Aquecedor a gás apita e desliga

Aquecedor a gás apita e desliga
Ivan Barion Por:
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Esse não é um tipo de chamado incomum para nós aqui na Aquecenorte. Pelo menos uma vez ao dia nossa assistência técnica recebe o relato que algum aquecedor a gás apitou e depois desligou. Mas afinal, o que isso significa? Quando o aquecedor a gás apita, isso significa que ele acabou de emitir algum código de erro.

Mas como não cansamos de falar, os aquecedores a gás são equipamentos extremamente confiáveis. Tanto é que mesmo atendendo dezenas de clientes diariamente na nossa assistência técnica apenas algo entre 20% e 30% são, de fato, defeitos dos equipamentos em si.

A grande maioria das dificuldades relatadas estão ligadas a problemas de instalação, dimensionamento ou má utilização do equipamento. Daí a importância de contratar apenas empresas especializadas para instalar seu aquecedor a gás. E também para te orientar quando as dificuldades aparecerem.

O aquecedor a gás apita e depois desliga

Esse é um problema bem comum. Você liga a ducha e a água até chega a esquentar, mas depois de pouco tempo o aquecedor a gás digital apita e desliga. Em seu display um código de erro é exibido:

Código 12: Insuficiência de Gás

Isso significa que o gás, o combustível usado pelo aquecedor para esquentar a água, está chegando ao equipamento, mas em uma quantidade inferior a necessária. E como dissemos no tópico anterior esse problema dificilmente está relacionado ao aquecedor a gás em si.

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Código E1: Insuficiência de Gás ou Falta Completa de Gás

Para equipamentos que tem esse padrão de códigos de erro (padrão chinês), o código E1 pode significar tanto a falta completa de gás, ou seja, não está chegando nenhum gás ao equipamento, o que faz o aquecedor nem acionar. Quanto a insuficiência de gás, onde o aquecedor recebe gás, liga, mas logo desliga e apita, isso ocorre uma vez que o gás que ele está recebendo não é suficiente para mantê-lo acionado.

Aquecedor  Rheem de Fabricação Chilena – 2018 

Os aquecedores a gás da Rheem mais recentes (de 2018 em diante) de fabricação chilena mudaram seu padrão de código. Os equipamentos fabricados antes deste período possuem códigos de erro que começam com a letra E seguidos por um número. Exemplo: E1, E2, E8. Agora a letra E foi substituída pelo numeral 1.

Agora o código que anteriormente era o E1 passou a ser o código 11. Ressaltamos que isso pois pode causar confusão, já que fica parecido com o padrão de códigos japonês.

No caso desses aquecedores a gás da Rheem o código 11 equivale tanto a insuficiência de gás como falta completa de gás.

Assim como no caso do código E1 um jeito prático de saber a diferença dos problemas é observar o aquecedor.  É importante observar se ele liga e depois para de funcionar exibindo o código 11 ou se ele nem chega a ligar. Caso ele ligue antes de dar o problema (chegando a esquentar a água, mesmo que parcialmente) o problema é insuficiência de gás. Já se ele não chega a ligar o problema é falta completa de gás.

Possíveis causas no aquecedor a gás apita

Como na maioria dos casos o problema não está no aquecedor a gás em si, as causas, e por consequência suas soluções, costumam ser simples.

Registro de gás parcialmente fechado

Pode parecer bobo, mas muitas vezes o problema é tão simples quanto um registro de gás não totalmente aberto. Essa não é uma causa tão incomum, principalmente se na sua casa tiver crianças pequenas e curiosas.
Então antes de mais nada verifique se o registro de gás do aquecedor e o registro geral da residência estão totalmente abertos.

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Sistema de abastecimento de gás mal dimensionado

Quanto maior a capacidade e quanto maior a temperatura, mais gás o aquecedor vai precisar para funcionar. Isso significa que se seu abastecimento de gás não estiver dimensionado corretamente seu sistema não vai funcionar como deveria.

Esse é outro problema comum, especialmente no caso dos aquecedores a gás do tipo GLP, aqueles que utilizam gás de botijão.

As vezes por um problema de espaço ou simplesmente ignorância, é instalado uma quantidade e modelo de cilindros inferiores aos necessários.

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Por exemplo, um aquecedor a gás de 20 litros precisa de pelo menos dois botijões P13 ou um P45. Mas não é incomum encontrarmos residências utilizando apenas um P13.

Pior durante o inverno

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Como seu nome completo sugere, Gás Liquefeito de Petróleo, o GLP trata-se na verdade de um liquido. Esse liquido fica armazenado dentro dos botijões onde passa por um processo de evaporação. Ou seja, passa do estado líquido para o gasoso e depois é consumido, seja pelo fogão ou pelo aquecedor a gás.

No entanto existe uma taxa de evaporação. Essa taxa varia de acordo com o tamanho, pressão e temperatura do cilindro. Quanto maior o cilindro, maior a quantidade de liquido que ele consegue transformar em gás.

A temperatura também influencia nesse fator. Quanto maior a temperatura, mais rapidamente o processo de evaporação acontecerá. O inverso também é real. Por isso no inverno e em lugares com climas frios temos um aumento considerável de problemas se insuficiência de gás com os aquecedores a gás.

Então é muito comum que aconteça o seguinte:

Durante climas quentes, como no verão por exemplo, um único botijão P13 consegue, mesmo no seu limite, atender a demanda do aquecedor a gás. Porém quando o clima esfria a água chega mais fria até o aquecedor e as pessoas precisam de temperaturas maiores para um banho confortável. Além disso a taxa de evaporação cai de velocidade devido ao clima frio.

Assim o abastecimento de gás que já estava trabalhando em seu limite não suporta o aumento de demanda e os códigos de erro aparecem.

Medidor ou regulador de gás errado

Mas não é somente a quantidade e modelo dos cilindros de gás que devem ser levados em conta no dimensionamento de abastecimento do aquecedor a gás. Os medidores de gás (no caso dos modelos de Gás Natural) e os reguladores de gás (no caso dos modelos GLP) devem estar de acordo com a demanda.

Instalar o medidor ou regulador de gás incorreto pode comprometer a alimentação de gás do aquecedor e causar os tão inconiventes códigos de erro E1 ou 12.

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A Solução para o aquecedor a gás apita

Caso você não esteja muito certo dos reais motivos do porquê seu aquecedor a gás apita e depois desliga acusando o código E1 ou código 12 o mais prudente é entrar em contato com o fabricante ou uma assistência técnica autorizada.

Como você já deve ter percebido, muita coisa pode ser resolvida apenas com a orientação apropriada. Sem a necessidade de uma visita técnica.

Se precisar, também podemos te orientar a resolver seu problema. Pra isso tenha em mãos a marca e modelo do seu aquecedor a gás. Também será necessário saber se ele é do tipo GN ou GLP. Essas informações são facilmente obtidas em etiquetas no próprio aquecedor a gás.

Além disso, fotos também podem ser bastante uteis nessa hora.

Entre em contato conosco!

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Ivan tem mais de 7 anos trabalhando na Aquecenorte na área de marketing, onde escreveu dezenas de artigos sobre aquecedores a gás e sistemas de aquecimento no geral e respondeu centenas de dúvidas dos leitores de todo o Brasil.

87 comentários em "Aquecedor a gás apita e desliga"

  1. Nélson Antônio Avozani disse:

    Boa noite!
    Meu Aquecedor Rheen 22 l começa aquecer a água, apita , código 12 e desliga!
    O que devo fazer?

    1. Ivan Barion disse:

      Bom dia Nélson, tudo bem?

      Se as soluções sugeridas no artigos não surtiram efeito, então recomendo ao senhor entrar em contato com uma assistência técnica autorizada pela Rheem e solicitar a análise de um técnico in loco.

      Espero ter ajudado.

  2. FABIO FEOLA disse:

    DESDE A INSTALAÇÃO DO EQUIPAMENTO (Rheem 45L), O APARELHO FUNCIONOU COM UM BOTIJÃO P45 E NÃO TEVE PROBLEMAS, PORÉM QUANDO ESTAVA NO FINAL DO GÁS, COMEÇOU A OSCILAR A TEMPERATURA. FIZEMOS A TROCA DO BOTIJÃO E ADICIONAMOS MAIS UM P45 A INSTALAÇÃO, ACREDITANDO MELHORAR A QUESTÃO DA TEMPERADURA MAS PIOROU. O TEMPO TODO DESLIGAVA A CHAMA E APRESENTAVA O ERRO 12, MUDANDO PARA 11.
    HÁ 15 DIAS, NÃO ASCENTE MAIS A CHAMA E ESTAMOS SEM AQUICIMENTO NOS CHUVEIROS DA CASA.
    EM CONTATO COM AS ASSISTÊNCIAS TÉCNICAS CADASTRADAS NO MANUAL E CERTIFICADO DE GARANTIA, NENHUMA ATENDE NOSSA REGIÃO E COM ISSO, NÃO TIVEMOS ASSITÊNCIA.
    A INSTALAÇÃO APARENTA ESTAR CORRETA (ENVIAMOS FOTOS)
    PRECISAMOS DE SOLUÇÕES PARA PODERMOS USUFRUIR DO EQUIPAMENTO QUE COMPRAMOS E PRATICAMENTE NÃO USAMOS

    AGRADEÇO DEMAIS SE PUDER ME AUXILIAR
    MUITO OBRIGADO

    1. Ivan Barion disse:

      Bom dia Fabio, tudo bem?

      A princípio, mesmo com uma bateria com 2 botijões, o abastecimento está subdimensionado. Um Rheem RDB 45 consome por hora 5,40 kg/h de gás em sua potência máxima. Já 2 botijões P45 entregam em média 2 kg/h (1 kg/h cada).

      Como eu citei, o consumo de 5,4 kg/h do equipamento é em sua potência máxima. O que para uma utilização residencial corriqueira, é algo raro. Por isso nesses casos costumamos calcular aproximadamente entre 60 e 70% do consumo máximo, o que daria algo entre 3,24 a 3,78 kg/h.

      Então dá pra dizer que por baixo que seu aquecedor, pra funcionar bem, precisa de uma bateria de 3 botijões P45, mas idealmente 4.

      Além desse problema, o ideal também seria fazer as medições de pressão de gás para saber se estão adequadas. Assim como o dimensionamento das tubulações de gás e sua infraestrutura, já que estamos falando de um equipamento de alto consumo de gás.

      O que recomendo ao senhor, já que não possui nenhuma assistência técnica próxima ao local, é tentar procurar um profissional gasista. Talvez seja o tipo de profissional mais acessível na sua região.

      Espero ter ajudado.

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