Aquecedor a gás desliga durante o banho: Entenda o desequilíbrio hidráulico

Aquecedor a gás desliga durante o banho: Entenda o desequilíbrio hidráulico
Ivan Barion Por:
Data de postagem Tempo aproximado de leitura 14 min
Powered by Cia Web Sites

Poucas coisas são mais frustrante do que chegar em casa depois de um dia cansativo e não conseguir tomar um banho porque o aquecedor a gás desliga durante o banho.

Não é atoa que no nosso artigo sobre os problemas mais comuns nos aquecedores a gás seja o número 1 em nosso site. Nesse artigo vamos focar em um problema que perturba muita gente: o seu aquecedor a gás desliga durante o banho. Em alguns casos o aquecedor a gás não chega a desligar, mas a temperatura do banho oscila demais, com ondas de água fria e água quente. Em outros casos a água fica sempre morna, nunca chegando a temperatura desejada.

Mas isso é um problema do aquecedor a gás? E por quê isso acontece?

A causa do aquecedor a gás desliga durante o banho: Desequilíbrio hidráulico

Como já dissemos em vários outros artigos os aquecedores a gás são equipamentos extremamente confiáveis, especialmente as versões digitais. Por isso é importante ressaltar que não se trata de um defeito propriamente do aquecedor a gás em si e geralmente está relacionado ao sistema hidráulico. A causa é um desequilíbrio hidráulico na hora de misturar água fria na água quente.

Mas o que é isso e como funciona?

A pressão da água fria e da água quente

O desequilíbrio hidráulico nada mais é do que uma diferença acentuada de pressão da água durante o momento de mistura. No nosso caso é a diferença de pressão entre a água quente e a água fria. Por exemplo se a água quente tiver uma pressão menor que a água fria. 

Caso você não entenda nada sobre pressão de água separamos esse artigo para você. Dito isto, vamos a explicação:

O maior responsável pela perda de pressão que a água quente terá é o próprio aquecedor a gás. Mas isso não é um defeito do aquecedor a gás e sim uma característica do seu funcionamento. O que acontece é que a água, para ser aquecida dentro do aquecedor, faz um verdadeiro zigue-zague. Essa mudança constante de direção somada ao atrito com as paredes da tubulação causam uma redução acentuada na pressão da água. Chamamos esse efeito de perda de carga.

Entendendo um pouco mais sobre a perda de carga

aquecedor_a_gas_desliga_durante_o_banho

Como pode ser observado na imagem acima a água fria entra no aquecedor a gás e percorre um caminho através da serpentina em volta da câmara de combustão, onde está a chama responsável pelo aquecimento da água. Aí depois de percorrer todo esse caminho ela sai quente do outro lado.

A perda de carga é um efeito natural que a água sofre ao passar por qualquer tubulação. Quanto mais longa e/ou mais curvas tubulação tiver, mais pressão a água vai perder. Mas esse efeito é bastante acentuado no caso dos aquecedores a gás, pois como podemos ver na imagem, a água percorre um caminho bastante tortuoso.

E isso vale tanto para o aquecedor a gás mecânico (como o da imagem) como o aquecedor a gás digital. O processo é o mesmo.

Tanto a água fria como a água quente tem a mesma origem, a caixa d’água ou em alguns casos uma bomba pressurizadora que alimenta a rede hidráulica. Mas a água quente por passar através do aquecedor a gás acaba perdendo pressão e isso gera um desequilíbrio no momento que a água quente se encontra com a água fria dentro da tubulação, normalmente no misturador de água.

Mas porque o aquecedor a gás desliga durante o banho?

Ok, você já entendeu o que é desequilíbrio hidráulico e o porque ele acontece. Mas ainda deve estar se perguntando porque essa diferença de pressão entre a água quente e a água fria faz com que seu aquecedor a gás desligue durante o banho. Mas antes de continuarmos precisamos explicar mais uma coisinha: o acionamento do aquecedor a gás.

Como o aquecedor a gás é acionado?

O acionamento do aquecedor a gás é algo bastante simples. Um componente chamado válvula de água, no caso dos aquecedores a gás mecânicos, ou fluxostato, no caso dos aquecedores a gás digitais, detecta a passagem de água que por sua vez aciona a chama responsável pelo aquecimento da água. O fluxo de água não só aciona o aquecedor a gás como o mantém ligado. Isso significa que quando o fluxo de água é interrompido (quando você fecha o registro de água por exemplo) o aquecedor desliga.

Apesar da tecnologia em si ser diferente, o funcionamento é similar tanto nas versões digitais quanto nas versões mecânicas.

Não entraremos nos pormenores do funcionamento do aquecedor a gás, a ideia aqui é só deixar claro que o aquecedor a gás só funciona quando existe uma movimentação de água dentro dele. Ou seja, quando você abre um ponto de água, seja uma ducha ou uma torneira, o aquecedor a gás liga automaticamente e quando você fecha o registro o aquecedor a gás desliga.

Restrição da passagem da água quente

Então já entendemos que a que a água quente, por passar dentro do aquecedor a gás, tem menos pressão que a água fria e que o aquecedor só funciona com fluxo continuo de água. O que acontece para o aquecedor a gás desligar durante o banho ou oscilar sua temperatura é a água quente enfrentar uma restrição em seu caminho.

Por conta de ter uma pressão menor, ou seja, menos força, a água quente não consegue competir com a água fria que está mais forte. Assim quando a água quente se encontra com a água fria dentro da tubulação, normalmente o misturador de água (como você pode ver na imagem abaixo) a água fria que possui mais força, restringe a passagem da água quente. Sendo assim a válvula de água ou o fluxostato entendem que não há mais fluxo de água, como se alguém tivesse fechado o registro, e por sua vez desligam o aquecedor a gás.

aquecedor_a_gas_desliga_durante_o_banho

Então como você pode observar na imagem acima o que acontece na verdade é algo bem simples. O fluxo de água fria (lado direito) as vezes é tão mais forte do que o fluxo de água quente (lado esquerdo) que acaba criando uma espécie de barreira e isso desliga o aquecedor a gás que só funciona com fluxo de água.

Em alguns casos menos graves de desequilíbrio hidráulico a restrição causada pela água fria não é forte o suficiente para desligar o aquecedor a gás, mas mesmo assim diminui demais o fluxo de água quente e por isso acaba predominando a mistura de água. O resultado é um banho com a água morna.

Tubulações diferentes, porém interligadas

Talvez você esteja se perguntando como é possível que a água fria se encontre com a água quente já que a tubulação da água quente é independente da tubulação da água fria. Na verdade a tubulação da água fria e a tubulação da água quente se encontram em todos os misturadores da residência.

Misturador de água

Essa é a maneira mais comum da água quente se encontrar com a água fria. O misturador de água é a tubulação que, como o nome sugere, permite a mistura de água quente com água fria. Você pode identificar a existência do misturador nos pontos de água onde existem dois registros, um de água quente e outro de água fria.

aquecedor_a_gas_desliga_durante_o_banho

Na imagem acima vemos um misturador de água montado externamente. Esse modelo é o mais comum que encontramos nas residências do Brasil. A diferença da foto para o que provavelmente você tem em sua casa é que numa residência normalmente essa tubulação estará dentro da parede e não fora.

No exemplo da imagem acima temos uma ducha como ponto de consumo, mas poderíamos ter uma torneira ou ducha higiênica. O principio é o mesmo.

Powered by Cia Web Sites

Também é importante ressaltar que hoje em dia é comum encontrarmos misturadores monocomando. Esses misturadores são bastante populares em torneiras gourmet e fazem a mesma função de misturador de água comum. Só que aqui temos um único registro ao invés de dois. Aqui ao invés de termos que abrir um registro exclusivo para a água quente e outro para a água fria, ajustamos a mistura de água de acordo com a direção que colocamos nesse único registro.

aquecedor_a_gas_desliga_durante_o_banho

Como evitar que o aquecedor a gás desligue durante o banho

Como você deve ter percebido acima a causa do aquecedor a gás desligar durante o banho é o desequilíbrio hidráulico. Então a maneira de evitar que esse problema aconteça é equilibrar a pressão tanto da água fria como da água quente ou não misturar água.

Não misture água

Sempre recomendamos para nossos clientes que utilizem apenas água quente em seus banhos, evitando misturar água fria. Pra isso é preciso regular a temperatura correta no aquecedor a gás. Nos aquecedores a gás digitais isso é bem fácil de fazer. Já que em seu display digital podemos configurar a temperatura exata de banho. No entanto nos aquecedores a gás mecânicos nem sempre essa tarefa é fácil, já que seu controle é manual.

independente do aquecedor a gás ser digital ou mecânico é bem comum as pessoas configurarem uma temperatura mais elevada para depois misturar água fria para achar a temperatura de água mais confortável para o banho. No entanto isso é ruim por dois motivos. O primeiro é o desequilíbrio hidráulico que descrevemos nesse artigo. E o segundo é o desperdício de gás, já que dessa maneira você estará esquentando a água a uma temperatura superior ao de uso para depois esfriá-la com água fria.

Caso seja necessário a mistura de água fria, como no caso dos aquecedores a gás mecânicos que são mais difíceis de regular, recomendamos sempre abrir todo o registro de água quente e misturar o mínimo de água fria possível.

Aquecedor desliga durante o banho
Ducha Higiênica: Misturador comum e Misturar Monocomando

Mantenha os registros de duchas higiênicas fechados

Nem sempre o aquecedor a gás desliga por conta da mistura da água do próprio ponto de consumo. Qualquer ponto da hidráulica que interligue a tubulação de água quente com a da água fria pode causar esse problema. E é muito comum que isso aconteça com a ducha higiênica. Isso porque é bem comum as pessoas não fecharem os registros da ducha higiênica, já que ela possui um gatilho e a água só sai quando apertamos.

Então sempre certifique-se de fechar ambos os registros depois de usar a ducha higiênica.

Verifique os registros de pontos desativados

Quando recebemos o relato de pessoas com esse problema sempre perguntamos por banheiros desativados ou fora de uso. Pois é bem comum termos pontos de consumo de água desativados nesses locais. Mas o problema não é o ponto estar desativado em si. O que acontece é que como esses pontos estão fechados com um plug, então mesmo com o registro totalmente aberto não sairá água. E se ambos os registros, tanto de água fria como de água quente, estiverem abertos isso interliga a tubulação. Dessa forma a água fria vai invadir a tubulação de água quente e se misturar fazendo com que a água chegue morna ou fria no ponto de consumo.

Então certifique-se que ambos os registros desse ponto desativado estejam completamente fechados.

aquecedor_a_gas_desliga_durante_o_banho
Ponto de consumo desativado com um plug

Pontos interligados

Esse problema é mais raro, mas as vezes acabamos achando alguns casos assim nas residências de nossos clientes. As vezes para testar a tubulação algumas pessoas acabam interligando a tubulação de água quente com a da água fria.

aquecedor_a_gas_desliga_durante_o_banho
Tubulação interligada com flexível

Aqui o princípio é o mesmo do descrito acima. A água fria por ter mais força acaba invadindo a tubulação de água quente e se misturando. Na maioria desses casos o aquecedor a gás não desliga durante o banho, mas a água fica somente morna, não subindo a temperatura mesmo que você regule o aquecedor a gás para o máximo.

Equilibrar a pressão da água

Esse talvez seja o jeito mais definitivo de resolver esse tipo de problema. Como a causa é a diferença de pressão entre a água quente e a água fria uma maneira efetiva de eliminar o problema é equalizar a pressão. E existem algumas maneiras de se fazer isso:

Pressurizar a água quente

Instalar uma bomba pressurizadora na entrada de água do aquecedor a gás costuma ser uma boa maneira de resolver o problema. Já que dessa maneira estaremos aumentando a pressão da água quente e nivelando com a pressão da água fria. Como a ideia aqui não é aumentar tanto a pressão, apenas nivela-la, não precisamos investir em bombas muito potentes. Normalmente bombas pressurizadoras pequenas de até 350W costumam resolver esse tipo de coisa.

aquecedor_a_gas_desliga_durante_o_banho
Bomba Pressurizadora Rheem de 120W instalada na entrada do Aquecedor a Gás

Baixar a pressão da água fria

Essa é a maneira mais simples e prática de resolver esse problema. E o melhor, aqui não precisaremos investir em novos equipamentos ou reformas.

Você pode equalizar pressão da água fria com a pressão da água quente restringindo um pouco o registro geral de água fria do seu banheiro.

A maneira mais fácil de fazer isso é ir até o banheiro e abrir totalmente o registro de água quente da ducha. Certifique-se que somente o registro de água quente esteja aberto. Então observe a pressão da água. Você pode fazer isso colocando a mão debaixo da água e sentindo a pressão e também pelo som que a água faz ao atingir o piso. Em seguida feche completamente o registro de água quente e abra completamente o registro de água fria. Você vai observar que a pressão da água fria será maior que o da água quente.

Mantenha o registro de água fria aberto e vá até o registro geral de água fria do seu banheiro. Vá fechando esse registro geral até que a pressão da água fria da ducha fique similar a pressão da água quente que você observou anteriormente.

Dica importante: fique atento para não se molhar!

Dessa maneira você estará restringindo a passagem da água fria e gerando um ponto de perda de carga. Isso fará com que a pressão de água fria diminua. A ideia aqui é deixar a pressão da água fria o mais próximo possível da pressão da água quente.

Sujeira pode ser a causa do porquê aquecedor a gás desliga durante o banho

Apesar de menos provável ainda sim uma causa ou agravante para esse problema é a obstrução por sujeira. Com o tempo de uso o aquecedor a gás acaba acumulando sujeira dentro do equipamento. Muitas vezes essa sujeira acaba obstruindo a passagem da água. O que gera ainda mais perda de carga (diminuição da pressão da água).

É bastante improvável que essa seja a a causa do aquecedor a gás desligar durante o banho. Mas não é incomum isso agravar ainda mais o problema de desequilíbrio hidráulico.

Nesses casos é importante procurar uma assistência técnica autorizada pela marca do seu aquecedor a gás para executar uma revisão geral no equipamento. Vale ressaltar que todos os fabricantes de aquecedores a gás recomendam que seja feita uma manutenção preventiva no equipamento pelo menos uma vez ao ano. A manutenção preventiva evita esse tipo de acúmulo de sujeira e outros problemas provenientes do uso natural do aquecedor a gás.

A solução para seus problemas

No caso de você ter tentado todas as soluções práticas descritas acima mas mesmo assim seu aquecedor a gás continua desligando durante o banho então será necessário entrar em contato com uma assistência técnica autorizada pela marca do seu aquecedor a gás.

Caso esteja em São Paulo ou proximidades nós da Aquecenorte podemos te ajudar. Temos mais de 18 anos de experiência de mercado e somos especialistas nos mais diversos tipos de aquecimento de água. Além disso somos assistência técnica autorizada de diversas marcas de aquecedores a gás. Marcas líderes de mercado como a Rinnai e a Rheem.

Basta entrar em contato através do nosso formulário de orçamento ou telefone: (11) 2262-9000. Caso preferir você também pode entrar em contato por Whatsapp clicando aqui!

Powered by Cia Web Sites

Ivan tem mais de 7 anos trabalhando na Aquecenorte na área de marketing, onde escreveu dezenas de artigos sobre aquecedores a gás e sistemas de aquecimento no geral e respondeu centenas de dúvidas dos leitores de todo o Brasil.

155 comentários em "Aquecedor a gás desliga durante o banho: Entenda o desequilíbrio hidráulico"

  1. Frederico disse:

    Tenho dois chuveiros no mesmo box os dois a gás , mas quando ligo os dois juntos o outro já fica frio , e logo em seguida os dois ficam frios o que pode ser ?

    1. Ivan Barion disse:

      Bom dia Frederico, tudo bem?

      Para uma resposta mais assertiva precisaria de mais informações sobre os equipamentos como por exemplo: marca e modelo do aquecedor a gás, vazão das duchas, etc.

      Mas de bate pronto, o que parece estar acontecendo é que o aquecedor a gás está subdimensionado para utilizar duas duchas simultaneamente.

  2. Marcos Guedes disse:

    Show de artigo!!
    No meu caso, a água fria tem menor pressão. Moro numa casa com 2 pavtos e tem uma bomba 1/3 CV no térreo, só para o aquecedor. Caso queira misturar para ficar morno, a água quente empurra a fria.
    Pergunto: trocando a bomba para uma de menor potência, funciona? Ou tenho que pressurizar a água fria?

    1. Ivan Barion disse:

      Bom dia Marcos, tudo bem?

      Em teoria sim. Mas teria que analisar se o aquecedor a gás continuaria funcionando com menos pressão.

      Idealmente, recomendamos pressurizar toda a rede hidráulica com uma única bomba pressurizadora. Infelizmente nem sempre isso é possível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja notificado sobre
nossas novidades e promoções
  • Aquecedor a gás desliga durante o banho: Entenda o desequilíbrio hidráulico
  • Aquecedor a gás desliga durante o banho: Entenda o desequilíbrio hidráulico