Aquecedor a gás para Apartamento: Tudo que você precisa saber para ter um

Aquecedor a gás para Apartamento: Tudo que você precisa saber para ter um
Ivan Barion Por:
Data de postagem Tempo aproximado de leitura 12 min
Powered by Cia Web Sites

Você ainda não se esqueceu daquele incrível banho de hotel da última viagem? Você sabia que o grande responsável por isso é o aquecedor a gás para apartamento.

Talvez você já tenha ouvido falar, ou mesmo conheça amigos e parentes que possuem um aquecedor a gás apartamento, e já conhece alguns dos seus benefícios. Além disso faz um bom tempo que você vem namorando a possibilidade de ter o seu aquecedor a gás.

Aquecedor a gás para apartamento, conheça as maiores dúvidas:

  • Eu moro em apartamento, como vou ter um banho desses?
  • Será que o prédio onde eu moro tem estrutura?
  • Será que vai ter espaço no apartamento?
  • Qual é o melhor aquecedor a gás e qual o ideal para o meu apartamento?

 Abaixo tentaremos esclarecer várias delas.

O aquecedor a gás vai caber no meu apartamento?

Se você imaginou um aparelho grande, desengonçado, que ocupa muito espaço fique feliz, você está errado. O aquecedor de agua a gás para apartamento é compacto e com o tamanho médio de 50x30x15cm.

Normalmente é instalado na área de serviço, em local ventilado, próximo a uma janela. Fixado na parede, numa altura que você possa ligar, ou desligar, mudar a temperatura, e acessar outros componentes.

A imagem abaixo mostra a instalação do aquecedor a gás em local adequado.

Aquecedor a gás para Apartamento
O Aquecedor a gás não precisa de um grande espaço para sua instalação

Por meio dessa imagem você pode ter uma ideia, que não é necessário ter um espaço grande para o equipamento. Os apartamentos estão cada dia mais compactos, mais isso não vai te impedir de ter um aquecedor, se quiser.

O importante é ter uma equipe treinada e experiente para a instalação, que cumpra as normas de segurança e adequação.

Empresas qualificadas nesse ramo tem equipes treinadas para estudar seu projeto e garantir o sucesso da instalação do seu aquecedor a gás apartamento.

Super Dica: A instalação do aquecedor a gás para o apartamento

Uma dica de ouro, para você não ter dor de cabeça, é adquirir o aquecedor a gás de empresas que ofereçam, além do equipamento, a instalação e a manutenção, como um pacote, com tudo incluso. Dessa forma você se cerca de segurança e tranquilidade.

Muitas pessoas compram o aparelho em lojas que não oferecem a instalação ou manutenção, ou pior, empresas que não são credenciadas para esse trabalho. Isso pode sair bem caro no seu bolso, além de muitos transtornos.

O ideal é adquirir um aquecedor a gás em locais que garantem a instalação e manutenção do aparelho de forma adequado, seguindo as normas em lei.

Agora você sabe que o aquecedor a gás pode ser instalado no apartamento. Ufa que alívio. Então é hora de descobrir um pouco sobre esse aparelho que é o mais usado nos Estados Unidos e Europa.

O que é um aquecedor a gás?

É um equipamento que aquece a água por meio de uma serpentina que fica dentro do aparelho. A serpentina (trocador de calor) é o local por onde a água passa e é aquecida na temperatura que você escolheu. O processo leva segundos.

Por isso é também chamado de aquecedor de passagem, ou aquecedor instantâneo. A foto abaixo mostra o aquecedor internamente e externamente.

Aquecedor a gás para Apartamento
Os melhores aquecedores são de tecnologia japonesa

O aquecedor a gás é um aparelho de alta tecnologia e segurança. O melhor melhor aquecedor a gás para apartamento são feitos por empresas de tecnologia japonesa.

Há outras com tecnologia japonesa e americana que se uniram para o desenvolvimento de aquecedores que atendam às exigências internacionais de qualidade e segurança . São empresas que lideram o mercado.

Não se esqueça disso quando for adquirir o seu. Comprar de empresas renomadas garante qualidade, durabilidade e principalmente que funcione corretamente para ter seu banho confortável. Aquele de hotel.

Aquecedor a gás para apartamento. Qual o ideal?

Aqui você vai descobrir qual o melhor aquecedor de agua a gas para apartamento. Existem muitos modelos de aquecedores a gás, para atender públicos diferentes: famílias pequenas, grandes, recém casados, solteiros e outros.

O aquecedor a gás para apartamento mais adequado deve estar em sintonia com seu estilo de vida, isso vai lhe trazer conforto e tranquilidade. Fique atento as informações abaixo. E acerte na hora de obter o seu:

Para isso é necessário que você levante algumas informações quanto a parte estrutural do seu prédio.

O tipo de gás do seu apartamento vai determinar o tipo de aquecedor.

1. Gás Natural ou Gás de Cozinha?

Existem aquecedores a gás tanto para GLP (gás de botijão) quanto para o GN (gás natural), também chamado de gás encanado que em São Paulo, é fornecido pela Comgás.

Essa informação é muito fácil de saber. Pergunte ao seu zelador do seu prédio. Verifique no manual de instruções ou junto a construtora do prédio ou ainda pergunte a um vizinho.

Prédios novos, por norma, são obrigados a usar o GN caso a região tenha disponível. Se você já comprou um aquecedor a gás para GLP, e descobriu que seu prédio fornece GN, não se desespere, empresas especializadas fazem a conversão.

O ideal é saber antes de comprar para evitar custos desnecessários. A conversão pode ser feita tanto de um tipo de gás como para outro.

O tipo de gás do seu prédio vai determinar o modelo adequado de aquecedor a gás para apartamento. Existem aquecedores a gás GLP, e aquecedores a gás GN. Os dois funcionam de forma igual, sem diferenças.

Aquecedor a gás para Apartamento
A vazão de água das torneiras e duchas determinam a vazão ideal do aquecedor a gás

2. Duchas e torneiras

Quantas duchas e torneiras aquecidas você vai quer no seu apartamento? Por que essa informação é importante?

  • Cada ducha e torneira tem uma vazão (volume) de água limite. Há duchas com 10 litros por minuto de vazão, o que é a  mais comum. Existem duchas de 10 a 12 litros, de 12 a 14 litros e outras. É você que escolhe qual a  melhor para você. Quanto maior a vazão, maior o conforto do seu banho.
  • Essa vazão de água é o volume, ou quantidade de água liberada pela ducha por minuto.  Além disso há duchas com recursos, como jatos mais fortes, com dispositivos para economizar água, outras simulam a queda de uma cachoeira. É o seu gosto que manda na hora de comprar.
  • Basta se informar nas descrições técnicas da ducha ou pedir ao vendedor essa informação. No site das empresas de duchas e torneiras também podem ter essa informação, caso não tenho entre em contato com a empresa para sanar as dúvidas.
  • As torneiras também uma vazão limite. Elas podem chegar a 3 litros a 5 litros por minuto.

Guarde essa informação ela será útil para a aquisição do seu aquecedor a gás.

Aquecedor a gás para Apartamento
Cada aquecedor a gás tem um volume de água limite por minuto

3. O volume de água do Aquecedor a gás

Se você comprou uma ducha de vazão de 10 litros mais uma torneira com vazão de 5 litros por minuto, os dois usados simultaneamente liberam 15 litros de água.

Você vai precisar de um aquecedor a gás com vazão mínimo 15 litros de água por minuto para abastecer sua ducha e torneira com água quente.

Powered by Cia Web Sites

Os aquecedores a gás tem uma determinada capacidade de fornecer água quente por minuto. Chamamos isso de vazão.

Os equipamentos de menor vazão iniciam em 4 litros de água por minuto. Existem os aquecedores de vazão média de 15, e 18 litros, enquanto que os aquecedores de alta vazão podem chegar até 47 litros.

E ainda temos a possibilidade de instalar dois ou mais aquecedores em conjunto para fornecer ainda mais água quente.

Essa variedade da capacidade de vazão de água, se dá de acordo com o uso. Se você vai usar uma ducha, e uma torneira com água quente, não vai precisar de uma aquecedor com alta vazão de água. 

Isso significa menos consumo de água e gás, e o valor do equipamento também é menor. Quanto mais vazão de água você precisar, maior deve ser a capacidade do aquecedor, e maior será o consumo de água e gás.

Dúvidas?

  • E se você não usa as duchas e as torneiras ao mesmo tempo? Nessa caso você deve levar em consideração o que você vai usar ao mesmo tempo. Se for usar apenas um ducha de 10 litros por minuto, um aquecedor de 12 litros de vazão de água por minuto é o ideal.
  • Se você usa apenas duas duchas de 10 litros por minuto sem usar a torneira ao mesmo tempo, a vazão simultâneo é de 20 litros por minuto, o aquecedor a gás ideal nesse caso é de pelo menos 20 litros por minuto.
  • Sempre leve em consideração as duchas e torneiras que você vai usar ao mesmo tempo.

Faça você o cálculo, é fácil:

  • 3 duchas (10 Litros/min) + 3 torneiras (4 Litros/min cada)= 42 Litros por minuto. Você vai precisar de um aquecedor a gás de pelo menos 43  litros de vazão de água por minuto.
  • 1 ducha (8 Litros/min) + 1 torneira (5 Litros/min)= 13 Litros . Nesse caso você precisa de um aquecedor a gás de 14 a 15 litros de vazão por segundo.
  • 1 ducha (10 litros)= 10 litros. Aqui é para suprir apenas a ducha, pode ser que você não queira a torneira quente. O aquecedor a gás ideal é de 10 a 12 livros de vazão.

Comprei o aquecedor antes de comprar as duchas. O que fazer?

Agora vamos inverter, e se você comprou o aquecedor a gás primeiro. Um aquecedor de 15 litros de vazão, isso quer dizer que o máximo de água liberada para não comprometer a temperatura da água que sai do seu aquecedor para suprir a ducha e a  torneira é de 15 litros.

Quando você for comprar a ducha e a torneira elas não podem ultrapassar os 15 litros de vazão quando usadas simultaneamente.

Passe essa informação ao vendedor. O ideal é comprar as duchas no mesmo local que comprou o aquecedor, para ter uma garantia maior de funcionamento.

Ter um aquecedor a gás é sinônimo de conforto. O que você deve avaliar é o quanto você quer de conforto e custo benefício.

Quanto maior a vazão do aquecedor e das duchas maior o conforto e maior o custo de água, e de gás. É você que vai escolher o melhor para seu uso diário. No mercado existem opções para todos o gostos.

Aquecedor a gás para Apartamento
Aquecedor a gás digital ou mecânico, duas opções para escolher.

4. Aquecedor a gás digital e Aquecedor a gás mecânico

O aquecedor a gás para apartamento ideal pode ser mecânico ou digital. Aqui é uma luta injusta, porque o aquecedor a gás digital é muito superior, em recursos. Mas o importante é avaliar o melhor para o seu conforto.

Veja o vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=AQn16wBN3Gc

Aquecedor a gás para Apartamento
É necessário ter uma pressão da água mínima para ativar o aquecedor a gás

5. Aquecedor a gás e a pressão mínima de água

Outro fator que você precisa saber sobre os requisitos para a instalação do aquecedor a gás, é quanto a pressão da água. Ela influencia no desempenho da ducha e aquecedores. Quanto maior a pressão maior a vazão.

Existe uma pressão mínima para o acionamento dos aquecedores a gás. Normalmente os prédios que possuem estruturas para instalação dos aquecedores já possuem a pressão adequada.

Existe uma exceção muito importante, caso você more no último ou penúltimo andar é quase certo que você vai precisar de um pressurizador para aumentar a pressão da água que chega ao seu apartamento.

Por isso é tão importante que você não se esqueça dessa informação ao comprar seu aquecedor a gás. Priorize empresas que façam a venda do pressurizador, com sua instalação e manutenção.

Marcas confiáveis e garantias: qualidade e suporte técnico garantidos

Ao buscar um aquecedor a gás para o seu apartamento, a escolha da marca e a presença de garantias desempenham um papel crucial na garantia da qualidade e do suporte técnico adequado. Aqui estão algumas considerações importantes:

Marcas reconhecidas

Optar por marcas reconhecidas e estabelecidas no mercado de aquecedores a gás é uma decisão inteligente. Empresas com boa reputação têm um histórico de produtos confiáveis e de alta qualidade.

Qualidade e durabilidade

Marcas confiáveis tendem a produzir aquecedor a gás apartamento de melhor qualidade e durabilidade. Isso significa que o equipamento pode funcionar eficientemente por mais tempo, proporcionando um excelente custo-benefício.

Suporte técnico

Marcas respeitadas geralmente oferecem um suporte técnico sólido. Isso é essencial caso ocorra algum problema com o seu aquecedor a gás. Ter acesso a assistência técnica qualificada pode economizar tempo e dinheiro em eventuais reparos.

Garantias do fabricante

Verifique as garantias oferecidas pelo fabricante. Marcas confiáveis geralmente oferecem garantias mais extensas, o que é um indicador de sua confiança na durabilidade de seus produtos. Isso proporciona tranquilidade ao comprador.

Peças de reposição

Considere a disponibilidade de peças de reposição no mercado. Marcas renomadas costumam ter uma ampla rede de distribuição de peças, facilitando a manutenção e reparo do seu aquecedor.

Recomendações de especialistas

Consulte especialistas em aquecimento e profissionais do setor para obter recomendações sobre marcas confiáveis. Eles podem fornecer informações valiosas com base em sua experiência.

Pesquisa online

Faça uma pesquisa online para ler avaliações e opiniões de clientes sobre marcas específicas de aquecedores a gás. Isso pode ajudar a identificar marcas que atendam às suas necessidades.

Ao optar por marcas confiáveis e produtos com garantias sólidas, você está investindo na qualidade e no desempenho do seu aquecedor a gás.

Além disso, contar com um suporte técnico eficaz pode ser fundamental para manter o aparelho funcionando de forma eficiente ao longo do tempo. Certifique-se de considerar esses fatores ao tomar sua decisão de compra de um aquecedor a gás para apartamento.

Check List: aquecedor a gás para apartamento

Para facilitar sua escolha, veja o check list abaixo com tudo que você precisa saber para escolher o aquecedor a gás ideal para o o seu apartamento.

check list

Guia para escolher o aquecedor a gás

Para facilitar ainda mais sua vida também produzimos um Ebook que funciona como um guia rápido e descomplicado de como escolher o aquecedor a gás ideal para sua residência. Para acessá-lo bastar clicar na imagem abaixo:

e-book
Clique e baixe gratuitamente o ebook como escolher o aquecedor ideal para sua casa

[pt_view id=”52ce646f9a”]

Powered by Cia Web Sites

Ivan tem mais de 7 anos trabalhando na Aquecenorte na área de marketing, onde escreveu dezenas de artigos sobre aquecedores a gás e sistemas de aquecimento no geral e respondeu centenas de dúvidas dos leitores de todo o Brasil.

8 comentários em "Aquecedor a gás para Apartamento: Tudo que você precisa saber para ter um"

  1. Myrian disse:

    Preciso pedir autorização para síndico para instalar no meu apartamento?

    Ou pedir autorização para algum órgão de regulamentação?

    Síndico pode fazer vistorias no meu apartamento para verificar a emissão de gases que saem para o corredor de área comum?

    1. Ivan Barion disse:

      Bom dia Myrian,

      Se o apartamento já tiver toda a estrutura necessária para o recebimento do aquecedor a gás não é preciso qualquer tipo de autorização. Agora se o apartamento não tiver essa estrutura e precisar ser feita, então uma obra dessa mexeria na estrutura e condições do apartamento. Nesse caso, qualquer obra dessas necessitaria sim de autorização. E você precisaria de um profissional autorizado como um engenheiro ou arquiteto para assinar a anotação de responsabilidade técnica, por ser feita uma modificação da infraestrutura hidráulica do seu apartamento.

      Quanto à exaustão, ela não pode ser feita na área comum do prédio. Ela tem que ser feita para uma área externa. O que pode acontecer é que o duto de exaustão pode passar por essa área comum, mas nesse caso é bom procurar seu sindico para ver as regras do seu condomínio, já que esse duto passando pela área comum terá um impacto visual.

      Então é bom verificar sim com ele se está tudo bem passar esse duto por ali ou se será necessário fazer algum tipo de fechamento com gesso ou coisa do gênero.

      Caso precise, podemos te orientar quais as melhores maneiras de fazer isso perante o envio de algumas fotos do local. Só envia-las para vendas@aquecenorte.com.br.

      Espero ter ajudado.

  2. Débora Cavalheiro disse:

    Bom dia

    Para apartamentos no penúltimo andar do prédio, o aquecedor muda ou posso seguir as dicas acima?

    1. Thiago Beato disse:

      Bom dia Débora. Muito obrigado pelo contato.
      Como citado no artigo, caso você more no último ou penúltimo andar é quase certo que você vai precisar de um pressurizador para aumentar a pressão da água que chega ao seu apartamento. Por isso é tão importante que você não se esqueça dessa informação ao comprar seu aquecedor a gás. Priorize empresas que façam a venda do pressurizador, com sua instalação e manutenção.
      Você pode seguir as dicas do artigo sim, com o foco no tópico: aquecedor a gás e a pressão mínima de água.
      Também recomendo a leitura de outro artigo em nosso blog: https://aquecenorte.com.br/blog/pressao-da-agua/

      Estamos à disposição para eventuais dúvidas. Espero ter ajudado.

  3. Gustavo disse:

    Olá. O terminal T do edificio que moro é de 130mm mas a saída do exaustor do meu aquecedor tem 100mm de diâmetro. O que eu devo fazer nesse caso? Obrigado

    1. Thiago Beato disse:

      Bom dia Gustavo. Muito obrigado pelo contato.
      Você pode fazer sim dessa forma que mencionou com a saída do exaustor do seu aquecedor com 100mm de diâmetro. Porém, é importante ressaltar que você precisa fazer a vedação do espaço que vai sobrar do duto com o terminal. Isso é muito importante.

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para maiores esclarecimentos.

  4. Diogo disse:

    Existe alguma norma que proíbe a instalação de aquecedores no 4° andar ou mais?

    Para uma ducha e uma torneira, sem uso simultâneo, posso comprar um aquecedor de 10,12?

    1. Ivan Barion disse:

      Boa tarde Diogo, tudo bem?

      A norma tem várias ressalvas a aquecedores a gás mecânicos sendo instalados em prédios, especialmente do 4º andar ou superior. Isso porque os aquecedores mecânicos são em sua maioria de exaustão natural. Isso significa que não há nenhum dispositivo responsável por ajudar a exaustão dos gases queimados. Em apartamentos onde a incidência de vento é maior, os gases podem retornar para a residência e o vento pode até apagar a chama do equipamento, forçando seu desligamento por segurança.

      Sendo assim, para prédios recomendamos a instalação de aquecedores a gás digitais, onde todos possuem exaustão forçada. Existe uma ventoinha responsável por expulsar os gases queimados. Nesse caso não há qualquer restrição a respeito da instalação de aquecedores a gás em apartamentos, independente do andar.

      Espero ter esclarecido sua dúvida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja notificado sobre
nossas novidades e promoções
  • Aquecedor a gás para Apartamento: Tudo que você precisa saber para ter um
  • Aquecedor a gás para Apartamento: Tudo que você precisa saber para ter um