Meu aquecedor a gás demora para esquentar. O que fazer?

Meu aquecedor a gás demora para esquentar. O que fazer?
Thiago Beato Por:
Data de postagem Tempo aproximado de leitura 6 min
Powered by Cia Web Sites

Você já se perguntou o do por que o aquecedor a gás demora para esquentar? Poucas coisas são mais frustrantes do que estar ansioso por um bom banho e ter que esperar um tempão pra água esquentar. Se for no frio então isso se torna um pesadelo. Você fica ali parado tremendo com a mão estendida esperando a bendita água quente dar as caras. É horrível. Tem quem inclusive já esteja acostumado com esse obstáculo e já abra os registros antes mesmo de tirar a roupa.

Se não bastasse esse desconforto ainda existe a questão do desperdício de água. Em alguns casos mais extremos essa espera pode durar vários minutos antes da água quente finalmente começar a sair.

Mas será que isso é um defeito do seu aquecedor a gás?

Nesse artigo vamos focar em problemas normalmente encontrados por usuários de aquecedores a gás. São problemas que acabam gerando desconforto no momento do banho além de causar desperdício de água que pode e deve ser evitado.

Porque o aquecedor a gás demora para esquentar

Podemos adiantar de bate-pronto que dificilmente a demora para água esquentar é de fato um defeito do aquecedor a gás. Isso porque aquecedores a gás são equipamentos extremamente confiáveis, especialmente se estivermos falando dos modelos digitais, e aquecem a água quase que instantaneamente. O aquecedor a gás é capaz de aquecer a água em 2 ou 3 segundos.

Mas se o aquecedor a gás aquece a água tão rápido por que na minha casa devo esperar 2 minutos inteiros antes da água quente sair do meu chuveiro?  

Essa é uma pergunta bastante comum e a resposta é bem simples. Isso acontece porque na tubulação entre o aquecedor a gás e o ponto de consumo, como sua ducha por exemplo, a água utilizada no banho anterior esfria e fica acumulada. Antes da água quente, que vem do aquecedor a gás, chegar até a ducha ou torneira toda essa água fria precisa sair.

aquecedor_a_gas_demora_para_esquentar
Nesse desenho a água fria é representada pela cor azul enquanto a água quente é representada pela cor vermelha

Então como você pode observar no desenho acima quando você abre o registro para tomar um banho o aquecedor a gás esquenta a água muito rapidamente, e essa água quente tem que empurrar toda a água fria antes chegar de fato até a sua ducha.

Quanto maior a distância entre o aquecedor a gás e o ponto de consumo maior será o tempo de espera

Isso acontece porque quanto maior for a distância mais água fica acumulada na tubulação e mais tempo vai demorar para ela sair toda.

Quanto maior o diâmetro da tubulação maior será o tempo de espera

Pelo mesmo motivo citado acima, quanto maior o diâmetro da tubulação mais água ficará acumulada na tubulação.

Quanto menor a vazão da ducha maior será o tempo de espera 

Isso porque uma ducha de menor vazão de água vai demorar mais tempo para eliminar toda a água fria acumulada. Isso piora para as torneiras que possuem uma vazão bem menor.

Quanto menor a pressão da água maior será o tempo de espera

Existe uma relação direta entre a pressão e a velocidade da água. Isso significa que quanto menor for a pressão, mais lentamente a água vai percorrer a tubulação e mais tempo vai demorar para ser eliminada.

Desconforto total

Principalmente se você vem do banho no chuveiro elétrico ter que esperar 1, 2, até 5 minutos pra água esquentar é um incômodo muito grande. Pelo fato do chuveiro esquentar a água logo acima da sua cabeça ele não sofre dessa dificuldade.

Powered by Cia Web Sites

Essa situação desconfortável piora se você estiver com pressa. E como citamos no inicio desse artigo essa situação no frio é um verdadeiro martírio. 

aquecedor_a_gas_demora_para_esquentar
aquecedor a gás demora para esquentar

Desperdício de água

Além de ter que ficar esperando a água quente chegar até o ponto de consumo, outro problema aparece nessas situações: o desperdício de água. Existem casos mais extremos onde a água pode demorar até 5 ou 6 minutos pra chegar quente até a ducha. Julgando que uma ducha padrão possui em média uma vazão de 10 litros de água por minuto estamos falando de um desperdício de 50, 60 litros de água.

Estamos falando de 50 litros de água por banho, então se você toma dois banhos por dia são 100 litros/dia. O que resulta em aproximadamente 3.000 litros/mês por pessoa. Numa casa com três pessoas são 9.000 litros. Esse desperdício todo VAI impactar diretamente na conta de água ao final do mês, além de impactar o meio ambiente. É muita água simplesmente descendo pelo ralo.

Mas isso pode ser um defeito do aquecedor a gás?

É bastante improvável que seja um defeito do equipamento. No entanto alguns problemas no aquecedor a gás podem sim agravar essa dificuldade. Obstrução por sujeira, seja no aquecedor a gás em si ou na ducha, pode aumentar ainda mais esse tempo de espera para a água quente chegar.

Nesses casos uma revisão geral do equipamento pode amenizar essa longa espera.

Caso você tenha dúvida se seu aquecedor a gás demora para esquentar é um problema do equipamento em si ou das características de instalação hidráulica uma maneira bem simples de testar é fazer o seguinte:

Abra o registro de algum ponto de consumo de água quente. Então vá até o aquecedor a gás e segure o flexível de água quente, normalmente é o da esquerda. Verifique se o flexível está quente e o quanto tempo ele demorou para esquentar. Um aquecedor a gás funcionando corretamente vai esquentar em poucos segundos, como já citamos anteriormente. Só fique atento, pois dependendo da temperatura configurada no aquecedor a gás, depois de pouco tempo vai ficar bastante incomodo segurar o flexível quente, podendo até causar um pequeno acidente caso permaneça segurando por muito tempo.

O mais prático é efetuar esse teste em duas pessoas. Uma ficará responsável por verificar o flexível de água quente enquanto a outra verificará a temperatura da água saindo no ponto de consumo.

Otimize o uso do seu aquecedor a gás

Como mencionamos nos tópicos anteriores, espera-se com a instalação de um aquecedor a gás o máximo conforto e economia. Independente se for para a hora do banho ou mesmo para tarefas rotineiras. Ter água quente de forma rápida e eficiente é o que acaba fazendo as pessoas buscarem esse tipo de equipamento. Quando o aquecedor a gás demora para esquentar a frustração e o desconforto são muito grandes.

Diante de tudo o que foi exposto nesse artigo, com certeza você deve estar se perguntando: “Qual a solução para resolver todos os problemas?”. A solução mais óbvia é instalar o aquecedor a gás o mais próximo possível dos pontos de consumo. No entanto isso nem sempre é possível. Casas grandes por exemplo possuem seus pontos de consumo espalhados. Uns estarão mais próximos, outros bem distante.

Nesses casos podemos recorrer aos sistemas de recirculação de água quente. E você pode saber mais sobre eles nesse artigo aqui!

Powered by Cia Web Sites

48 comentários em "Meu aquecedor a gás demora para esquentar. O que fazer?"

  1. Gislaine disse:

    Bom.dia, adorei o artigo, mas ainda fiquei com uma duvida. Moro em um condominio e a agua quente demora muito para chegar. Minha ducha tem um misturador unico. Fico sempre na duvida.se e melhor abri-la totalmente pro quente ou se o mais economico seria uma variacao do morno para esperar ate a agua fria sair do cano. Moro so e minha conta esta.vindo alta.
    Muito obrigada

    1. Ivan Barion disse:

      Bom dia Gislaine, tudo bem?

      Digamos que a sua ducha tenha uma vazão de 10 litros de água por minuto. Ou seja, a cada 1 minuto a ducha consegue liberar 10 litros de água. Vamos assumir que na tubulação entre o aquecedor a gás e a ducha fique acumulado 20 litros de água. Significa que antes da água quente chegar, primeiro 20 litros de água precisam sair.

      Se no seu registro monocomando você abrir só a água quente, no máximo da abertura, demorará 2 minutos pra essa água fria que fica acumulada na tubulação sair completamente. Agora se você posicionar o registro monocomando no meio para que ele misture a água da tubulação que vem do aquecedor e da tubulação que vem da caixa d’água, então você estará dividindo a vazão da ducha entre as duas tubulação. Significa que 50% da água vem da tubulação do aquecedor, e 50$ da caixa d’água.

      Então, se antes você demorava 2 minutos pra eliminar toda a água fria acumulada na tubulação entre o aquecedor e a ducha, agora você vai demorar 4 minutos. Mas agora você também estará utilizando a água fria da caixa d’água. Ou seja, vai demorar mais e você vai desperdiçar mais água.

      Tenha em mente que essa água acumulada vai ter que sair. Abrir pouco o registro ou misturar a água não vai mudar esse fato. Então o melhor é abrir somente a água quente.

  2. Juliana disse:

    Boa noite tudo bem?adorei o artigo e estou com uma dúvida em relação ao gasto de gás. Não achei nenhum artigo sobre.
    É que nos mudamos para uma casa com aquecimento a gás, e só usamos gás no chuveiro, somos 3 pessoas e um botijao de gás de 45 durou dois meses e meio, é normal ou tem algum vazamento?lembrando q usamos somente agua quente no chuveiro.

    1. Ivan Barion disse:

      Bom dia Juliana, tudo bem?

      Eu fiz uns cálculos por cima aqui e a média de consumo é essa mesma.

      Utilizando uma ducha de vazão padrão e levando em consideração 3 banhos por dia de aproximadamente 10 minutos cada, com uma temperatura média de banho o consumo foi de 18 kg/mês. Então seria isso mesmo, um P45 a cada 2 meses e meio.

      Espero ter ajudado,

  3. Alberto Silva disse:

    Olá. Estou projetando a construção de uma casa. Existe uma distância “recomendada” entre o aquecedor e os pontos de água, para que não demore muito a esquentar? Sei que depende de diâmetro e tudo mais, mas pra uma casa comum existe uma méida de distância maxima recomendada? Muito obrigado e parabens pelo otimo artigo

    1. Ivan Barion disse:

      Bom dia Alberto, tudo bem?

      Não existe uma métrica padrão. A gente recomenda a menor distância possível para não haver demora na chegada da água quente nos pontos de consumo. Mas isso varia muito de acordo com alguns fatores como bitola da tubulação e vazão das duchas.

      Fiz uns cálculos rápidos aqui para termos um exemplo ilustrativo:
      Digamos que você esteja utilizando uma tubulação de 3/4″ e uma ducha com vazão de 10 l/min.

      Se essa tubulação percorrer um trajeto com 10 metros do aquecedor até a ducha teremos aproximadamente 20 litros de água armazenada no trajeto.

      Isso significa que uma ducha de 10 l/min de vazão demorará 2 minutos para escoar toda a água fria acumulada na tubulação antes da água quente chegar.

      Se esse fosse seu caso, já seria interessante pensar na instalação de um sistema de recirculação de água quente na residência.

      Aqui falamos um pouco dessa solução:

      https://aquecenorte.com.br/blog/sistema-de-recirculacao-de-agua-quente/

      Espero ter ajudado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja notificado sobre
nossas novidades e promoções
  • Meu aquecedor a gás demora para esquentar. O que fazer?
  • Meu aquecedor a gás demora para esquentar. O que fazer?