Qual o aquecedor a gás ideal para 2 banheiros?

Aquecedor a gás ideal para 2 banheiros em residências grandes, com uma família numerosa, contar com dois banheiros é uma questão de praticidade e que evita alguns “conflitos”. Isso acontece principalmente na hora em que todas as pessoas se preparam para sair de manhã. Seja indo para a escola ou trabalho, ou no período da noite, em que a hora do banho ou os preparativos para a diversão se chocam.

 

aquecedor a gás ideal para 2 banheiros

 

Se, por um lado, dois banheiros garantem menos confusão na hora de usá-los, isso pode representar um gasto maior. Especialmente quando se leva em conta a questão do banho. Afinal, com dois chuveiros elétricos, o consumo de energia elétrica tende a ser maior. E isso se reflete na conta de luz, ainda mais nos meses mais frios do ano ou caso as pessoas apenas gostem de água quente.

Nessa situação, é fundamental ter em mente a utilização de um sistema de aquecimento de água que seja prático e garanta uma significativa economia todos os meses. Desse modo, a longo prazo, o impacto nas despesas da casa com água quente tende a ser considerável. Nesse sentido o aquecedor a gás é uma solução bastante interessante.

Mas será que um único aquecedor a gás basta para garantir o aumento de temperatura da água com a eficiência necessária para a casa? Ainda mais com dois banheiros? Este artigo vai mostrar como esse sistema funciona, o que você deve levar em conta na hora da escolha e entender qual o aparelho ideal para cada tipo de situação.

O aquecedor a gás: como funciona?

Por mais que sua adesão venha crescendo cada vez mais, especialmente nos grandes centros, como São Paulo por exemplo, o aquecedor a gás ainda não é o meio mais comum de aquecimento de água no Brasil. Por conta disso muita gente ainda tem muita dúvida sobre os aquecedores a gás.

Como você deve ter notado, o gás é parte fundamental para todo o processo. Isso porque ele é o combustível que garante o fornecimento de calor para o aumento da temperatura da água. Ele pode ser tanto o gás natural (GN) quanto o gás liquefeito do petróleo (GLP).

Separamos um artigo onde falamos de maneira mais aprofundada sobre os tipos de gás. Acesse clicando aqui! 

Os queimadores (dispositivos que emanam calor de forma semelhante ao fogão) aquecem uma serpentina por onde passa o fluxo de água. Dessa forma realizando o aumento da temperatura de forma praticamente instantânea. Dessa maneira, o processo é realizado ao mesmo tempo em que o aparelho é utilizado. É o mais comum nas residências, principalmente para uso em banheiros.

Neste outro artigo falamos um pouco mais de como funciona o aquecedor a gás. Você pode acessa-lo clicando aqui!

aquecedor_a_gas_ideal_para_2_banheiros

Por que escolher um aquecedor a gás para meu banheiro?

Se você pensa em colocar um aparelho de aquecimento de água em seu banheiro ou trocar o sistema atual por outro mais eficiente, saiba que o aquecedor a gás é uma ótima escolha. Sem dúvida ele apresenta diversas vantagens em relação a outros métodos e que podem fazer a diferença para sua família.

Uma dessas vantagens é o tempo necessário para o aquecimento da água. O aquecedor a gás é capaz de aquecer a água em 1 ou 2 segundos. Seu uso é imediato.

Além disso, a economia a longo prazo é outro fator que leva muitas pessoas a escolherem o aquecedor a gás. Isso porque esse tipo de fonte de energia é muito mais eficiente se comparado à energia elétrica. Ou seja, o custo é menor com gás para aquecer a mesma quantidade de água na mesma temperatura.

Qual o aquecedor a gás ideal para 2 banheiros?

É importante salientar que o aquecedor a gás é um método muito eficaz para fornecer água quente para banheiros residenciais. E não importa a quantidade. Entretanto, para que ele atenda às necessidades de sua família, você deve levar em conta alguns elementos antes de escolher o modelo desejado. Mas então qual o aquecedor a gás ideal para 2 banheiros?

O mais relevante nesse caso é o volume de água por minuto utilizado no seu dia-a-dia. Pra fecharmos nesse volume total devemos somar a vazão de todos os pontos de saída de água quente como duchas, torneiras de pia e banheira.

Pra facilitar a conta consideramos que uma ducha padrão tem uma vazão média de 10 litros de água por minuto. Já as torneiras giram em torno de 4 litros. Mas claro que a vazão de duchas e torneiras pode variar bastante de acordo com o modelo.

Caso queira saber mais sobre a vazão de água separamos esse artigo aqui!

Uso simultâneo de duchas e torneiras

Calcular o uso simultâneo é essencial pra não desperdiçar dinheiro. Afinal, você pode ter dois banheiros mas nunca usar ambos ao mesmo tempo. A capacidade do aquecedor a gás sempre deve ser calculada em cima do uso simultâneo dos pontos de água quente.

Você pode ter 4, 5, 6 duchas na sua casa. Mas se julgarmos apenas 1 ou 2 serão usadas de cada vez é em cima disso que devemos dimensionar seu aquecedor a gás.

Com isso em mente, é possível fazer uma escolha mais precisa do aquecedor a gás. Caso você tenha dois banheiros em que o aquecimento será utilizado simultaneamente apenas para as duchas, a indicação são aquecedores a gás com capacidade de aquecimento de 20 a 27 litros.

aquecedor_a_gas_ideal_para_2_banheiros

Aquecedor a Gás Digital Rinnai E21

O aquecedor a gás Rinnai E21 de 21 litros de água por minuto faz parte da nova geração de aquecedores digitais. Ele possui um diferenciado conceito de design, com curvas mais arrojadas. Ele tem capacidade para atender até 2 duchas de 10l/min de forma simultânea.

Ele também possui a nova tecnologia de coil-less que melhora a absorção de calor e aumenta a vida útil do equipamento. Outro aspecto que deve ser destacado é que a nova câmara de gás em conjunto com coil-less proporcionam uma maior otimização na queima do gás do equipamento. Isso resulta em um menor consumo ao final do mês.

aquecedor_a_gas_ideal_para_2_banheiros

Aquecedor a Gás Digital Rheem RB 26

O aquecedor a gás Rheem RB 26 é a escolha certa para casas e apartamentos de porte médio, podendo atender facilmente dois banheiros. Ele é fabricado no Chile e possui tecnologia japonesa. Dessa forma apresentando o que existe de melhor quando o assunto é aquecedor de água a gás de passagem.

Ele é capaz de atender simultaneamente duas duchas de até 11 l/min e uma torneira de até 4 l/min. Todas essas características o tornam um dos aquecedores a gás mais vendidos da atualidade.

Já o aquecedor com capacidade de 30 a 37 litros é recomendado para algumas situações pontuais de dois banheiros. Uma delas é a presença de várias saídas para a água aquecida – no caso de dois banheiros, são duas duchas e duas torneiras. Outro caso está ligado à vazão das duchas, se for maior do que 10 litros.

aquecedor_a_gas_ideal_para_2_banheiros

Aquecedor a Gás Digital Rinnai E33

O aquecedor a gás Rinnai E33 é equipado com a tecnologia de ponta da linha de aquecedores digitais da Rinnai. Ele é totalmente climatizado, sendo que sua temperatura mínima é de apenas 32ºC. Isso o torna um ótimo aquecedor para dias mais quentes. Já a sua temperatura máxima é de 50ºC, capaz de tornar o banho confortável mesmo em invernos mais rigorosos.

Com sua vazão de 32,5 litros de água quente por minuto ele é capaz de atender simultaneamente até duas duchas de 16 litros cada.

aquecedor_a_gas_ideal_para_2_banheiros

Aquecedor a Gás Digital Rheem Paloma RB 36

O aquecedor a gás digital Rheem Paloma RB 36 faz parte da linha digital da Rheem responsável por atender o porte médio. Com sua vazão de 36 litros ele é capaz de atender simultaneamente duas duchas de vazão mais elevada e uma torneira. Ideal pra quem prefere banhos com mais volume de água.

aquecedor_a_gas_ideal_para_2_banheiros

Como escolher o aquecedor a gás ideal?

Mesmo assim ficou com dúvida de como dimensionar o aquecedor ideal para sua residência? Escrevemos um ebook especialmente para isso. Em poucos passos você conseguirá saber qual o equipamento certo para sua casa.

Baixe agora clicando aqui!

 

Selecione uma opção em : Configurações de filtro > Tipo de conteúdo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *