Aquecedor a gás desliga durante o banho: Entenda o desequilíbrio hidráulico

Poucas coisas são mais frustrante do que chegar em casa depois de um dia cansativo e não conseguir tomar um banho porque o aquecedor a gás desliga durante o banho.

Não é atoa que no nosso artigo sobre os problemas mais comuns nos aquecedores a gás seja o número 1 em nosso site. Nesse artigo vamos focar em um problema que perturba muita gente: o seu aquecedor a gás desliga durante o banho. Em alguns casos o aquecedor a gás não chega a desligar, mas a temperatura do banho oscila demais, com ondas de água fria e água quente. Em outros casos a água fica sempre morna, nunca chegando a temperatura desejada.

Mas isso é um problema do aquecedor a gás? E por quê isso acontece?

A causa do aquecedor a gás desliga durante o banho: Desequilíbrio hidráulico

Como já dissemos em vários outros artigos os aquecedores a gás são equipamentos extremamente confiáveis, especialmente as versões digitais. Por isso é importante ressaltar que não se trata de um defeito propriamente do aquecedor a gás em si e geralmente está relacionado ao sistema hidráulico. A causa é um desequilíbrio hidráulico na hora de misturar água fria na água quente.

Mas o que é isso e como funciona?

A pressão da água fria e da água quente

O desequilíbrio hidráulico nada mais é do que uma diferença acentuada de pressão da água durante o momento de mistura. No nosso caso é a diferença de pressão entre a água quente e a água fria. Por exemplo se a água quente tiver uma pressão menor que a água fria. 

Caso você não entenda nada sobre pressão de água separamos esse artigo para você. Dito isto, vamos a explicação:

O maior responsável pela perda de pressão que a água quente terá é o próprio aquecedor a gás. Mas isso não é um defeito do aquecedor a gás e sim uma característica do seu funcionamento. O que acontece é que a água, para ser aquecida dentro do aquecedor, faz um verdadeiro zigue-zague. Essa mudança constante de direção somada ao atrito com as paredes da tubulação causam uma redução acentuada na pressão da água. Chamamos esse efeito de perda de carga.

Entendendo um pouco mais sobre a perda de carga

aquecedor_a_gas_desliga_durante_o_banho

 

Como pode ser observado na imagem acima a água fria entra no aquecedor a gás e percorre um caminho através da serpentina em volta da câmara de combustão, onde está a chama responsável pelo aquecimento da água. Aí depois de percorrer todo esse caminho ela sai quente do outro lado.

A perda de carga é um efeito natural que a água sofre ao passar por qualquer tubulação. Quanto mais longa e/ou mais curvas tubulação tiver, mais pressão a água vai perder. Mas esse efeito é bastante acentuado no caso dos aquecedores a gás, pois como podemos ver na imagem, a água percorre um caminho bastante tortuoso.

E isso vale tanto para o aquecedor a gás mecânico (como o da imagem) como o aquecedor a gás digital. O processo é o mesmo.

Tanto a água fria como a água quente tem a mesma origem, a caixa d’água ou em alguns casos uma bomba pressurizadora que alimenta a rede hidráulica. Mas a água quente por passar através do aquecedor a gás acaba perdendo pressão e isso gera um desequilíbrio no momento que a água quente se encontra com a água fria dentro da tubulação, normalmente no misturador de água.

Mas porque o aquecedor a gás desliga durante o banho?

Ok, você já entendeu o que é desequilíbrio hidráulico e o porque ele acontece. Mas ainda deve estar se perguntando porque essa diferença de pressão entre a água quente e a água fria faz com que seu aquecedor a gás desligue durante o banho. Mas antes de continuarmos precisamos explicar mais uma coisinha: o acionamento do aquecedor a gás.

Como o aquecedor a gás é acionado?

O acionamento do aquecedor a gás é algo bastante simples. Um componente chamado válvula de água, no caso dos aquecedores a gás mecânicos, ou fluxostato, no caso dos aquecedores a gás digitais, detecta a passagem de água que por sua vez aciona a chama responsável pelo aquecimento da água. O fluxo de água não só aciona o aquecedor a gás como o mantém ligado. Isso significa que quando o fluxo de água é interrompido (quando você fecha o registro de água por exemplo) o aquecedor desliga.

Apesar da tecnologia em si ser diferente, o funcionamento é similar tanto nas versões digitais quanto nas versões mecânicas.

Não entraremos nos pormenores do funcionamento do aquecedor a gás, a ideia aqui é só deixar claro que o aquecedor a gás só funciona quando existe uma movimentação de água dentro dele. Ou seja, quando você abre um ponto de água, seja uma ducha ou uma torneira, o aquecedor a gás liga automaticamente e quando você fecha o registro o aquecedor a gás desliga.

Restrição da passagem da água quente

Então já entendemos que a que a água quente, por passar dentro do aquecedor a gás, tem menos pressão que a água fria e que o aquecedor só funciona com fluxo continuo de água. O que acontece para o aquecedor a gás desligar durante o banho ou oscilar sua temperatura é a água quente enfrentar uma restrição em seu caminho.

Por conta de ter uma pressão menor, ou seja, menos força, a água quente não consegue competir com a água fria que está mais forte. Assim quando a água quente se encontra com a água fria dentro da tubulação, normalmente o misturador de água (como você pode ver na imagem abaixo) a água fria que possui mais força, restringe a passagem da água quente. Sendo assim a válvula de água ou o fluxostato entendem que não há mais fluxo de água, como se alguém tivesse fechado o registro, e por sua vez desligam o aquecedor a gás.

aquecedor_a_gas_desliga_durante_o_banho

Então como você pode observar na imagem acima o que acontece na verdade é algo bem simples. O fluxo de água fria (lado direito) as vezes é tão mais forte do que o fluxo de água quente (lado esquerdo) que acaba criando uma espécie de barreira e isso desliga o aquecedor a gás que só funciona com fluxo de água.

Em alguns casos menos graves de desequilíbrio hidráulico a restrição causada pela água fria não é forte o suficiente para desligar o aquecedor a gás, mas mesmo assim diminui demais o fluxo de água quente e por isso acaba predominando a mistura de água. O resultado é um banho com a água morna.

Tubulações diferentes, porém interligadas

Talvez você esteja se perguntando como é possível que a água fria se encontre com a água quente já que a tubulação da água quente é independente da tubulação da água fria. Na verdade a tubulação da água fria e a tubulação da água quente se encontram em todos os misturadores da residência.

Misturador de água

Essa é a maneira mais comum da água quente se encontrar com a água fria. O misturador de água é a tubulação que, como o nome sugere, permite a mistura de água quente com água fria. Você pode identificar a existência do misturador nos pontos de água onde existem dois registros, um de água quente e outro de água fria.

aquecedor_a_gas_desliga_durante_o_banho

Na imagem acima vemos um misturador de água montado externamente. Esse modelo é o mais comum que encontramos nas residências do Brasil. A diferença da foto para o que provavelmente você tem em sua casa é que numa residência normalmente essa tubulação estará dentro da parede e não fora.

No exemplo da imagem acima temos uma ducha como ponto de consumo, mas poderíamos ter uma torneira ou ducha higiênica. O principio é o mesmo.

Também é importante ressaltar que hoje em dia é comum encontrarmos misturadores monocomando. Esses misturadores são bastante populares em torneiras gourmet e fazem a mesma função de misturador de água comum. Só que aqui temos um único registro ao invés de dois. Aqui ao invés de termos que abrir um registro exclusivo para a água quente e outro para a água fria, ajustamos a mistura de água de acordo com a direção que colocamos nesse único registro.

aquecedor_a_gas_desliga_durante_o_banho

 

Como evitar que o aquecedor a gás desligue durante o banho

Como você deve ter percebido acima a causa do aquecedor a gás desligar durante o banho é o desequilíbrio hidráulico. Então a maneira de evitar que esse problema aconteça é equilibrar a pressão tanto da água fria como da água quente ou não misturar água.

Não misture água

Sempre recomendamos para nossos clientes que utilizem apenas água quente em seus banhos, evitando misturar água fria. Pra isso é preciso regular a temperatura correta no aquecedor a gás. Nos aquecedores a gás digitais isso é bem fácil de fazer. Já que em seu display digital podemos configurar a temperatura exata de banho. No entanto nos aquecedores a gás mecânicos nem sempre essa tarefa é fácil, já que seu controle é manual.

independente do aquecedor a gás ser digital ou mecânico é bem comum as pessoas configurarem uma temperatura mais elevada para depois misturar água fria para achar a temperatura de água mais confortável para o banho. No entanto isso é ruim por dois motivos. O primeiro é o desequilíbrio hidráulico que descrevemos nesse artigo. E o segundo é o desperdício de gás, já que dessa maneira você estará esquentando a água a uma temperatura superior ao de uso para depois esfriá-la com água fria.

Caso seja necessário a mistura de água fria, como no caso dos aquecedores a gás mecânicos que são mais difíceis de regular, recomendamos sempre abrir todo o registro de água quente e misturar o mínimo de água fria possível.

Aquecedor desliga durante o banho
Ducha Higiênica: Misturador comum e Misturar Monocomando

Mantenha os registros de duchas higiênicas fechados

Nem sempre o aquecedor a gás desliga por conta da mistura da água do próprio ponto de consumo. Qualquer ponto da hidráulica que interligue a tubulação de água quente com a da água fria pode causar esse problema. E é muito comum que isso aconteça com a ducha higiênica. Isso porque é bem comum as pessoas não fecharem os registros da ducha higiênica, já que ela possui um gatilho e a água só sai quando apertamos.

Então sempre certifique-se de fechar ambos os registros depois de usar a ducha higiênica.

Verifique os registros de pontos desativados

Quando recebemos o relato de pessoas com esse problema sempre perguntamos por banheiros desativados ou fora de uso. Pois é bem comum termos pontos de consumo de água desativados nesses locais. Mas o problema não é o ponto estar desativado em si. O que acontece é que como esses pontos estão fechados com um plug, então mesmo com o registro totalmente aberto não sairá água. E se ambos os registros, tanto de água fria como de água quente, estiverem abertos isso interliga a tubulação. Dessa forma a água fria vai invadir a tubulação de água quente e se misturar fazendo com que a água chegue morna ou fria no ponto de consumo.

Então certifique-se que ambos os registros desse ponto desativado estejam completamente fechados.

aquecedor_a_gas_desliga_durante_o_banho
Ponto de consumo desativado com um plug

Pontos interligados

Esse problema é mais raro, mas as vezes acabamos achando alguns casos assim nas residências de nossos clientes. As vezes para testar a tubulação algumas pessoas acabam interligando a tubulação de água quente com a da água fria.

aquecedor_a_gas_desliga_durante_o_banho
Tubulação interligada com flexível

Aqui o princípio é o mesmo do descrito acima. A água fria por ter mais força acaba invadindo a tubulação de água quente e se misturando. Na maioria desses casos o aquecedor a gás não desliga durante o banho, mas a água fica somente morna, não subindo a temperatura mesmo que você regule o aquecedor a gás para o máximo.

Equilibrar a pressão da água

Esse talvez seja o jeito mais definitivo de resolver esse tipo de problema. Como a causa é a diferença de pressão entre a água quente e a água fria uma maneira efetiva de eliminar o problema é equalizar a pressão. E existem algumas maneiras de se fazer isso:

Pressurizar a água quente

Instalar uma bomba pressurizadora na entrada de água do aquecedor a gás costuma ser uma boa maneira de resolver o problema. Já que dessa maneira estaremos aumentando a pressão da água quente e nivelando com a pressão da água fria. Como a ideia aqui não é aumentar tanto a pressão, apenas nivela-la, não precisamos investir em bombas muito potentes. Normalmente bombas pressurizadoras pequenas de até 350W costumam resolver esse tipo de coisa.

aquecedor_a_gas_desliga_durante_o_banho
Bomba Pressurizadora Rheem de 120W instalada na entrada do Aquecedor a Gás

Baixar a pressão da água fria

Essa é a maneira mais simples e prática de resolver esse problema. E o melhor, aqui não precisaremos investir em novos equipamentos ou reformas.

Você pode equalizar pressão da água fria com a pressão da água quente restringindo um pouco o registro geral de água fria do seu banheiro.

A maneira mais fácil de fazer isso é ir até o banheiro e abrir totalmente o registro de água quente da ducha. Certifique-se que somente o registro de água quente esteja aberto. Então observe a pressão da água. Você pode fazer isso colocando a mão debaixo da água e sentindo a pressão e também pelo som que a água faz ao atingir o piso. Em seguida feche completamente o registro de água quente e abra completamente o registro de água fria. Você vai observar que a pressão da água fria será maior que o da água quente.

Mantenha o registro de água fria aberto e vá até o registro geral de água fria do seu banheiro. Vá fechando esse registro geral até que a pressão da água fria da ducha fique similar a pressão da água quente que você observou anteriormente.

Dica importante: fique atento para não se molhar!

Dessa maneira você estará restringindo a passagem da água fria e gerando um ponto de perda de carga. Isso fará com que a pressão de água fria diminua. A ideia aqui é deixar a pressão da água fria o mais próximo possível da pressão da água quente.

Sujeira no Aquecedor a Gás pode ser a cauda do aquecedor a gás desliga durante o banho

Apesar de menos provável ainda sim uma causa ou agravante para esse problema é a obstrução por sujeira. Com o tempo de uso o aquecedor a gás acaba acumulando sujeira dentro do equipamento. Muitas vezes essa sujeira acaba obstruindo a passagem da água. O que gera ainda mais perda de carga (diminuição da pressão da água).

É bastante improvável que essa seja a a causa do aquecedor a gás desligar durante o banho. Mas não é incomum isso agravar ainda mais o problema de desequilíbrio hidráulico.

Nesses casos é importante procurar uma assistência técnica autorizada pela marca do seu aquecedor a gás para executar uma revisão geral no equipamento. Vale ressaltar que todos os fabricantes de aquecedores a gás recomendam que seja feita uma manutenção preventiva no equipamento pelo menos uma vez ao ano. A manutenção preventiva evita esse tipo de acúmulo de sujeira e outros problemas provenientes do uso natural do aquecedor a gás.

A solução para seus problemas

No caso de você ter tentado todas as soluções práticas descritas acima mas mesmo assim seu aquecedor a gás continua desligando durante o banho então será necessário entrar em contato com uma assistência técnica autorizada pela marca do seu aquecedor a gás.

Caso esteja em São Paulo ou proximidades nós da Aquecenorte podemos te ajudar. Temos mais de 18 anos de experiência de mercado e somos especialistas nos mais diversos tipos de aquecimento de água. Além disso somos assistência técnica autorizada de diversas marcas de aquecedores a gás. Marcas líderes de mercado como a Rinnai e a Rheem.

Basta entrar em contato através do nosso formulário de orçamento ou telefone: (11) 2262-9000. Caso preferir você também pode entrar em contato por Whatsapp clicando aqui!

  • Meu primeiro problema é que com as regulagens de gás no mínimo, não consigo uma temperatura boa pro banho. Tenho que abrir a água fria.
    Porém, não posso abrir muito pois logo o aquecedor apaga. Acabo tomando um banho mais quente do que desejo.
    E recentemente, troquei o chuveiro e o problema piorou pois mal abro a água fria, o aquecedor apaga. No texto, vocês não abordam nada sobre o chuveiro. Vocês tem conhecimento desse problema? Voltei com o chuveiro velho e o problema melhorou!

    • Bom dia Paulo Cesar. Muito obrigado pelo contato.

      Pelo seu relato, acreditamos que o seu equipamento seja um aquecedor mecânico. (pilha)
      Nesse caso existe duas possibilidades para estar acontecendo esse problema: A primeira orientação seria abrir o máximo de água quente, ou seja, abrir bem o registro de água quente quando for tomar banho porque esses equipamentos necessitam de alta vazão de água para o seu perfeito funcionamento.

      A mistura de água fria com a água quente diminui a vazão de água quente do aquecedor, fazendo com que ele possa vir a desligar durante o banho. Então realmente o ideal é não misturar a água fria no banho e sim, abrir sempre o máximo de água quente para você tomar um banho adequada na temperatura que você deseja.

      Obviamente você deve selecionar o equipamento na temperatura mínima, ou seja, gás na vazão miníma e água na vazão máxima. Caso você já tenha feito isso e mesmo assim o equipamento esteja tendo superaquecimento, a segunda possibilidade seria você estar nos últimos três andares do prédio. Se ele tiver 15 andares, você provelmente se encontra no décimo segundo andar. Caso seja isso, é muito provável que o problema esteja relacionado a falta de pressão de água, porém caso não seja esse o seu caso e o real problema, pode existir uma obstrução de sujeira na sua ducha quanto no filtro do seu aquecedor, fazendo
      com que a vazão de água seja diminuída no ponto de consumo e você tenha uma maior temperaratura no chuveiro. Retire a ducha e verifique se o filtro da ducha está entupido, caso esteja realize a limpeza e faça o teste novamente.

      Caso seja verificado esses pontos e mesmo assim a água esteja esquentando muito, acreditamos que o problema seja relacionado a pressão de água. Sobre a possibilidade de falta de pressão de água para o perfeito funcionamento do aparelho, para afirmar essa situação recomendamos que seja solicitado a visita de um técnico para verificar se você necessita de uma bomba pressurizadora para estar fazendo esse ajuste na pressão de água para que o equipamento funcione adequadamente.

      Se você já mora nesse apartamento a muitos anos e utiliza esse equipamento a muitos anos e ele sempre funcionou muito bem, o problema ou deve ser sujeira na entrada do aquecedor ou sujeira na ducha ou mesmo o diafragma do equipamento pode estar com defeito. Nesse caso somente uma manutenção. resolveria. Além disso reduza a temperatura da água do aquecedor, de forma que você minimize a necessidade de misturar água fria, dessa forma você diminuíra a possibilidade do equipamento desligar durante o uso.

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

    • Paulo, ele não tocou no ponto de vc ter trocado o chuveiro. Se o chuveiro novo tiver menor vazão do que o velho, esse deve ser o problema. Passando menos água, a pressão da fria só pode voltar pois não tem por onde sair, já que o chuveiro é mais “apertado”.

  • Olá , tudo bem ?

    Moro no 7º andar de um prédio de 18 andares. tenho instalado no meu apartamento um aquecedor RINNAI Modelo REU – 1601 – FEH

    Nunca tive problema com o aquecimento da agua, mas de uns tempo pra ca, a agua fica fria no meio do banho , mas o aquecedor continua ligado.

    já li sobre o desequilibrio hidraulico, mas nao mudamos nada da rotina que sempre tivemos no apartamento. a única coisa que mudou aqui desde que instalamos o aquecedor foi a instalação do medidor de gás , mas que no primeiro momento nao indeferiu em nada no aquecimento.

    Agradeço desde ja a ajuda de vcs.

    Abs,

    • Boa tarde Fernando. Muito obrigado pelo contato.

      A quanto tempo você possui esse aquecedor instalado em seu apartamento? Quando foi a última vez que você realizou a manutenção preventiva em seu equipamento?

      Pergunto isso pois apesar de menos provável ainda sim uma causa ou agravante para esse problema é a obstrução por sujeira. Com o tempo de uso o aquecedor a gás acaba acumulando sujeira dentro do equipamento. Muitas vezes essa sujeira acaba obstruindo a passagem da água. O que gera ainda mais perda de carga (diminuição da pressão da água).

      É bastante improvável que essa seja a a causa do aquecedor a gás desligar durante o banho. Mas não é incomum isso agravar ainda mais o problema de desequilíbrio hidráulico. Se você já tentou todas as soluções que o artigo indica e mesmo assim o problema persiste, é importante procurar uma assistência técnica autorizada pela marca do seu aquecedor a gás para executar uma revisão geral no equipamento.

      Vale ressaltar que todos os fabricantes de aquecedores a gás recomendam que seja feita uma manutenção preventiva no equipamento pelo menos uma vez ao ano. A manutenção preventiva evita esse tipo de acúmulo de sujeira e outros problemas provenientes do uso natural do aquecedor a gás. Também recomendo você analisar a questão da necessidade de equilibrar a diferença de pressão entre a água quente e a água fria. No próprio artigo nós explicamos melhor isso.

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

  • Olá.
    Inicialmente, parabéns pela matéria.
    Aqui em casa passamos recentemente por uma reforma e a única coisa que não ficou boa foi a água quente nos chuveiros.
    Para não termos aquecedores dentro dos banheiros, optamos por deixá-los na área de serviço e a água vir aquecida de lá.
    O que ocorre é que a água até que vem aquecida, mas por pouco tempo, porque o aquecedor começa a esquentar a água e, embora esteja selecionado para esquentar a água em determinada temperatura, permanece esquentando cada vez mais a água, até que o aquecedor desarma por excesso de temperatura.
    O que pode ser e como reparar isto?
    Obrigado e parabéns mais um vez.

    • Boa tarde Carlos Henrique. Ficamos feliz que gostou do nosso conteúdo, esse feedback é muito importante pra gente.

      Qual o modelo específico do seu aquecedor? Quando foi a última vez que você realizou a manutenção preventiva no equipamento?

      Existe a possibilidade do problema estar relacionado com o sensor de temperatura do seu equipamento, ou mesmo que um componente interno do aquecedor responsável pela mistura de água esteja danificado. Nesse caso a temperatura seria muito alta mesmo em dias que não estão muito quentes. Se esse for o seu caso, precisará da análise de um técnico. De qualquer maneira uma solução paliativa seria abrir a água fria também.

      Nos dias mais quentes esse é um problema comum, já que a água entra no aquecedor já com uma temperatura elevada, mesmo na temperatura mínima do aquecedor a água fica realmente muito quente. Nesses casos a única solução seria abrir um pouco do registro de água fria para diminuir essa temperatura. Mas evite abrir muito, pois dependendo da pressão da água fria seu aquecedor pode desligar, (desequilíbrio hidráulico, tema desse artigo).

      O mais recomendado é acionar a assistência técnica autorizada para uma análise mais aprofundada no equipamento, pois se mesmo em dias que não estão muito quentes a água vem muito quente, é grande a possibilidade de que o problema esteja relacionado com o sensor de temperatura do seu equipamento, ou mesmo que um componente interno do aquecedor responsável pela mistura de água esteja danificado.

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

      Espero ter te ajudado.

  • Bom dia, tudo bem?
    Gostei da matéria, bem esclarecedora.
    Infelizmente no meu caso a chama apaga depois de uns 2 minutos.
    Quando eu ligo o chuveiro o aquecedor não acende a chama automaticamente, eu tenho que ir no aquecedor e no botão manual que controla a água girar ele do mínimo para o máximo e depois pro mínimo novamente para a chama ligar, mas depois de 2 minutos ela apaga. O botão da temperatura no aquecedor fica sempre no meio. Meu aquecedor é um Lorenzetti LZ 800 FB. Desde já agradeço por qualquer informação que você puder me dar.

    • Bom dia Paulo. Muito obrigado pelo contato.

      Quando foi a última vez que você realizou a manutenção preventiva no equipamento? A quanto tempo você tem o seu aquecedor instalado?

      Toda vez que você tem um aquecedor de passagem você tem uma perda de pressão. Na hidráulica isso se chama perda de pressão na dinâmica, então toda vez que o fluído liquido passa na rede hidráulica ele encontra dificuldades nas curvas ou em distâncias muito longas gerando perda de carga. o Aquecedor tem uma perca de carga porque a água entra no equipamento e tem que dar várias voltas pela câmara de combustão do equipamento e isso faz com que exista perca de carga na hidráulica. O aquecedor mecânico não aceita muito a mistura de água fria no banho, porque o acionamento dele é mecânico. A partir do acionamento dele, que é feito por uma membrana que chama diafragma (ele faz o liga e desliga do equipamento) essa membrana conforme passa o tempo ela acaba se desgastando e para misturar água fria no banho se torna mais difícil ainda. Quando o equipamento está novo você consegue ali misturar um pouco de água, mas quando ele começa a desgastar essa membrana vai dificultando a mistura de água no banho. Nesse caso específico que você mencionou muito provavelmente essa membrana possa estar danificada depois de uns 3, 4 anos que o equipamento já foi instalado. Por causa da perca de carga existe diferenciações de pressão, a água quente se torna mais fraca do que a água fria, a água fria acaba se tornando mais forte. Então quando você vai tomar banho, você abre o registro de água quente e a água quente sai pela ducha. Quando você vai “temperar” com água fria, a água fria vai estar mais forte do que a água quente. Então quando você abrir o registro de água fria pela pressão estar mais forte do que a água quente ela vai predominar na vazão do chuveiro. Na hidráulica do aquecedor a água fria ela vai “vencer” o fluxo de água quente, então vai sair muito mais volume de água fria do que volume de água quente. Nesse momento, se você tem a mistura de água fria, a água fria vai predominar no chuveiro, fazendo com que o fluxo de água quente diminua, então quando você diminui o fluxo de água quente o equipamento vai entender que fecharam o registro de água quente, o equipamento por sua vez acaba desligando. Para resolver isso, geralmente os prédios tem dois registros gerais: um de água quente e um de água fria no chuveiro. Você obstrui a passagem do registro geral de água fria, equalizando as pressões. Quando você abre o chuveiro as pressões precisam estar equalizadas e equilibrada, para quando houver a mistura de água fria você consiga misturar essa “predominância” de água. O ideal é verificar a regulagem do registro geral de água fria dentro do seu chuveiro.

      Algumas soluções para esse caso:
      – O recomendado é usar apenas água quente e sempre com o registro da água quente aberto ao máximo. Então a temperatura esperada deve ser configurada no aquecedor a gás para evitar qualquer uso de água fria;
      – Instalar um pressurizador na entrada do aquecedor a gás, assim aumentando a pressão da água quente;
      – Restringir um pouco do registro geral de água fria a ponto de igualar a pressão da água fria com a quente.

      Nesse artigo falamos um pouco mais desse problema:
      https://aquecenorte.com.br/blog/aquecedores-a-gas-4-problemas-comuns/

      No caso de você ter tentado todas as soluções práticas descritas acima mas mesmo assim seu aquecedor a gás continua desligando durante o banho então será necessário entrar em contato com uma assistência técnica autorizada pela marca do seu aquecedor a gás. O técnico vai analisar a necessidade de uma manutenção corretiva no seu equipamento.

      Aproveitando o seu contato, recomendo a leitura de outro artigo em nosso blog: https://aquecenorte.com.br/blog/manutencao-preventiva-2/

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

  • Aquecenort, Site muito esclarecedor, consegui resolver o problema de desligamento durante o banho.
    Empresa preocupada com bom atendimento ao público, parabéns!

    • Boa noite Ademar. Muito obrigado pelo feedback positivo, esse retorno de vocês clientes é algo fundamental para a continuidade do nosso trabalho diário.

      Continue acompanhando nosso blog, logo teremos novidades.

      Tenha uma excelente noite!

        • Boa noite Felipe. Muito obrigado pelo contato.

          Qual o modelo específico do seu aquecedor? Quando foi a última vez que você realizou a manutenção preventiva no seu equipamento?

          Essas são algumas perguntas importantes que ajudam na elucidação do problema.

          A manutenção preventiva é um procedimento em que o técnico responsável realiza não apenas a limpeza do aquecedor a gás como também as devidas verificações em todos os componentes de segurança do aquecedor. O objetivo desse procedimento é o de manter as condições ideais de funcionamento do equipamento. Ela deve ser realizada pelo menos uma vez ao ano em caso de uso residencial do aquecedor a gás.

          Se o seu equipamento for um modelo mecânico, você tentou trocar as pilhas dele? Sempre indicamos o uso de pilhas alcalinas da marca Duracell para aquecedores mecânicos.

          Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

  • Bom dia. No apartamento em que fui morar há um aquecedor Rinnai REU-16 FEH BE, tipo grande, potência nominal 36,9 Kw, série 050 800 4660. Fiz uma manutenção geral em fins de agosto de 2019. Antes dessa manutenção percebia que a água esfriava e esquentava demais durante o banho mesmo sem abrir o registro de água fria. Depois dessa manutenção, melhorou. Agora, venho tendo o mesmo problema: a água, num primeiro momento, fica numa temperatura boa, depois começa a esfriar e esquentar demais, mesmo com o registro de água fria fechado e durante um banho até rápido. Será que esse aquecedor já está com o “prazo de validade” vencido, isto é, será que precisarei trocar?

    • Boa tarde Solange. Muito obrigado pelo contato.

      Eu não sei se você já teve um aquecedor a gás antes desse, porém os aquecedores eletrônicos você deve abrir a água quente toda, se você abrir só um pouco o equipamento trabalha com pressão de água, ele precisa de pressão. As vezes você abre e acha que já está bom, e em alguns casos não está bom. Então você tem que abrir o seu misturador de água quente até o final, porque se você abrir somente um pouco ou abrir mais ou menos a água não passa com toda a pressão que deveria pois o seu misturador na parede não abre todo.

      Então ocorre essa oscilação de água no aquecedor, e ele não consegue encontrar a temperatura correta. Isso acontece pois ele não está conseguindo girar corretamente o seu sensor de fluxo. Também recomendo você analisar se o chuveiro não está sujo. Você mencionou que fez uma manutenção porém é necessário verificar se o chuveiro foi limpo. As vezes limpa o chuveiro, e ele tem uma telinha, com o tempo essa telinha vai sujando. Essa é uma possibilidade que deve ser analisada também, pois pode acontecer.

      De qualquer forma, abra toda a água quente até o final, para que o seu aquecedor tenha uma precisão melhor na sua temperatura. O que está parecendo é que você não está abrindo tudo, quase de 80 a 90% dos casos semelhantes é porque o cliente não abre a quente toda.

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

  • Olá por gentileza de um tempo para cá, quando abro a água fria da pia ou dou a descarga no vaso sanitário, o aquecedor parte e logo desliga! apenas a exaustão forçada liga! O que pode ser ?

    • Bom dia Everton. Muito obrigado pelo contato.

      Você utiliza o aquecedor na mesma rede da torneira e do vaso sanitário certo?
      Assim quando você abre a água fria da pia ou aciona a descarga a ventoinha dispara e o aquecedor logo desliga.

      Uma possível solução para o seu problema seria a instalação de uma válvula de retenção na entrada do aquecedor, justamente para a água não voltar. Seria ideal uma válvula de retenção de meia polegada e tem que ser de metal, pois o plástico derrete quando o aquecedor esquenta. Dessa maneira a água não vai voltar e não vai acionar o aquecedor. A instalação da válvula de retenção é justamente para a água não voltar.

      Se estiver em São Paulo, você pode entrar em contato com a nossa equipe de assistência técnica pelo telefone (11) 99347-0346 (O contato pode ser feito via Whatsapp) ou se preferir pelo e-mail: assistencia@aquecenorte.com.br

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

  • Bom dia,tenho um aquecedor Sakura Sh 618 a mais de 16 anos,nunca deu problema,de pouco tempo para ca está desligando no meio do banho,a água é de poço artesiano,o que pode estar ocorrendo para este problema?

    • Bom dia Paulo. Muito obrigado pelo contato.

      Quando foi a última vez que você realizou a manutenção preventiva no seu aquecedor? O seu fogão está funcionando normalmente? A pressão do gás está ok?

      Antes de mais nada, é importante destacar que esse aquecedor é bem antigo, inclusive trata-se de um modelo que já saiu de linha.
      De qualquer forma, o que faz o aquecedor ligar e desligar muitas vezes é a pilha fraca ou a qualidade da pilha.
      Eu recomendo você trocar a pilha, de preferência por uma pilha Alcalina ou Duracell nova.

      Até pelo equipamento ser mecânico o problema parece mesmo ser a pilha, recomendo você trocar a pilha. Muito provavelmente você vai conseguir resolver o problema.

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

  • Boa tarde Thiago,obrigado pelas informações,este aquecedor Sakura SH 618,veio na casa e estamos usando a 16 anos,nunca deu problema e nunca foi feita manutenção nenhuma,só troca de mangueiras,usa Glp de 45 kg só para ele,fechei todos os registros de água quente da casa,ainda não testei hoje,posso colocar duas pilhas,não tem problema?será que resolve?pois não acho pilhas grandes alcalinas nem Durável.obrigado

    • Boa tarde Paulo. Muito obrigado pelo contato.

      Pelo seu relato o problema parece ser esse sim. O que faz o aquecedor ligar e desligar muitas vezes é a pilha fraca ou a qualidade da pilha.
      Eu recomendo você trocar a pilha, de preferência por uma pilha Alcalina ou Duracell nova. Recomendo você trocar as pilhas por novas e fazer o teste, acredito que vai conseguir resolver o seu problema.

      Aproveitando o seu contato, recomendo a leitura de outro artigo em nosso blog: https://aquecenorte.com.br/blog/manutencao-preventiva-2/

      Tente trocar as pilhas por novas e faça o teste. De preferência com Duracell ou Alcalinas.

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

  • Boa tarde Paulo,
    O meu aquecedor é um Komeco KO 20. Nas torneiras da pia da cozinha e do tanque ele mantém a temperatura que foi colocada mas no banheiro não, depois de um tempo a temperatura diminui. O que poderia ser isso? Estranho que é apenas no chuveiro que a temperatura não se mantém.

    • Bom dia Raquel. Muito obrigado pelo contato.

      Recomendo você verificar se você tem ducha higiênica ou mesmo o misturador, que podem estar abertos.
      Quando isso acontece vai passando mais água e consequentemente vai diminuindo a temperatura.

      O problema tem relação com ducha higiênica aberta ou banheiro desativado com registros abertos.
      Vou tentar detalhar como acontece. A ducha higiênica tem gatilho que funciona como registro quando você aperta o gatilho e sai água correto?
      Quando você deixa ele normal ele fecha o fluxo de água. Agora imagine os dois registros de água abertos (água quente e água fria). Quando você abrir a água quente no chuveiro a água quente do misturador perde pressão aonde a água fria acaba “invadindo” a tubulação de água quente e acaba temperando a água no chuveiro, ficando assim gelada.

      Verifique inicialmente essas possibilidades, acredito que vai resolver o seu problema.

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

  • Olá boa tarde ! Tenho muita pressão de água quente porém ele inicia esquentando e logo apaga a chama mesmo sem eu acionar a fria ! Fechei Ducha higiênica como recomendado fechei registro de banheiro desativado e nada resolve ! Percebi que a pressão da água fria é muito menor no chuveiro ! Isso pode causar o problema? Meu aquecedor é a pilha mas olhei lá e a faísca de acender chama é boa ! O gás continua passando porém a chama apaga ! O que poderia estar aconteceu para ficar apagam a chama durante o banho porque na torneira isso não ocorre nem no fogão

    • Boa noite Regis. Muito obrigado pelo contato.

      Quando foi a última vez que você realizou a manutenção preventiva no seu equipamento?

      Nesses casos é importante procurar uma assistência técnica autorizada pela marca do seu aquecedor a gás para executar uma revisão geral no equipamento. Vale ressaltar que todos os fabricantes de aquecedores a gás recomendam que seja feita uma manutenção preventiva no equipamento pelo menos uma vez ao ano.

      O problema em muitos casos é causado justamente pela diferença de pressão entre a água quente e a água fria e uma maneira efetiva de eliminar o problema é equalizar a pressão. Você pode equalizar pressão da água fria com a pressão da água quente restringindo um pouco o registro geral de água fria do seu banheiro. A maneira mais fácil de fazer isso é ir até o banheiro e abrir totalmente o registro de água quente da ducha.
      Dessa maneira você estará restringindo a passagem da água fria e gerando um ponto de perda de carga. Isso fará com que a pressão de água fria diminua. A ideia aqui é deixar a pressão da água fria o mais próximo possível da pressão da água quente. (No artigo em questão detalhamos isso).

      Apesar de menos provável ainda sim outra causa ou agravante para esse problema é a obstrução por sujeira. Com o tempo de uso o aquecedor a gás acaba acumulando sujeira dentro do equipamento. Muitas vezes essa sujeira acaba obstruindo a passagem da água. O que gera ainda mais perda de carga (diminuição da pressão da água).

      Se você tentou todas as soluções práticas descritas no artifo e o problema persistir, o ideal é acionar a assistência técnica para uma análise mais aprofundada no seu equipamento. Você pode entrar em contato com a nossa equipe de assistência técnica pelo telefone (11) 94138-3900 (O contato pode ser feito via Whatsapp) ou se preferir o contato pode ser feito via e-mail: assistencia@aquecenorte.com.br

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

    • Bom dia Daniela. Muito obrigado pelo contato.

      Esse problema é justamente causado pelo desequilíbrio hidráulico, e ele está acontecendo justamente por você misturar água fria. Acontece que a normalmente a água fria tem mais pressão que a água quente, então ela acaba impedindo a passagem da água quente e o que chega na sua ducha é apenas água fria.

      O mais indicado é que você evite o uso de água fria, regulando seu aquecedor já na temperatura desejada. Se ele for um aquecedor digital isso é bem fácil, já que no display digital você consegue configurar uma temperatura exata.

      Para te ajudar, recomendo a leitura de outro artigo em nosso blog: https://aquecenorte.com.br/blog/regular-aquecedor-a-gas/

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

  • Uso o aquecedor de passagem para aquecer um boiler, e gostaria de saber como faço para o aquecedor ficar ligado alem dos vinte minutos. Como desativar este dispositivo que desliga o aquecedor, e para que serve este tipo de temporizador? Só a Rinnai tem este dispositivo e quando comprei o aquecedor não percebi esta “segurança” japonesa.

    • Boa tarde João. Muito obrigado pelo contato.

      O seu caso é um pouco estranho. Você não especificou o modelo de aquecedor de passagem que você utiliza para fazer o sistema de aquecimento com o boiler, a Central Térmica. Ao que parece você utiliza um aquecedor mecânico, que você utiliza para aquecer o boiler. É importante destacar que o aquecedor mecânico não é indicado para fazer o sistema de aquecimento da Central Térmica, tem que ser um aquecedor eletrônico de ajuste de temperatura. Esse aquecedor está desligando em vinte minutos pois ele começa a entrar água quente por ele, e a temperatura na ponta ultrapassa a temperatura do sensor.

      E não pode desativar esse sensor, esse sensor é muito importante no sistema, mas não é de 20 minutos. A um delta (diferencial de temperatura) de 70 graus, se a temperatura passar de 70 ele desliga. Então se esse aquecedor for um aquecedor mecânico não é o indicado, pois jamais podemos desativar nenhum dispositivo de segurança dos aquecedores, você tem que comprar um aquecedor que atenda corretamente esse tipo de sistema.

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

  • Matéria muito esclarecedora. perguntas e respostas de uma fantástica utilidade. PARABÉNS. minha pergunta é a mesma do Everton B. de Jesus feita em 03 deste mês de maio Obrigado

    • Boa tarde Egidio. Muito obrigado pelo feedback positivo.

      São relatos como esse que nos motivam a continuar o nosso trabalho diário, sendo em busca da excelência em nosso atendimento.
      Continue acompanhando o nosso blog, logo teremos novidades.

      Um excelente domingo

  • Olá, boa noite
    meu aquecedor RINNAI acabou desligando no meio do banho provavelmente por conta de um desequilibrio hidraulico.
    Estou tentando realizar os passos citados mas não consigo. Poderia colocar um passo a passo? Fico no aguardo 😉

    • Boa tarde Jorge. Muito obrigado pelo contato.

      O desequilíbrio hidráulico nada mais é do que uma diferença acentuada de pressão da água durante o momento de mistura. No nosso caso é a diferença de pressão entre a água quente e a água fria. Por exemplo se a água quente tiver uma pressão menor que a água fria.

      Sempre recomendamos para nossos clientes que utilizem apenas água quente em seus banhos, evitando misturar água fria. Pra isso é preciso regular a temperatura correta no aquecedor a gás. Nos aquecedores a gás digitais isso é bem fácil de fazer. Já que em seu display digital podemos configurar a temperatura exata de banho. No entanto nos aquecedores a gás mecânicos nem sempre essa tarefa é fácil, já que seu controle é manual.

      Independente do aquecedor a gás ser digital ou mecânico é bem comum as pessoas configurarem uma temperatura mais elevada para depois misturar água fria para achar a temperatura de água mais confortável para o banho. No entanto isso é ruim por dois motivos. O primeiro é o desequilíbrio hidráulico que descrevemos em um artigo específico sobre esse tema. E o segundo é o desperdício de gás, já que dessa maneira você estará esquentando a água a uma temperatura superior ao de uso para depois esfriá-la com água fria. Caso seja necessário a mistura de água fria, como no caso dos aquecedores a gás mecânicos que são mais difíceis de regular, recomendamos sempre abrir todo o registro de água quente e misturar o mínimo de água fria possível.

      De forma resumida, posso citar alguns pontos importantes para você:

      – Não misture água
      – Mantenha os registros de duchas higiênicas fechados
      – Verifique os registros de pontos desativados
      – Pontos interligados (Esse problema é mais raro, mas as vezes acabamos achando alguns casos assim nas residências de nossos clientes. As vezes para testar a tubulação algumas pessoas acabam interligando a tubulação de água quente com a da água fria)
      – Equilibre a pressão da água (Como a causa é a diferença de pressão entre a água quente e a água fria uma maneira efetiva de eliminar o problema é equalizar a pressão)
      . Pressurizar a água quente – Instalar uma bomba pressurizadora na entrada de água do aquecedor a gás costuma ser uma boa maneira de resolver o problema. Já que dessa maneira estaremos aumentando a pressão da água quente e nivelando com a pressão da água fria.
      . Baixar a pressão da água fria – Você pode equalizar pressão da água fria com a pressão da água quente restringindo um pouco o registro geral de água fria do seu banheiro.
      – Verificar possível sujeira no aquecedor a gás (Com o tempo de uso o aquecedor a gás acaba acumulando sujeira dentro do equipamento. Muitas vezes essa sujeira acaba obstruindo a passagem da água. O que gera ainda mais perda de carga (diminuição da pressão da água).

      Importante destacar que no caso de você ter tentado todas as soluções práticas descritas acima mas mesmo assim seu aquecedor a gás continua desligando durante o banho então será necessário entrar em contato com uma assistência técnica autorizada pela marca do seu aquecedor a gás.

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

  • Bom dia! Parabéns pelo site. Instalei um aquecedor a gás e notei uma grande redução na pressão de água fria. Se eu ligar somente a água fria, sem acionar o aquecedor, sai muito menos água do que anteriormente quando eu usava o mesmo chuveiro com eletricidade. Eu até entendo sair pouca agua quente por conta das restrições do aquecedor mas não entendo a relação com a água fria. Obrigado

    • Boa tarde Rafael. Muito obrigado pelo contato e pelo feedback positivo.

      Pelo o que eu entendi você tinha um chuveiro elétrico e usava apenas a água do chuveiro elétrico. Acredito que você more em um prédio, já que disse que tinha bastante pressão, e depois que instalou o aquecedor a gás percebeu uma diminuição na pressão quando você abre o registro da esquerda, que é agua quente. Isso é normal pois a água passa pelo aquecedor e ocorre a perda de carga, e depois essa água vai pro chuveiro.

      Agora se você só abre pura e exclusivamente água fria, ou seja, o registro da direita, não tem que ter a menor interferência. A não ser que o registro de água fria do banheiro ou o registro geral de água fria do seu apartamento esteja parcialmente fechado. Ou mesmo se você tiver obstrução como sujeira ou mesmo algum tipo de obstrução no seu chuveiro elétrico, ai obviamente pode sim cair a pressão. Agora o aquecedor ele não tem a menor possibilidade de interferir na pressão de água fria.

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

  • Tenho um Komeco de 22 Litros digital e um pressurizador para toda a rede que fica abaixo da caixa d’água. O aquecedor funciona.perfeitamente nas torneiras, porém no chuveiro fica muuuuuuito quente! Acho que passa dos 35 que é o mínimo, pois é difícil ficar em baixo! Quando abro a fria aí sim ferra tudo! Parece que a fria enche a tubulação não só do chuveiro, mas de toda a casa! Tenho que desligar tudo e aguardar um tempo para ligar novamente! Então leva. Tempo para começar a esquentar novamente! Mesmo que eu deixe o registro geral frio do banheiro quase fechado quando ligo a fria que tem é pressurizada acaba com o banho! O que devo fazer?

    • Boa noite Juliano. Muito obrigado pelo contato.

      Primeiro é preciso entender qual o modelo de bomba pressurizadora você tem, para ver se a sua bomba pressurizadora tem uma potência razoável, e depois se o filtro de água do aquecedor pode estar com sujeira ou mesmo obstruído. E isso diminuiria a pressão da água quente e facilitiria esse desligamento, e pelo o que você relatou você está com problemas na hora de misturar a água.

      Como você relatou que colocou 35 graus e ainda sim a água está muito quente, fica a impressão que a água está passando muito devagar pelo aquecedor, se a água está passando muito devagar ou é porque tem sujeira no filtro do aquecedor, ou tem sujeira na ducha ou você está com restritor de vazão de água na ducha. Como a ducha restringe a vazão de água, a água passa devagar no aquecedor e esquenta muito, ai você tem que abrir a água fria. Ou mesmo a sua ducha pode estar suja.

      Fica a impressão de que você está com sujeira no aquecedor, sujeira na ducha ou restritor de vazão de água na ducha e isso está fazendo a água circular com pouca velocidade e logo a água aquece muito. E principalmente porque você relatou que mesmo fechando o registro de água fria para controlar a pressão de água fria, se ainda assim a hora que você abre um pouco só a fria acaba com o seu banho, eu diria que 90% de certeza que você está com alguns desses problemas, como o restritor de vazão de água na ducha.

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

  • Boa tarde Thiago,já falei com vocês sobre meu Sakura 618 SH,desligava no meio do banho e ligava novamente,você me explicou que teria que colocar uma pilha Duracell,coloquei e agora não está aquecendo,só acende o piloto,tem gás no bujao,está baixo,este aquecedor tem mais de 16 anos e nunca foi feita manutenção,sempre funcionou normal,será que colocando um bujao cheio volta ao normal ou qual seria o problema,um técnico me orientou que teria que trocar a UCE e fazer uma revisão,será que trocando somente a UCE,volta ao normal?muito obrigado.Paulo

    • Boa noite Paulo. Muito obrigado pelo contato.

      16 anos sem realizar a manutenção preventiva no seu equipamento é algo preocupante. Afinal é durante a realização da manutenção preventiva que o técnico responsável realiza não apenas a limpeza do aquecedor a gás como também as devidas verificações em todos os componentes de segurança do aquecedor. O objetivo desse procedimento é justamente o de manter as condições ideais de funcionamento do equipamento.

      O mais recomendado no seu caso é acionar a assistência técnica autorizada para uma análise mais aprofundada no equipamento, até mesmo para atestar a necessidade da realização de uma manutenção corretiva no equipamento. Trata-se de um equipamento antigo e pode sim existir a necessidade de troca de peças e componentes do aquecedor, como a UCE (Unidade de Comando Eletrônico). Mas o ideal é sim o técnico fazer uma análise mais aprofundada no seu equipamento e uma revisão geral no aquecedor.

      Se estiver em São Paulo, você pode entrar em contato com a nossa equipe de assistência técnica pelo telefone (11) 94138-3900 (O contato pode ser realizado via Whatsapp) ou se preferir o contato pode ser realizado via e-mail: assistencia@aquecenorte.com.br

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

  • Boa tarde Thiago,já falei com vocês sobre o Sakura SH618 que desligava e ligava no meio do banho,ontem desligou e não ligou mais,só a chama do piloto acesa,coloquei uma pilha Duracell como você me orientou,e não liga mais,só a chama piloto acende,o nível do gás está baixo,pode ser isto ou como orientou um técnico que é a UCE que precisa trocar e fazer uma revisão,gostaria que me orientasse o que devo fazer? obrigado.

    • Boa noite Paulo. Muito obrigado pelo contato.

      16 anos sem realizar a manutenção preventiva no seu equipamento é algo preocupante. Afinal é durante a realização da manutenção preventiva que o técnico responsável realiza não apenas a limpeza do aquecedor a gás como também as devidas verificações em todos os componentes de segurança do aquecedor. O objetivo desse procedimento é justamente o de manter as condições ideais de funcionamento do equipamento.

      O mais recomendado no seu caso é acionar a assistência técnica autorizada para uma análise mais aprofundada no equipamento, até mesmo para atestar a necessidade da realização de uma manutenção corretiva no equipamento. Trata-se de um equipamento antigo e pode sim existir a necessidade de troca de peças e componentes do aquecedor, como a UCE (Unidade de Comando Eletrônico). Mas o ideal é sim o técnico fazer uma análise mais aprofundada no seu equipamento e uma revisão geral no aquecedor.

      Se estiver em São Paulo, você pode entrar em contato com a nossa equipe de assistência técnica pelo telefone (11) 94138-3900 (O contato pode ser realizado via Whatsapp) ou se preferir o contato pode ser realizado via e-mail: assistencia@aquecenorte.com.br

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

  • Boa noite, excelente matéria, no meu caso tenho um Lorenzetti 1600 D, em casa a instalação foi feita toda externa, a abertura da água quente é feita por uma haste, a ducha funciona perfeitamente misturando com a água fria, agora decidi instalar um chuveirinho, quando abro o chuveirinho a água fica muito quente, o que não ocorre na ducha, aí quando abro a água fria o aquecedor se desliga, o que seria ideal fazer para que abrir o chuveirinho, a água não ficasse muito quente e quando abrir a água fria não desligar o aquecedor?

    • Bom dia Alvaro. Muito obrigado pelo contato.

      Nem sempre o aquecedor a gás desliga por conta da mistura da água do próprio ponto de consumo. Qualquer ponto da hidráulica que interligue a tubulação de água quente com a da água fria pode causar esse problema. E é muito comum que isso aconteça com a ducha higiênica. Isso porque é bem comum as pessoas não fecharem os registros da ducha higiênica, já que ela possui um gatilho e a água só sai quando apertamos. Por isso inicialmente eu recomendo você se certificar de fechar ambos os registros depois de usar a ducha higiênica.

      Também recomendo você verificar possível banheiro desativado sem o chuveiro com misturador aberto. Quando recebemos o relato de pessoas com esse problema sempre perguntamos por banheiros desativados ou fora de uso. Pois é bem comum termos pontos de consumo de água desativados nesses locais. Mas o problema não é o ponto estar desativado em si. O que acontece é que como esses pontos estão fechados com um plug, então mesmo com o registro totalmente aberto não sairá água. E se ambos os registros, tanto de água fria como de água quente, estiverem abertos isso interliga a tubulação. Dessa forma a água fria vai invadir a tubulação de água quente e se misturar fazendo com que a água chegue morna ou fria no ponto de consumo.

      Então por favor certifique-se que ambos os registros desse ponto desativado estejam completamente fechados. O que eu recomendo você fazer é verificar as duchas higiênicas, para verificar se tem alguma aberta ou se existe algum banheiro desativado que pode estar com os dois registros abertos e com um plug em cima onde fica localizada a ducha.

      Quando foi a última vez que você realizou a manutenção preventiva no seu aquecedor? Com o tempo de uso o aquecedor a gás acaba acumulando sujeira dentro do equipamento. Muitas vezes essa sujeira acaba obstruindo a passagem da água. O que gera ainda mais perda de carga (diminuição da pressão da água).
      É bastante improvável que essa seja a a causa do aquecedor a gás desligar durante o banho. Mas não é incomum isso agravar ainda mais o problema de desequilíbrio hidráulico.

      Inicialmente o mais indicado é analisar esse pontos que mencionei pra você, e claro tentar todas as soluções práticas descritas no artigo. Mas caso mesmo assim seu aquecedor a gás continue desligando durante o banho então será necessário entrar em contato com uma assistência técnica autorizada pela marca do seu aquecedor a gás.

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

    • Bom dia Alexandre, muito obrigado pelo feedback positivo sobre o nosso conteúdo!

      O valor da manutenção preventiva aqui na Aquecenorte está em R$ 280 reais, porém se você comprou o seu aquecedor conosco você ganha 20% de desconto na realização da manutenção preventiva.

      Se estiver em São Paulo, você pode entrar em contato com a nossa equipe de assistência técnica pelo telefone (11) 94138-3900 (O contato pode ser realizado via Whatsapp) ou se preferir o contato pode ser realizado via e-mail: assistencia@aquecenorte.com.br

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

  • Tenho um aquecedor Rinnai REU-157 ele liga normal e de uma hora para outra ele esquenta demais ou fica frio e depois volta. Na minha cidade não tem nenhum técnico que mexe com aquecedor, um pedreiro que já instalou aquecedores falou que pode ser a UCE do aquecedor, será que pode ser isso mesmo?

    • Boa tarde Julio, tudo bem?

      Pode ser UCE sim ou outro componente com defeito, mas inicialmente não parece ser isso.

      Como está a regulagem do seu aquecedor a gás? Digo, as posições de seus botões. Pergunto isso porque o que parece estar acontecendo é o seguinte: o consumo de gás pode estar no máximo enquanto o fluxo de água no mínimo, isso faz com que o aquecedor forneça a maior temperatura possível. Aí na hora do banho, porque a água está muito quente, o registro de água fria é aberto. Mesmo abrindo pouco esse registro não é suficiente para temperar a água, então se abre mais e mais o registro de água fria. Isso faz com que a pressão da água fria seja muito maior que a água quente (que já está com pouco fluxo) funcione como uma barreira para a água quente, que não chega até o ponto de consumo. Por isso essa variação de muito quente ou muito frio.

      Antes de partir para uma substituição de componente sugiro tentar regular o aquecedor a gás para uma temperatura morna e tentar usa-lo apenas abrindo o registro de água quente. Teste assim e observe se o problema continua.

      Espero ter ajudado.

  • Meu aquecedor komeco parou de acionar ligando somente a torneira, e depois parou ligando somente o chuveiro. Ele aciona ligando chuveiro e torneira ao mesmo tempo, mas desliga depois de um tempo.

    • Bom dia Sara, tudo bem?

      O aquecedor a gás precisa de um volume mínimo de água e uma pressão mínima de água para seu acionamento. Então como gradualmente seu equipamento parou de ligar acionando apenas um dos pontos o que podemos concluir é que deve estar com alguma obstrução por sujeira que reduz o volume e a pressão da água.

      Recomendo entrar em contato com uma assistência técnica na sua região para fazer um serviço de manutenção preventiva no equipamento e verificar também os pontos de consumo. Mas aparentemente seu aquecedor está atuando no limite mínimo de vazão e/ou pressão de acionamento. Sendo assim, o ideal seria também a instalação de um mini pressurizador para não haver mais esse problema.

  • Bom dia!
    Comprei um aquecedor a gas Komeco KO 07M, para substituir o antigo que estragou, mas na hora de tomar banho, mesmo ligando só a torneira de água quente ele não esquenta, fica uma água morna, quase gelada, o aquecedor liga a chama normalmente, inclusive coloquei no máximo o volume de gás e mesmo assim não esquenta, o que posso fazer.

    • Boa tarde Jéssica, tudo bem?

      O primeiro passo séria se certificar que o aquecedor em questão é do tipo de gás equivalente ao usado na sua residência. Se por exemplo, na sua residência o gás utilizado for o GN (Gás Natural, aquele encanado, aqui em São Paulo fornecido pela Comgás) e o equipamento for o GLP (Gás Liquefeito de Petróleo, o gás de botijão) é comum ocorrer esse tipo de situação descrita.

      E se o gás for o correto, um teste que a senhora pode fazer é colocar o equipamento no modo inverno, manter o volume do gás no máximo e colocar o volume de água no mínimo. Então teste e observe se a água sai quente.

      Algo que pode estar ocorrendo na sua residência é que capacidade desse aquecedor é de apenas 7 litros de água quente por minuto. Se sua ducha tiver uma vazão muito maior que isso o aquecedor realmente não dá conta de aquecer esse volume extra de água.

      Espero ter ajudado.

  • Opa boa noite.
    Meu problema e o seguinte, meu aquecedor e um LZ1600 da Lorenzetti a gás , digital.
    Quanto ao aquecimento está beleza, o problema e na hora de esfriar a água, pois meu registro e mono comando da Docol, quando abro o frio pra têmpera, ele desliga, como posso resolver isso.
    Sendo que a temperatura mínima e 36 graus e ainda continua quente.
    Um pressurizador na entrada de água quente poderia melhorar isso?
    Grato e no aguardo

    • Boa tarde Thiago, tudo bem?

      Sim. Igualar a pressão ajuda nesse quesito. Mas vale frisar que os registros mono comando são problemáticos nesse sentido.

      Sendo assim recomendo entrar em contato com uma empresa especializada para fazer as medições de pressão pra equilibra-las da melhor maneira possível.

  • bom dia, tenho um aquecedor Rinnai mod. REU-154 BR Dig. ele estava funcionando normalmente, mas agora do nada começou a desligar!!! É assim, ligo, ele esquenta e após 40 segundos ele desliga. já troquei a pilha e ligo só a água quente, a pressão é boa, moro no 12 andar em um prédio de 20 andares
    Obrigado

    • Boa tarde Jorge, tudo bem?

      O senhor já fez todas as recomendações desse artigo e mesmo assim o problema persistiu?

      As pilhas novas que o senhor utilizou eram pilhas alcalinas e de boa qualidade? Eram pilhas totalmente novas?

  • Boa tarde,
    Estou com problema no meu aquecedor a gás BOSCH GWH 160-B. A chama chega a acender quando eu ligo a água quente, mas apaga depois de 2 minutos e a água do banho fica completamente fria! Já realizei a troca das pilhas, mas não resolveu.

  • Boa noite, tenho um aquecedor a gás Lorenzetti e utilizado um botijão P13 para alimenta-lo. Mas vejo que depois de 2 semanas de uso a água já começa a ficar gelada (como se estivesse terminando o gás). Mas quando vou verificar o botijão ainda há gás, tanto que troco para o fogão para utilizar o restante do gás (que chega a durar por vários dias). Teria alguma forma de aproveitar melhor o botijão no aquecedor? (utilizo somente um botijão P13, mas tenho válvula para dois).

    • Boa tarde Julio, tudo bem?

      Qual o modelo do seu aquecedor a gás? Inicialmente seu relato nos leva a crer que o problema é justamente o fato de utilizar apenas um P13.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *