Conheça o aquecedor a gás de fluxo balanceado
No artigo anterior falamos sobre os perigos de instalar um aquecedor a gás comum em banheiros e outros locais confinados. Infelizmente por desconhecimento e falta de informação trata-se de uma prática recorrente e que já levou pessoas a perderem suas vidas. Então nesse artigo iremos apresentar o aquecedor a gás de fluxo balanceado como a solução ideal para instalação em ambientes fechados. Seja com pouca ou nenhuma ventilação, assim como o banheiro.
Além disso vamos focar nas suas características e também nas diferenças para um aquecedor a gás comum.
O que é aquecedor a gás de fluxo balanceado?
Diferente dos aquecedores a gás comuns o aquecedor a gás de fluxo balanceado é o único modelo que pode ser instalado com segurança dentro do banheiro. Vale ressaltar que ele também pode ser instalado em outros ambientes fechados que não possuam ventilação permanente.
A principal diferença do aquecedor a gás de fluxo balanceado diz respeito a forma como ele é construído. Trata-se de um equipamento lacrado hermeticamente para que seu interior não tenha contato com o ambiente no qual ele foi instalado. Isso significa que enquanto os aquecedores a gás comuns utilizam o oxigênio do local para alimentar sua chama o aquecedor a gás de fluxo balanceado secciona esse oxigênio de uma área externa através de um duto e uma ventoinha dedicados exclusivamente a isso.
Basicamente existem dois tipos de aquecedores a gás de fluxo balanceado. O primeiro e mais comum são os aquecedores de modelo concêntrico. Eles possuem um duto menor (geralmente de 60mm) dentro de um duto maior (geralmente de 100mm). O primeiro, o interior, é responsável pela admissão do oxigênio. Enquanto que o segundo, o exterior, é responsável por expelir os gases queimados, o monóxido de carbono.
Já o segundo tipo é como o Rinnai E48 da foto abaixo. Possui duas aberturas na parte de cima. Uma é responsável pela saída de monóxido de carbono e a outra é responsável pela entrada de oxigênio.
Qual a diferença de um aquecedor a gás de fluxo balanceado para o aquecedor comum
Aqui chegamos a um tópico importante do nosso artigo. Acima falamos um pouco das diferenças técnicas, mas e as diferenças práticas?
O aquecedor a gás de fluxo balanceado pode ser instalado e utilizado em ambientes fechados. E o mais importante: sem colocar em risco a vida das pessoas. Como o equipamento puxa o oxigênio externamente não temos risco dele acabar com o oxigênio do local tornando o ar impróprio para as pessoas.
Outra diferença é que como o equipamento é lacrado hermeticamente não temos o risco dos gases queimados voltarem pelo duto e vazarem pelo aquecedor a gás.
Talvez a última diferença marcante entre o aquecedor a gás comum e os equipamentos de fluxo balanceado é a respeito de seus dutos. No caso dos aquecedores a gás de fluxo balanceado deve-se usar sempre dutos rígidos. E não os flexíveis como no caso dos equipamentos comuns. Isso porque o duto rígido é mais resistente e durável, porem mais caro e mais difícil de instalar.
Quando instalar um aquecedor a gás?
Existem algumas situações onde não é mais possível instalar um aquecedor a gás comum. Seja ele digital ou mecânico e é imperativo a utilização de um aquecedor a gás de fluxo balanceado. Abaixo listaremos algumas dessas situações:
- Locais com área inferior a 6m², tendo ou não ventilação permanente;
- Locais fechados ou confinados sem ventilação permanente como banheiros por exemplo.
Isso não só é uma simples recomendação. Faz parte da norma brasileira que cobre a instalação de aquecedores a gás. Trata-se da NBR 13103 – Adequação de Ambientes Residenciais para Instalação de Aparelhos que Utilizam Gás Combustível. Vale ressaltar que ignorar as normas de instalação além de colocar sua saúde em risco também anula a garantia do equipamento. Garantia essa que no caso dos aquecedores a gás digitais é de 3 anos.
Vale ressaltar que o aquecedor a gás de fluxo balanceado possui um preço mais alto que o aquecedor a gás comum. Então recomendamos que se você tiver a possibilidade de instalar o aquecedor a gás em um local aberto ou com boa ventilação permanente opte pelo aquecedor a gás comum. Até porque ele é tão eficiente quanto mas muito mais em conta. Infelizmente em muitos casos isso nem sempre é possível e um aquecedor a gás de fluxo balanceado se faz necessário.
Considerações na hora de adquirir o aquecedor
Agora você já conhece um pouco mais sobre esse tipo de equipamento. Porém é importante ficar atento em algumas situações. Na dúvida se na sua casa é ou não necessário a instalação de um aquecedor a gás de fluxo balanceado procure uma empresa especializada para fazer uma análise mais aprofundada.
Além disso sempre procure empresas especializadas e credenciadas pelas marcas de fabricantes de aquecedor a gás para executar a instalação correta do seu equipamento.
Mesmo depois de ler esse artigo você ficou com alguma dúvida? Não hesite em comentar nos campos abaixo que faremos o possível para saná-la. Além disso temos mais um monte de artigos falando de vários aspectos dos aquecedores a gás e suas características. Assine nossa newsletter e receba novidades do nosso blog.
Quais modelos de aquecedores com fluxo balanceado podem ser instalados na cidade do Rio de Janeiro, isto é, são homologados pela Naturgy?
Bom dia Mauricio, tudo bem?
Não sei dizer. Sugiro o senhor entrar em contato com a própria Naturgy para verificar essa informação.
Eu preciso de im aquecedor balanceado para im chuveiro e duas torneiras.
Vcs tem este produto?
A instalação é em Santos.
Grata
Marisa Beraldo
Bom dia Marisa, tudo bem?
Temos aquecedores de fluxo balanceado sim. Os modelos que trabalhamos são de alta litragem. Acima de 40 litros de vazão. Normalmente para 2 duchas trabalhamos com equipamentos na faixa dos 20 litros de capacidade.
E também não fazemos a instalação em Santos, apenas na cidade de São Paulo.
Caso a senhora tenha interesse ainda sim, basta entrar em contato conosco através do número (11) 2262-9000, seja por ligação normal ou whatsapp.