima da louça antes de começar. Depois é deixar que a temperatura alta faça o seu trabalho. Facilidade para sua equipe no dia-a-dia!

Você pode conferir outras vantagens de ter torneiras com água aquecida em seu restaurante lendo outro artigo em nosso blog.

Economia de água

Por incrível que pareça, ter um sistema de aquecimento a gás em seu restaurante pode te ajudar a economizar água. Esse recurso é um dos mais utilizados em restaurantes. Ainda mais que a água é utilizada para lavagem do ambiente, higienização do ambiente, de alimentos e lavagem dos equipamentos.

Como mencionamos no tópico anterior, usar água quente pode ajudar na lavagem das louças por seus colaboradores. Por consequência isso vai fazer com que eles levem menos tempo para concluir as tarefas diárias. Muitas vezes o tempo é perdido em panelas ou fritadeiras grandes que são complicadas de lavar. E normalmente a última coisa que se pensa nesse momento é o quanto de água que está sendo gasto nessa atividade.

Por isso ter um aquecedor a gás para restaurante e poder utilizar água quente vai reduzir o tempo que seus colaboradores gastam lavando louça. Por consequência, tudo isso vai acabar criando uma economia de água muito maior.

Higiene da cozinha

Aqui chegamos ao ponto crucial desse artigo. O espaço da cozinha em um restaurante é sagrado e deve ser tratado como tal. Como trata-se de espaço grande e com muitos equipamentos, o aspecto da higiene é muito importante e deve ser levado a sério. Esses equipamentos acabam passando pelas mãos de muitas pessoas e por isso mesmo os cuidados devem ser redobrados.

Os micro-organismos acabam se multiplicando em locais que não sejam adequadamente lavados. Ter água quente corrente vai facilitar a higienização do ambiente e dos equipamentos. Do mesmo modo também vai garantir uma maior segurança dos alimentos e do ambiente da cozinha como um todo.

Com um sistema de aquecimento a gás na cozinha de seu restaurante você pode ter um ponto estratégico para fazer a limpeza da sua cozinha. Por consequência você acaba contando com água quente de forma facilitada no seu negócio. Outro aspecto importante é que você terá a temperatura da água dentro das normas de segurança para higienização correta e precisa de ambientes.

Aquecedor a Gás para Restaurante - Restaurante Madero - Aquecenorte

Aquecedor a Gás no Restaurante Madero

Aqui temos mais um exemplo de como um aquecedor a gás pode ser benéfico para o seu restaurante. Importante destacar que ele também é benéfico para seu negócio como um todo. Nós da Aquecenorte realizamos um serviço no conceituado Restaurante Madero. O local é fruto das pesquisas do chef Junior Durski realizadas em diversas países.

Suas experimentações gastronômicas por diversos países acabaram ajudando na criação do que é considerado um dos melhores hambúrguer do Brasil e do mundo.

Atuação da Aquecenorte no Restaurante Madero

Recentemente o Restaurante Madero começou a implementar uma nova forma de lavar suas coifas. Através de uma máquina de lavagem que foi importada, todos os dias no final do expediente as coifas são lavadas em um ciclo que dura 6 minutos. No entanto o antigo sistema de aquecimento de água não dava conta de entregar a quantidade de água nem a alta temperatura exigida de 60ºC durante os 6 minutos que o ciclo de lavagem durava. Por isso a administração do restaurante nos procurou.

Depois de analisarmos o caso do Madero encontramos a solução: instalar quatro aquecedores a gás Rinnai com 35 litros de capacidade cada. Dessa forma o sistema para lavar as coifas pode funcionar em sua capacidade total sem problema.

Até a data de publicação desse artigo já instalamos esse sistema em três unidades do Madero aqui na Grande São Paulo.

Instalação de aquecedor a gás para restaurante

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o funcionamento e os benefícios do aquecedor a gás para restaurantes, nós podemos te ajudar. Aqui na Aquecenorte você encontra uma equipe especializada em aquecimento de água, seja para banho ou qualquer outro tipo de aplicação. Além disso possuímos mais de 18 anos de experiência no mercado. Aqui você encontra os melhores profissionais do mercado! Todos eles são capacitados por instituições como SENAI, além de fazerem recorrentes treinamentos nos próprios fabricantes.

Somos revenda e assistência técnica autorizada pelas principais marcas de aquecedores a gás como Rinnai e Rheem. E se isso não fosse suficiente ainda temos vasta experiência com o segmento de restaurantes, tendo como clientes o Burger King, KFC, Popeyes e o já citado Madero.

Então se estiver aqui em São Paulo, aproveite para fazer um orçamento conosco agora mesmo! Experimente todos os benefícios que um sistema de aquecedor a gás pode proporcionar ao seu restaurante. Dessa forma você pode facilitar o dia-a-dia dos seus colaboradores e otimizar o desempenho de todos. Sinta a diferença e evolua o seu negócio, alavancando positivamente o feedback positivo do seu negócio.

Sabemos que nem sempre o restaurante possui espaço ou infra-estrutura para o aquecedor a gás, especialmente dentro de shoppings centers, por isso se este é o seu caso, o mais comum é utilizar o sistema de boiler elétrico!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *