Água sem força. Entenda porque a água da sua casa não tem pressão

Nada é mais decepcionante de chegar precisando de um banho relaxante e ter um com a água sem força, fraca e com pouco volume. E não é só no chuveiro que a água precisa ter pressão. Também precisa estar presenta nas torneiras da casa para poder lavar uma louça adequadamente, na mangueira para conseguir lavar bem o carro.

Enfim, água sem pressão muitas vezes pode ser motivo para dor de cabeça – até porque em casos mais extremos pode chegar a queimar chuveiros elétricos e aquecedores de água.

Para entender melhor o problema, precisamos compreender como o sistema hidráulico de uma casa é composto: por duas tubulações. Uma que trabalha exclusivamente com a água potável, fazendo sua distribuição pela casa. E outra que trabalha apenas com a rede de esgoto, absorvendo a água descartada e encaminhando-a para a rede pública de coleta onde receberá o tratamento adequado.

Esse sistema hidráulico deve ser projetado com muita atenção no momento em que a casa é construída, para que o seu uso seja eficiente (não ocorrendo entupimentos, vazamentos e problemas com a pressão) e, inclusive, para que haja economia. Mas, muitas vezes, por diversos motivos, seja ainda na construção ou mesmo mais tarde pelo desgaste, alguns problemas podem surgir como a diminuição na pressão da água.

Quer entender melhor o que pode estar causando a baixa pressão da água aí na sua casa? Então continue a sua leitura que nós lhe explicaremos!

Agua_sem_forca
água sem força

1.Água sem força na Caixa d’água 

Para que haja uma boa pressão da água ao passar pelos canos, o ideal é que todo o sistema hidráulico da casa já tenha sido projetado de maneira adequada.  É esse sistema que impulsiona a água através de toda a rede de canos. Principalmente em direção ao chuveiro e ao vaso sanitário, que são as saídas que mais consomem a pressão desse sistema.

Mas afinal, como é que se projeta o sistema hidráulico para ter uma boa pressão na água? Isso é simples: a pressão dentro dos canos é determinada pela altura em que fica a caixa d’água. Pois quando posicionada em um ponto mais elevado do que a altura do seu chuveiro, por exemplo, a gravidade fará com que a água escoe pelos canos com mais força.

Apenas para esclarecer uma dúvida que muita gente tem quando falamos em caixa d’água e pressão:

Uma caixa grande não significa mais pressão na água, o que realmente importa é a altura dela. Quanto mais alto, melhor. E é por isso que muitos constroem um local alto para colocar a caixa d’água. Colocam-na em cima da casa, no sótão e etc. Uma caixa d’água grande apenas garantirá que você não fique sem fornecimento em casa no caso da sua região sofrer problemas com o abastecimento.

Agua_sem_forca
água sem força

2. Tubulação

Outro ponto muito importante que pode fazer toda a diferença na pressão da água é a tubulação. Como os canos estão posicionados. E, é claro, o seu estado de conservação também é um fator importante.

Se o encanamento já foi projetado com muitas curvas, dobras e emendas the link, é natural que a água perca pressão ao circular pelos canos. Quanto menos curvas os canos fazerem para ir da caixa d’água até o destino final (como torneiras, por exemplo) melhor.

Outro ponto que atrapalha muito a pressão da água quando o assunto é tubulação são os remendos feitos em alguns consertos. Por exemplo, e o próprio desgaste dos canos que, caso sejam muito antigos, podem já apresentar algumas falhas. Dificultando um pouco a passagem d’água e, assim, diminuindo a pressão.

 

3. Abastecimento público

Em muitos casos, a falta de pressão da água, que resulta na água sem força, se encontra na rede pública. Isso não necessariamente fará com que a pressão da água na sua casa seja fraca. Pois desde que o abastecimento público – mesmo que com a pressão deficiente – consiga levar a água até a caixa d’água e todo o sistema hidráulico da sua residência esteja funcionando adequadamente, não haverá interferência na pressão da água na sua casa.

O problema de um abastecimento público com pressão deficiente é que a água pode não estar conseguindo chegar como deveria até a caixa d’água. Assim causando um problema maior do que aquela água que sai sem pressão do encanamento. Mas sim a ausência completa dela na sua residência.

Reservatório secundário 

O melhor a se fazer para solucionar o problema é adotar um reservatório inferior de água, que é chamado de cisterna, ele deve ficar em um local baixo para que não tenha muitos problemas para encher devido à fraca pressão. Porém, a adoção da cisterna não exclui o uso da caixa d’água, que nesse caso será o reservatório superior.

Nesse sistema que utiliza dois reservatórios, a cisterna é abastecida pela rede pública e a caixa da água é abastecida pela cisterna. Com isso, é obrigatório o uso de um sistema elevatório para fazer a água do reservatório inferior subir para o reservatório superior. Sendo necessária a instalação de uma bomba de recalque.

É importante dizer que a utilização desse sistema com dois reservatórios só é indicado para aqueles locais onde realmente há um problema devido a baixa pressão da rede pública de abastecimento. O ideal mesmo é ter um único reservatório. Isso porque esse Sistema de Abastecimento Indireto com Bombeamento leva a um aumento no consumo de energia elétrica. Além de ser um investimento maior com os próprios reservatórios e as bombas utilizadas.

Agua_sem_forca
água sem força

4. Água sem força pode ser por causa de defeitos na bomba d’água

Se você usa o sistema hidráulico com dois reservatórios e uma bomba d’água, o problema da baixa pressão pode estar justamente na bomba que apresenta algum defeito.

Dentre os defeitos mais comuns na bomba d’água, que podem resultar ou não na diminuição da pressão da água, estão:

  • Instalação feita de maneira incorreta;
  • A bomba pode estar travada e, nesse caso, ela não gira;
  • A bomba girar no sentido contrário;
  • A rotação da bomba causar algum atrito;
  • A gaxeta pode ter sido muito apertada;
  • Não há tensão suficiente para alimentar a bomba;
  • Pode estar entrando ar no tubo;
  • A válvula de pé pode estar entupida;
  • O injetor da bomba pode estar obstruído;
  • A bomba utilizada não ser a correta para o sistema.

Tratando-se de alguma falha ou defeito na bomba, o ideal é entrar em contato com um técnico especializado. Sendo assim você evita problemas maiores, como a queima da bomba, por exemplo. Se tratando ainda das bombas, é importante escolher um bom modelo, de uma marca de qualidade e confiança. Isso vai garantir um bom resultado no sistema hidráulico da sua residência e nenhuma dor de cabeça!

Gostou do post? Ajudamos a identificar o problema com a pressão – ou melhor, falta de pressão – da água na sua casa? Separamos este artigo que explica melhor o que é pressão de água.

  • obrigados pela explicacao mas uma pergunta ,? quando a agua da rede e explorada pela Camara Municipal de MONTALEGRE na aldeia de Solveira e so abastece a nossa aldeia QUEM E QUE TEM QUE SUPORTAR ESSAS DESPESEAS se a Camara Municipal fez o depsito da agua no meio da aldeia com nivel inferior as casas e ha 38 anos que estamos a suportar as asneiras dos inconpetentes DIGAM-ME SE TEMOS DIREITO A RECURSO JURIDICO SOMOS UMA VINTENA NESTE CASO …….OBRIGADOS PELA RESPOSTA……….. CORDIALMENTE…………… MANUEL ALVES GONCALVES

    • Boa tarde.
      Minha sogra quer fazer uma obra na cozinha.
      Ela quer mudar a posição da torneira. Tirar a torneira da parede que está e instalar na parede oposta. Ela está com a ideia de descer o cano até o chão e subir até a outra parede.
      Pergunto, a pressão da água irá cair? Tendo em vista que a água fará um caminho maior para chegar até a outra parede e subir até a posição que será instalada.

      • Bom dia Hugo. Muito obrigado pelo contato.
        Toda infra-estrutura deve ser analisada pois curvas e diâmetros da tubulação interferem na pressão fornecida nos pontos de consumo.
        Apenas a análise de um técnico ou alguém especializado pode concluir o quão relevante isso influenciará na pressão final fornecida.
        Vale notar que metais sanitários também têm especificações quanto a pressão e vazão necessária para seu funcionamento. Desse modo caso a torneira seja trocada isso deve ser previamente analisado.
        Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais esclarecimentos.

    • Boa tarde Edson. Tudo certo? Muito obrigado pelo contato.
      O procedimento para eliminar o ar da tubulação é simples. Você precisa abrir todos os pontos de consumo que estão ligados a tubulação.
      Porém ressalto que esse procedimento pode ser demorado. Para evitar esse tipo de problema você terá que colocar uma bomba de pressurização.

      Espero ter esclarecido suas dúvidas.

      Abraços

  • Boa tarde. Tenho uma bomba de aquario que esta em um balde de 20 litros de agua. Eu preciso que ele irrigue a cada 1 hora uma plantação que está a uma altura de 1 metro. Da primeira vez ele funciona. Porém, quando para após 20 minutos, ele entra ar e impede que ele volte a funcionar 1 hora depois. Ele só funciona se eu retiro a bomba funcionando do balde, ela “pega ar”, e, ao colocar de volta, ela ganha força novamente para jogar a agua a 1 metro de altura e alimentar a plantação. Como poderia resolver esta situação?

    • Boa tarde Jonas. Muito obrigado pelo contato.
      Eu não tenho tanta experiência com pressurizadores de aquário, porém você precisa analisar melhor a condição ideal de trabalho desta bomba que você citou para evitar esse tipo de transtorno citado.
      Recomendo você entrar em contato diretamente com a autorizada responsável pela bomba para maiores esclarecimentos.
      Estamos à disposição para eventuais esclarecimentos.

    • Amigo, coloque uma forma de desativar a energia da bomba de recalque antes que chegue a própria bomba (Por exemplo: Uma boia interligada ao sistema de liga desliga por contato)…Pois toda bomba de aquarismo ela puxando ar ela não consegue retornar o sistema natural…apenas algumas bombas eletrônicas com vazão alta.

  • Bom dia estou com a pressão da água baixa na torneira de jardim, que vem água da rua, e a outra torneira do tanque está normal que vem água da rua TB, o que pode ser? Como resolver isso? Obrigada

    • Boa tarde Camila. Muito obrigado pelo contato.
      Pela minha experiência na área e o seu relato, acredito que possa ser obstrução na rede hidráulica da mangueira do jardim.
      Pois como você relatou ambos os pontos são abastecidos com água da rua, onde a pressão é igual para ambos.
      Recomendo você fazer uma análise mais aprofundada na sua rede hidráulica.
      Estamos à disposição para eventuais esclarecimentos. Espero ter ajudado.

  • Tenho um pressurizador com presostato mais não deu preçao em todas as torneiras, sera q posso por outro por fluxostato mais perto dessas torneiras ?

    • Boa tarde Robinson. Muito obrigado pelo contato.
      Pela minha experiência, mesmo se você colocar outro pressurizador mais próximo não vai funcionar.
      Isso porque pode ser que seja uma torneira com pouca vazão. O pressostato precisa de uma vazão mínima para ele funcionar, ele tem que se adequar a pressão mínima do seu pressurizador.
      Todo pressostato precisa de uma vazão mínima para o seu acionamento. Você por informar qual o seu modelo de pressurizador?
      Também recomendo você analisar o filtro da sua torneira, para verificar possíveis sujeiras. Se a sua torneira for de baixa vazão, isso pode dificultar o acionamento.
      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

      • Bom dia a caixa d’água nao fica
        tão alta como falam.porem coloquei a válvula pressurizada.Mais a agua so sai forte quando tem agua na rua;mais quando acaba sai muito pouca agua nas torneiras
        o que devo fazer.muito obrigado fico no aguardo

        • Bom dia Néia. Muito obrigado pelo contato.

          Você poderia fornecer mais informações sobre o seu problema e também sobre as características do local da sua residência (pontos de consumo, quantidade de torneiras).

          Qual a distãncia da caixa d’água até os pontos de consumo?

          Com essas informações fica mais fácil de elucidar o problema e também apresentar uma possível solução.

          Obrigado pelo contato. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

      • Estou tendo o mesmo problema! A torneira (gourmet) da cozinha, aciona de vez enquanto a bomba de pressão. Há algum acessórios para colocar na torneira e ter água com pressão?

        • Boa noite Rafaela. Muito obrigado pelo contato.

          Você está com pouca pressão apenas na torneira gourmet da sua cozinha?
          E os outros pontos de consumo da sua residência? Você mora em casa ou apartamento?

          Não ficou muito claro o trecho que você cita a torneira, “ela aciona de vez enquanto a bomba de pressão” …

          Essas perguntas ajudam a elucidar o problema e a encontrar uma solução.

          Aguardo o seu retorno. Estamos sempre à disposição para ajudar.

  • Boa noite!! Minha maquina de lavar roupas está com a pressão de água muito fraca, e demora um tempão para encher o nível mais baixo. o que pode estar acontecendo.

    Obrigada

    • Bom dia Elisete. Muito obrigado pelo contato.
      Existem duas alternativas para resolver esse problema.
      1- Colocar um pressurizador e pressurizar toda a rede, aumentando a pressão de água do sistema e consequentemente fazendo com que a máquina de lavar roupa encha mais rápido,
      2- Ou então podemos analisar a possibilidade de colocar uma eletromba de fluxo, para alimentar a máquina de lavar roupas individualmente. Para isso é necessário uma visita técnica para medir a pressão e fazer outros procedimentos de verificação no local.
      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais esclarecimentos.

  • Tudo bem?
    Meu estou entendendo o que está acontecendo com minha casa com baixa pressão de água. A caixa está alta, na caixa fiz 4 saídas para alimentar o barrete e coloque 1 registro/rede para cada cômodo. Mesmo assim está com pouca pressão, inclusive a água quente do boiler. Queria instalar uma bomba pressurizadora DEPOIS de uma válvula de retenção que colocaria após os registros dos cômodos no barrete, mas já ouvi de várias pessoas que isso pode fazer o boiler estourar. É verdade? O que faço? Obrigado.

    • Boa tarde Fernando. Muito obrigado pelo contato.
      É verdade que o boiler pode estourar sim. É importante destacar que para sistemas pressurizados é necessário utilizar um boiler de alta pressão.
      Com relação ao sistema de aquecimento, quando existe a necessidade de pressurizar a rede deve ser aplicado um sistema de aquecimento do tipo boiler em alta pressão, ou seja um sistema de aquecimento específioco para trabalhar pressurizado. Com relação a baixa pressão que você mencionou, devem ser analisados os metais sanitários que existem em sua residência, os diamêtros de tubulação da infra-estrutura hidráulica e os trechos de tubulação que a água percorre, pois todos estes fatores influenciam na pressão fornecida nos respectivos pontos de consumo.
      Aproveito para compartilhar um artigo de nosso blog onde explicamos as características do boiler de alta pressão: https://aquecenorte.com.br/blog/boiler-de-alta-pressao/

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais esclarecimentos.

  • Boa tarde moro em uma chácara e a da torneira da pia da cozinha não tem pressão nenhuma e sai pouca auga na lage da minha casa tem uma caixa de 1000 litros d agua já coloquei uma tubulação de 1/1,2 da caixa até a torneira e não funciona o que devo fazer.

    • Bom dia Edmar. Muito obrigado pelo contato.
      Aumentar o diâmetro da tubulação você diminui as percas de carga e aumenta a vazão da água. Se você tem muitos pontos simultâneos você consegue suprir esses pontos simultâneos porque essa tubulação comporta essa vazão. Então aumentar o diâmetro da tubulação só seria interessante pra você se a distância da caixa d´água até o ponto de consumo for grande e tiver bastante curvas dentro da perde. Isso porque quanto maior o diâmetro da sua tubulação menor será a perca de carga e consequentemnete você terá uma maior vazão na sua torneira.

      Caso essa sua torneira já tenha funcionado e atualmente esteja com problemas, é bem provável que seja sujeira no filtro da torneira ou até mesmo torneira instalada com flexível de 3 oitavos, um flexível bem fino. Então pode ser tanto uma obstrução no flexível quanto uma obstrução no filtro da torneira. Isso caso o sistema já tenha funcionado algum dia. Agora se o sistema nunca funcionou nesse caso você vai precisar de uma bomba pressurizadora, já que nesse caso provavelmente você tenha uma torneira monocomando. Mesmo que não tenha nunca funcionado o ideal é você fazer o primeiro passo, que é limpar o filtro e verificar se o flexível de água da torneira está obstruído. Isso porque a sujeira se acumula e pode entupir. Caso esteja tudo ok o mais recomendado é fazer a instalação de uma bomba pressurizadora, e essa bomba deve ser dimensionada com o consumo total simultâneo da sua casa. Isso para saber quanto de vazão você vai ter, e escolher o modelo ideal para atender as suas necessidades.
      Para esse dimensionamento o mais recomendado é que você entre em contato com uma empresa que preste serviços com bombas de pressurização, para o seu correto dimensionamento.

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais esclarecimentos.

  • Bom dia Thiago
    Tenho um tanquinho de bater roupas e a água demora para escoar. Se eu elevar o tanquinho, resolvo isso?
    Qual altura ideal par isso?
    Aguardo e obrigado.

    • Bom dia Marlon. Muito obrigado pelo contato.
      Nós não trabalhamos com esse tipo de produto, então não podemos te dar uma resposta assertiva.
      Entretanto, avaliando pela questão de funcionamento hidráulico, o escoamento da água de dentro do tanque está relacionado com o diâmetro do ralo de sucção do mesmo. Em alguns casos existe a utilização de bombas para acelerar o processo de sucção de tanques ou semelhantes. Entretanto não trabalhamos com nada que possa ajudar nesse caso.
      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais esclarecimentos.

  • Olá!
    Me ajude por favor. Moro no 3º andar de um prédio de 16. Nos chuveiros a água está caindo casa vez mais fraca. Já limpei mas não notei melhora.
    O que fazer?

    • Bom dia Julia. Muito obrigado pelo contato.
      Muito provavelmente isso está acontecendo pois você tem uma redutora de pressão.
      O mais recomendado é você entrar em contato com o síndico do seu prédio para analisar a pressão disponível para o seu andar e caso seja possível regular a pressão da redutora. Se isso não for possível, o mais recomendado é analisar a possibilidade da instalação de uma bomba pressurizadora.
      Para isso é necessária a visita técnica de um técnico para análise das características do local.
      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais esclarecimentos.

  • Coloquei uma válvula alternadora de pressão na caixa de água e isso fez com quê a pressão de meu chuveiro melhorasse bastante, mais ainda continuo com um problema, é quê quando é ligado uma torneira da casa a pressão de água do chuveiro diminui bastante. Qual é a causa e o que devo fazer?

    • Bom dia Julimar. Muito obrigado pelo contato. Pelo seu relato, acreditamos que seja algo relacionado a capacidade máxima da válvula instalada em sua residência. Como não trabalhamos com esse tipo de válvula, não temos como analisar ou te dar uma resposta conclusiva quanto a isso.
      Recomendamos que o senhor entre em contato diretamente com o fabricante da válvula, pois não trabalhamos com esse tipo de produto. É necessário avaliar as características da válvula.
      Estamos à disposição para eventuais esclarecimentos. Espero ter ajudado.

  • Olá. Fiz uma reforma em casa , a água estava normal. De repente parou de subir para a segunda caixa de água . O que pode ter acontecido ?

    • Bom dia Tatiane. Muito obrigado pelo contato.
      Eu quero te ajudar, mas preciso entender um pouco mais sobre as características do local. De onde vinha essa água que você menciona?
      O que foi feito nessa reforma exatamente? Existe a possibilidade da tubulação estar entupida, mas é importante que você me forneça o máximo de informações possíveis para eu poder te ajudar de forma assertiva.

      De onde vem a água que alimenta essas duas caixas d´água na sua casa? Poderia fornecer mais detalhes da reforma feita na sua casa? Você utiliza pressurizador ? Se sim, qual o modelo do equipamento?

      Com essas informações fica mais fácil conseguir te ajudar. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

  • Bom dia,
    A torneira da pia da minha cozinha perdeu pressão, é uma torneira eletrica. Eu troquei e coloquei uma comum e continua com pouca pressão. O estranho é que do nada ela perdeu pressão, de uma semana para outra ela foi ficando fraca. A alimentação dessa torneira é por um caixa d´água que esta a uns 4m de altura e poucos desvios. Sempre funcionou bem, sempre teve pressão, mas hoje ela sai com bem menos pressão. Já tirei toda água da tubulação, fechando o registro da saida da caixa e deixei a torneira aberta e reliquei com a torneira ainda aberta e não resolveu. Eu não gostaria de usar uma bomba, gostaria de saber se tem uma explicação ou solução sem ser bomba.

    • Bom dia Elaine. Muito obrigado pelo contato.
      Existe a possibilidade do problema estar relacionado com ar na tubulação, uma dica que posso te passar é abrir todos os pontos de consumo da casa, principalmente se houver algum que esteja sem uso, como por exemplo um banheiro desativado.

      Eu recomendo você procurar uma empresa voltada para reparos hidráulicos, para analisar a sua infraestrutura hidráulica.

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais esclarecimentos.

  • Gostaria de saber porq minha torneira sai muita água e a outra que tbm perto sai menos …oque pode ser sabendo que as duas é ligada na m3sma rede ,é as outras sai com pressão e só uma sai sem pressão?

    • Bom dia Elimar. Muito obrigado pelo contato.
      Pelo seu relato, o problema pode estar relacionado com obstrução na rede hidráulica ou no crivo da torneira ou então diâmetro diferente de flexível.

      Recomendo você limpar o crivo da torneira para tentar desobstruir a sua rede hidráulica.

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

  • Boa tarde, na minha casa a água sai com pouca pressão nas torneiras eu vou trocar as caixas d’água colocar em um pilar mais alto aqui no bairro falta muita água será que se colocar um esquema com duas válvulas de retenção, um ligado no abastecimento da rede pública e o outro ligado na saída da caixa d’água, pela falta de água que só vem a cada três dias funciona esse esquema para aumento de pressão???

    • Bom dia Hélder, muito obrigado pelo contato.

      Esse sistema funciona para o aumento de pressão da sua residência, entretanto logicamente quando estiver sem pressão da água da rua sua casa não terá pressão. Não recomendamos esse tipo de instalação como algo definitivo, apenas como algo emergencial. Para a resolução do seu problema, recomendamos a instalação de um pressurizador ou que a caixa d´água seja elevada.

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

  • Boa tarde!
    Estou com um problema em casa, a caixa de água esvazio e não esta enchendo, moro numa sobre posta e a caixa fica bem la no alto. As caixa dos vizinhos que estão na mesma altura e estão com água normal a minha não esta enchendo. mais tenho água normal na torneira do tanque e na garagem, essa água vem da rua não da caixa. O que poderia esta acontecendo?

    • Boa tarde Gabriel, muito obrigado pelo contato.

      Pelo seu relato, existe a possbilidade da boia estar travada, porém apenas com uma análise mais aprofundada no local é possível tirar alguma conclusão.
      Muito provavelmente se trata de um problema hidráulico, e nesse caso o mais recomendado é chamar um técnico para fazer uma análise no local.

      Uma possibilidade seria você acionar a seguradora.

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para esclarecer eventuais dúvidas.

  • Boa noite, meu caso é o seguinte, a casa estava fechada a 2 anos, ao abrir o registro a água somente chegou na caixa d’ água que fica na parte baixa da casa (2 andar), as outras caixas que ficam mais pra cima (4 andar) não encheram…será q a água não está com força pra subir ou pode ter dado algum tipo de ar na ligação que sobe pras caixas ou pode ser só a pressão da água que vem da rua? O que posso fazer nesse caso? Obrigado

    • Bom dia senhor Nilo. Obrigado pelo contato.
      Levando em consideração o tempo que a casa ficou fechada, é de se considerar a possibilidade de ar na tubulação, entretanto sem realizar a medição da pressão de água fornecida pela Sabesp não podemos concluir ou afirmar se a água tem força suficiente para estar chegando ao quarto andar ou não.

      Nesse caso o mais recomendado é entrar em contato com uma empresa especializada em hidráulica para analisar a pressão de água fornecida pela distribuidora e a rede hidráulica que alimenta os reservatórios.

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

  • Olá. Estamos morando numa casa há mais de 40 anos. A vazão do chuveiro sempre foi boa. Temos caixa d’água. No último ano, a coisa começou a complicar porque a vazão começou a diminuir. Limpamos o chuveiro. Nada. Trocamos o chuveiro. Nada. As vazão (boas) das demais torneiras da casa, inclusive a do banheiro), funcionam como sempre. O problema então poderá ser o registro ou o encanamento com detritos? O registro, se puxamos, ele “vem” para fora, está com folga, ele é antigo, quando “vem” diminui mais ainda a vazão. Obrigado!

    • Bom dia sr Alberto. Muito obrigado pelo contato.

      Devido às diversas probabilidades, não é possível lhe dar uma resposta concreta sobre a resolução do seu problema. Entretanto, de fato existe a possibilidade de ocorrer a incidência de detritos no seu encanamento ou existir algum problema nos registros (obstrução ou desgaste no reparo, dentro outros). São possibilidades que devem ser levadas em consideração.

      Desse modo recomendamos que o senhor entre em contato com um encanador para analisar o seu encanamento e o os seus respectivos metais sanitários.

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para esclarecer eventuais dúvidas.

  • Bom dia !
    Instalei uma bomba na minha casa ,pous não tinha pressão para encher as caixas .Preciso saber ,se mesmo com a água fraca ,após dias sem abastecimento,posso ligar a bomba ?

    • Bom dia Graça. Muito obrigado pelo contato.

      Recomendamos que a senhora entre em contato com o responsável pela instalação , para poder entender mais sobre o equipamento e o método cujo o qual foi instalado, para entender se isso pode ser feito ou não.

      Se você estiver em São Paulo, você também pode agendar uma visita técnica com a nossa equipe de assistência técnica para uma análise mais aprofundada pelo telefone (11) 99347-0346 ou então você pode fazer o contato pelo e-mail: assistencia@aquecenorte.com.br

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para maiores esclarecimentos.

  • Boa tarde, a minha caixa d’água está abaixo da minha casa 2 metros, se eu colocar uma válvula alternadora ela conseguirá ter pressão suficiente para vencer essa altura de 2 metros? Estou em dúvida se eu compro a válvula alternadora ou a bomba pressurizada.

    • Bom dia Sansan, muito obrigado pelo contato.

      Acredito que você esteja se referindo ao tuchão hidráulico, este equipamento serve como um desviador para mandar pressão da água da rua direto para a casa, no seu caso como você possui uma caixa d´água inferior, recomendamos que seja instalado um pressurizador de água.

      Se você desejar receber um orçamento personalizado, você pode entrar em contato com a nossa equipe comercial pelo telefone (11) 97527-4466 (inclusive pelo Whatsapp). Você também pode solicitar um orçamento personalizado entrando em contato pelo e-mail: vendas@aquecenorte.com.br

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para esclarecer eventuais dúvidas.

  • Tenho um aquecedor a gaz que funciona bem alimentando uma torneira de água quente e um chuveiro. Porém quando uso a torneira na posição de água fria, no momento de desligá-la o aquecedor é acionado e liga por um pequeno momento desligando em seguida. Parece que há um retorno de água acionaue essas torneirasndo o aquecedor. Isso acontece também quando ligo a torneira do tanque (somente água fria ) que é alimentado pela mesma tubulação de água do aquecedor, quando fechada parece dar um golpe retornando água em direção ao aquecedor o que o faz ligar. O aquecedor parece estar muito sensível, e qualquer movimento de água, mesmo direcionado a outras torneira de água fria, o faz ligar no momento em que essas torneiras são desligadas. Qual a solução?

    • Bom dia Roberto. Muito obrigado pelo contato.

      Pelo seu relato, muito provavelmente o problema está relacionado com a sua rede hidráulica. Nesse caso, recomandamos a presença de um técnico especializado para uma análise mais aprofundada no sistema. Em muitos casos isso ocorre por conta do aquecedor estar a montante aos pontos de consumo.

      Recomendo você entrar em contato com o nosso departamento técnico para o agendamento de uma visita técnica. Você pode entrar em contato pelo telefone (11) 94138-3900 (o contato pode ser feito via Whatsapp) ou então pelo e-mail: assistencia@aquecenorte.com.br

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais esclarecimentos.

  • Bom dia, coloquei uma válvula pressurizadora da marca Blukit. Gostaria de saber se com essa válvula posso ter problema na tubulação ou ate mesmo vazamentos, já que a pressão é muito forte. A pressão melhorou muito. Mas fiquei com um certo medo de ter algum problema.

    • Bom dia Elaine. Muito obrigado pelo contato.

      Você se refere na verdade a uma válvula redutora de pressão certo?
      Se a instalação dela foi feita de forma correta e por uma empresa especializada, você não precisa se preocupar.
      Como você mencionou que a sua pressão é muito forte, o mais recomendado mesmo era a instalação dessa válvula redutora de pressão.

      Claro que ela deve ser instalada de forma correta e seguindo as normas técnicas vigentes. Se a instalação da válvula foi feita de forma correta você não precisa se preocupar.

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais esclarecimentos.

  • Bom dia, Moro em um sobrado e a um mês a agua chega muito fraca na caixa de agua que fica no alto da casa. A sabesp esteve em casa medindo a pressão e disse que esta normal.

    Alguém saberia me dizer o que pode estar ocorrendo?
    Muito obrigado,

    • Bom dia Sergio. Muito obrigado pelo contato.

      Recomendamos que o senhor entre em contato com um especialista em hidráulica para fazer uma análise mais aprofundada na sua rede hidráulica de abastecimento da caixa.

      Existe a possibilidade de que a sua boia de nível esteja com algum tipo de defeito ou mesmo outro tipo de problema em sua rede.

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

  • BOM DIA
    TENHO UMA CAIXA DE 2000 LITROS NO CHAO DA CASA VIZINHA TAMBEM UMA BOMBA QUE PUXA AGUA DA RUA PARA ENCHE-LA. SO QUE NESSA BOMBA TEM UMA TORNEIRA QUE PRECISA SER ABERTA PARA SAIR O AR E PODE ENCHER ESSA CAIXA. MORO NO ANDAR DE CIMA E NÃO TENHOA ACESSO A ESSA TORNEIRA, COMO POSSO ENCHER ESSA CAIXA SEM TER QUE ABRIR A TORNEIRA QUE EXISTE NELA????

    • Bom dia Sandra. Muito obrigado pelo contato.

      Existe um registro da bomba justamente porque a água da rua pode vir a faltar bastante na região. A única solução que eu vejo nesse caso é instalar uma caixa d´água da altura de onde está chegando a água da rua e essa bomba existente hoje jogar a água dessa caixa d´água nova para a caixa d´água principal de 200 litros.

      Ressalto que para não entrar ar na bomba deve ser instalado uma bóia de nível eletrônica na caixa d´água nova.

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

  • Bom dia. Eu moro noRj e ultimamente, deppis que a Cedae fez reparos na estação de tratamento de Guandu, fiquei sem água. Fizeram dois reparos nas ruas próximas e aí começaram os problemas. O que a Cedae alega é que o abastecimento está normal. Mas todo dia vem funcionários da Cedae ver o conserto da obra nas ruas.

    • Boa tarde Patrícia. Muito obrigado pelo contato.

      O mais recomendado nesse caso é fazer esses apontamentos diretamente com a Cedae, explicando todos os detalhes da situação.
      Você deve entrar em contato novamente e explicar que a situação continua ocorrendo. Você pode argumentar que eles ainda continuam indo analisar o conserto da obra nas ruas.

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

  • Moro em um condomínio e o síndico trocou a cx d’água do prédio. Por ser 1° andar, sempre tive muita pressão de água, mas agora o meu apartamento e o de + 1 morador está sem pressão. Não tenho água na descarga, pouca água no chuveiro e na pia. Pode me orientar, sobre qual solução posso buscar para esse problema? O síndico diz que o problema é dentro do meu apartamento. Agradeço

    • Boa tarde Anna. Muito obrigado pelo contato.

      Conforme o seu relato, o mais apropriado nesse caso é chamar um encanador para avaliar a situação com mais clareza e profundidade.
      Com certeza analisando as características do local qu você menciona ele vai te passar um diagnóstico mais assertivo.

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

  • Boa tarde. Moro no segundo andar de uma casa de dois andares, no total são 03 casas ( terréo, primeiro e segundo) tenho problema de falta de água da rede pública ,questionei sobre a questão da pressão da água , eles falam que está normal, as 03 caixas estão no mesmo no lugar em cima da minha casa. As duas primeiras casas tem água mesmo acabando da rua, na minha casa sempre falta, acaba totalmente, já troquei a boia, coloquei uma segunda caixa menor para deixar como reservatório , mesmo assim fico ate dois dias sem água. Qual solução neste caso?

    • Boa tarde Adelina. Muito obrigado pelo contato.

      Pelo seu relato, existe a possibilidade da sua caixa não estar dando conta da demanda de água em sua residência.
      Para te passar uma informação mais precisa, preciso levantar algumas informações com você:

      . Quantas pessoas moram na residência?
      . Qual o tempo médio de banho das pessoas da residência?
      . As outras casas também são sobrados?

      É complicado fazer um comparativo com as outras casas pois são realidades completamente diferentes. O ideal é fazer uma análise de consumo para entender o que pode estar acontecendo. As outras duas casas possuem quantos moradores?

      Por favor nos retorne com essas informações para termos um cenário mais claro sobre esse problema que está enfrentando.

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

  • Boa tarde. Moro em um predio, terceiro andar. Final do ano foi feito uma instalação de registros na saida da caixa dagua para os chuveiros. Mudei-me agora e percebi que a vazao da agua está fraca, nao acionando totalmente o chuveiro, saindo agua morna. Antes desta reforma funcionavam normalmente. O registro pode ter interferido na vazão?

    • Bom dia Reinaldo. Muito obrigado pelo contato.

      É muito comum descer sujeira quando você corta o cano com uma serra ou até mesmo a sujeira que estava decantada ao fundo da caixa d´água. Pelo seu relato, acredito muito que o filtro do aquecedor e o filtro da sua ducha estejam com obstrução desses resíduos.

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

  • Boa tarde.

    Na região onde moro, a água é cortada durante a noite. E mesmo tendo caixa dágua, eu fico sem água no chuveiro.
    O pedreiro disse q isso acontece pq a caixa é muito baixa e q só tem água no chuveiro quando tem a pressão da água da rua.
    Ou seja, a caixa d´água não serve para nada!
    Existe algum modo de resolver esse problema, sem levantar a caixa d´agua? Um pressurizador talvez…

    Obrigada!

    • Boa noite Carolina. Muito obrigado pelo contato.

      Se for chuveiro elétrico, você pode comprar um chuveiro que já vem com pressurizador. Para lugares que não tem pressão ele é uma excelente opção, por exemplo um chuveiro da Lorenzetti com pressurizador acoplado (Você encaixa e liga a bombinha na rede elétrica). Se for um aquecedor a gás o ideal seria você pressurizar a sua rede, mas caso você não tenha como fazer isso você também pode colocar um by-pass e uma mini-bomba pressurizadora embaixo do aquecedor, dessa forma na hora que na hora que estiver saindo água da rua você fecha o registro que vai da caixa d´água ao aquecedor e liga o da rua. E quando tiver água da rua você fecha o pressurizador e deixa apenas a água da rua.

      São opções que você tomar, você não especificou se utiliza um chuveiro elétrico ou não. Se for, acredito que você pode pensar na possibilidade de comprar um chuveiro com pressurizador.

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

  • Boa noite, tenho a caixa d’água instalada a aproximadamente 3mts de altura, no sótão. Duas saídas foram feitas uma para as válvulas Hydra com canos de 1½”,funcionam perfeitamente; a outra saída para alimentar dois chuveiros, duas torneiras nos banheiros, torneira da cozinha e duas torneiras da área de serviços foram alimentados por canos de 1″ reduzidos para ¾ nos seus pontos de instalação, dessa forma não estava satisfatório sua vazão, então aumentei a saída (flange) para 1½” levando nessa medida até seus pontos de instalação, porém, não surtiu o efeito desejado… Agora pra tentar finalizar esse transtorno penso em instalar um pressurizador Lorenzetti pl9 ou pl12, qual me indicaria, sabendo os pontos que existem?
    Obrigado.

    • Boa noite Renato. Muito obrigado pelo contato.

      Eu recomendo você entrar em contato com a nossa equipe comercial, eles vão te fornecer um orçamento personalizado e te indicar o melhor equipamento para a sua demanda. Você pode entrar em contato pelo telefone (11) 95322-5595 (O contato pode ser feito via Whatsapp) ou se preferir o contato pode ser feito via e-mail: vendas@aquecenorte.com.br

      Nossos vendedores vão estar de prontidão amanhã a partir das 08 horas, eles vão te fazer algumas perguntas e sempre indicar a melhor opção para você.

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

  • Boa tarde.
    Minha caixa d água fica no 1 andar da casa. Porém tenho um banheiro no 2 andar. Um pressurizador conseguiria dar vazão para levar a agua até o chuveiro do 2 andar?

    • Boa tarde Thiago, tudo bem?

      Nesse caso você precisaria de uma bomba de recalque, que são bombas exatamente para levar a água de um ponto mais baixo para um ponto mais alto.

  • Bom dia, tenho uma válvula de retenção para evitar o sentido de pressão da agua da rua, será que esta valvula quando sem pressão da rua pode reduzir a pressão quando no sentido da utilização da caixa d’agua? Ou seja, uma válvula de retenção, se instalada, pode reduzir a pressão da agua da caixa d’agua?

    • Olá Rodrigo, tudo bem?

      A válvula de retenção até chega a gerar alguma perda de carga, mas ela não reduz drasticamente a pressão não. Mas o contrário acontece, uma válvula redutora de pressão funciona como uma válvula de retenção, impedindo que a água volte.

  • Olá, boa noite! Estou com muitas dúvidas e um sério problema com minha água. Desde que descobri que o vizinho usava minha água, não tive mais sossego. Não quis conversa, simplesmente solicitei o servico de um bombeiro e troquei o cano do relógio até até te até te caixa de água. Aí percebi que logo o vizinho começou a usar um novo procedimento de bomba. Daí a dor de cabeça. Minha água não sobe para caixa. A água sai com pressão excessiva na torneira, daí, fecho a torneira. A caixa, está vazia, agua não sobe, nem o relógio gira. Mas, a água sai em abundância na torneira. O que faço. Já não tenho onde gastar mais com serviços particulares. Me ajudem. Boa noite!

    • Boa tarde Ildéia. Muito obrigado pelo contato.

      Se você está achando que está ocorrendo fraude, o mais recomendado é você entrar em contato com a concessionária responsável na sua região. A companhia de água deve averiguar isso pois trata-se de um crime. Se for um condomínio, o mais indicado é você entrar em contato com o síndico ou responsáveis para averiguações de devidas providências.

      Com as informações que você nos encaminhou não dá para trazer uma solução para o seu problema, mas podemos recomendar que você procure procure a companhia de fornecimento de água da senhora. Eles é que devem tomar as providências para solucionar o caso.

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

  • Olá, tudo bem?
    Gostaria de saber se na torneira da pia da cozinha devo colocar água da rede abastecimento ou da caixa d’água?
    Obrigado.

    • Bom dia Bruno. Muito obrigado pelo contato.

      Você mora em casa ou apartamento?

      Vai depender muito da infra-estrutura hidráulica da sua residência. Por exemplo, em apartamento pode ser que você tenha a infra de tubulação de água quente e fria no seu banheiro, porém na sua cozinha não. Nesse caso você teria que mexer na infra-estrutura da residência.

      Sobre a sua dúvida específica, realmente vai depender muito da infra-estrutura hidráulica da sua residência.

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas e esclarecimentos.

    • Boa tarde Lidiane. Muito obrigado pelo feedback positivo.

      Estamos trabalhando para evoluir o nosso conteúdo cada vez mais.

      Continue nos acompanhando, logo teremos novidades!

  • Olá.
    Tenho muito problema com o abastecimento público, na ninha região. Na minha casa tenho 2 caixa d’água e um tuchão para. Sempre quando falta água a caixa d’água faz um forte barulho (tipo uns solavanco), dai desligamos o registro da rua e o barulho para. É possível que o tuchão esteja puxando o “ar” da rede, fazendo com que o hidrometro leia consumo de vazão de ar? E ainda é possível que esta ação aumente o consumo de “água” registrado no hidrometro?

    • Boa tarde Tuani. Muito obrigado pelo contato.

      O tuchão na realidade não suga nada. Eu recomendo você entrar em contato com uma empresa que trabalha com isso, pois o tuchão na realidade é uma válvula.
      Ou mesmo você pode entrar em contato com um fabricante disso.

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

  • Boa tarde, uso água da rede direto e tem boa vazão meu chuveiro é lorenzetti acqua ultra, não uso o redutor de pressão mas venho tendo problemas. após ligar ele vai diminuindo a vazão dágua sozinho, como tenho criança em casa temos que ficar sempre juntos pq ele vai diminuindo e e esquentando, ai vamos aumentando devagar, mas demora um tempinho pra responder e quando responde sai com muita força ficando gelado e temos que diminuir novamente. Este mesmo sintoma acontece também caso use uma das torneiras da casa seja ligada enquanto alguém está no banho, ao ligar a torneira o chuveiro diminui. Ai minha dúvida é será que pode ser muita pressão devo colocar o redutor? por que não vejo outra saída, ja pesquisei bastante.
    Agradeço se puder me ajudar.
    Onrigado

    • Boa tarde Rodrigo. Muito obrigado pelo contato.

      Pelo seu relato, existe a possibilidade do problema estar relacionado com ar no tubo ou mesmo queda de pressão, já que se essa água vem direto da rua é instável, além disso a instalação é fora de norma pois a mesma pede que se tenha um reservatório na casa.

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

  • Tiago, boa tarde
    Há um tempo atrás faltou água na minha região.. Ao voltar, com as caixas d’agua quase completamente vazias, uma da torneiras, da pia mais precisamente, diminui em muito a vazão. Nas demais, ligadas na mesma rede, a vazão está normal.
    O que pode ter ocorrido?

    • Boa tarde Heleno. Muito obrigado pelo contato.

      Preciso fazer algumas perguntas importantes:

      Você possui um pressurizador ou aquecedor a gás na sua residência?

      Eu recomendo você entrar em contato com um encanador para analisar a sua tubulação hidráulica, ele vai analisar o cenário e o que deve ser feito para resolver o problema. É necessário um especialista para identificar o problema e a solução para o mesmo.

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

    • Boa noite Iara. Muito obrigado pelo contato.

      Esse seu caso parece ser bem específico, pois não se trata exatamente de uma dúvida técnica.
      Você utiliza água da rua e não possui uma caixa da água própria ?

      Nos parece ser um caso específico, se possível especifique mais a situação da sua residência para podermos ajudar de forma mais clara.

      Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

  • Olá Thiago. Bom dia.

    Estou com uma dúvida. Meu cavalete da água quebrou. Depois do hidrômetro.
    Consertei. A água da rua está saindo na torneira, o relógio gira normal.
    Porém não está indo água para a caixa d’água no telhado. Antes do reparo estava indo normal.
    O que pode estar acontecendo ?

    Obrigado.

    • Bom dia Dalton. Muito obrigado pelo contato.

      Pelo seu relato, existe a possibilidade de não ter ar na tubulação e não está indo pra caixa. Apesar que está vindo água da rua para ir pra caixa, por isso recomendo você analisar se não tem nenhum outro registro fechado para cima ou para baixo. A primeira possibilidade é verificar se está todos os registros abertos.

      Analise se não tem nenhum registro fechado, se não tiver é preciso verificar o porque não está indo água pra caixa, pois se você fez o reparo era para estar indo água normal.

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

  • Ola eu to com um problema que nao sei resolver, as torneiras do banheiro e cozinha, chuveiro descarga nao estao querendo sair água…
    Porem as torneiras do tanque de fora estao todas funcionando perfeitamente…
    Qual sera o problema? A boia da caixa d’agua, ar nos canos ou oque ? Vc pode me tirar essa duvida?

    Lembrando que o cano da caixa desse direito pro chão, a enganação passa tudo por de baixo…

    Agua da rua esta enchendo normal a aixa d’agua… nao esta faltando agua na rua nada..
    Fico na espera obrigado.

    • Boa tarde Luan. Muito obrigado pelo contato.

      Pelo seu relato, parece que o problema está relacionado com ar mesmo. A torneira do lado de fora, pode ser que seja um cano direto e essa torneira geralmente dentro de casa ela faz muitas curvas, e as vezes muitas vezes dá ar. A sua caixa d´água tem suspiro?

      Esse parece ser o problema, esse ar geralmente é evitado quando a caixa d´água tem suspiro.
      Para tirar esse ar é necessário você acionar um encanador, já que ele vai ter que soltar tudo. Alguns tem uma bombinha que puxa, ou é aberto todos os pontos ao mesmo tempo para verificar se a água vai saindo devagar. Em alguns casos é necessário até soltar o flexível das torneiras para que esse ar saia.

      Se você não tiver suspiro na caixa d´água, o ideal é você acionar um encanador para colocar esse suspiro na caixa para que não venha a acontecer novamente esse problema. Mas esse problema só vai ser resolvido realmente com um encanador. Você pode tentar abrir todos os pontos ao mesmo tempo, em alguns casos funciona.

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

  • Boa tarde. estou com o mesmo problema. A agua passa pelo hidrometro, tem pressão. passa por uma torneira no jardim mas sobe para caixa muiiiiito fraca. Não tem registro no percurso, a agua retorna normalmente, mas sobe muito lenta, apesar de entrar pelo hidrometro com pressão. Já drenei essa tubulação da boia ate o hidrometro mas quando reabro o registro para a agua subir, ele inicia como velocidade e depois caiu bastante, rodando bem devagar, a ponto de apenas fazer um filete de agua caindo na caixa. Será ar? e se for como retirar? Obrigado.

    • Boa tarde Paulo. Muito obrigado pelo contato.

      Pelo seu relato, parece que você tem um bom volume na água na entrada mas não tem pressão para jogar para cima. Eu conversei com nossos técnicos e eles orientaram você a chamar um encanador para o mesmo indicar uma bomba para dar pressão no seu volume de água.

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

  • Quando falta água da rua minha caixa esvazia em minuto, mesmo sem consumo interno, o que pode ser?, já verifiquei e não tem vazamentos.

    • Boa tarde Ilario. Muito obrigado pelo contato.

      Qual a distãncia da caixa d’água até os pontos de consumo?

      Nesse caso o mais recomendado é você acionar um encanador para uma análise mais aprofundada na sua tubulação hidráulica.
      Mesmo você destacando que já verificou a possibilidade de vazamentos, o encanador vai poder te passar um diagnóstico mais assertivo sobre o que pode estar acontecendo.

      Pela minha experiência na área e o seu relato, existe a possibilidade que possa ser obstrução na rede hidráulica.
      Recomendo você acionar um encanador para fazer uma análise mais aprofundada na sua rede hidráulica. Muito provavelmente se trata de um problema hidráulico, e nesse caso o mais recomendado é chamar um técnico para fazer uma análise no local.

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

  • Bom dia minha casa e toda com agua da caixa e tem pressal normal porem na torneira da cozinha nao ,porem quando era da rua a torneira era mai forte .o csno que vai pra cozinha e de 3/4 sera que e esse o problema

    • Bom dia Ale. Muito obrigado pelo contato.

      Pelo seu relato, o problema pode estar relacionado com obstrução na rede hidráulica ou no crivo da torneira ou então diâmetro diferente de flexível.
      Recomendo você limpar o crivo da torneira para tentar desobstruir a sua rede hidráulica.

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

  • É aí amigo blz, tenho uma dúvida…tenho uma torneira com água direto da rua com pressão muito boa, dessa mesma rede puxei para a cozinha e agora as duas estão com pressão ruim…retirei as duas torneiras e deixei a água sair bastante achando que poderia ser ar na tubulação mais mesmo assim continua as duas torneiras sem pressão.
    Me ajuda aí porque minha mulher está querendo me matar kkkk.
    Grato.

    • Bom dia Euzébio. Muito obrigado pelo contato.

      Você mencionou que tinha torneiras que tinha muita pressão, mas que na verdade pode ser simplesmente vazão de água. Acredito que você confundiu pressão com vazão (você viu muita água achando que era pressão). Sua torneira é nova?

      Porque se for uma torneira nova, eu não sei como são as suas torneiras, mas as torneiras novas vem com redutor de pressão, então pode ser que ele jogue lá, mas se não tiver pressão vai continuar saindo pouca água, pois ela precisa de pressão para vencer o redutor que já vem nas próprias torneiras novas. (Ela é bem estreita por onde passa a água, por isso precisa de pressão).

      Acredito que aonde você achou que era pressão era só um volume de água intenso, geralmente no jardim já que são torneiras de vazão aberta e saí muita água realmente. Mas quandos se coloca uma torneira de alta pressão não sai, pois ela precisa de pressão para superar os obstáculos que tem nas torneiras.

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

  • Opa amigo, tudo tranquilo! Estou com uma dor de cabeça. Toda vez que abro o chuveiro e a torneira da pia do banheiro social juntos, a vazão de água diminui muito nos dois e pra piorar se abrir a torneira da pia da cozinha ao mesmo tempo a vazão fica praticamente zero no chuveiro. Isso só acontece na cozinha e banheiro social. O detalhe que a vazão da água é forte mais quando uso ao mesmo tempo fica dessa forma que falei. No banheiro da suíte permanece tudo normal com a vazão de água forte não alternando em nada na cozinha e banheiro social.

    • Bom dia André. Muito obrigado pelo contato.

      Esse problema relatado pode estar sendo provocado por sujeira no filtro da torneira e filtro das duchas. Eu recomendo você caso tenha ducha higiênica ou banheiro desativado conferir se os respectivos registros estão fechados.

      Recomendo você verificar se os registros das duchas higiênicas estão fechados, possível banheiro desativado sem o chuveiro com misturador aberto. Além disso, ocorreu alguma obra recente na sua residência?

      Verifique inicialmente essas possibilidades, acredito que vai resolver o seu problema.

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

  • Olá, meu cano que abastece a caixa dagua está com um pequeno vazamento e pingando bem pouco, mas com isso minha caixa não tem enchido como normalmente acontece. Com isso, tenho que ligar a bomba todos os dias. A pergunta é: esse pequeno vazamento, pingos, faz perder a pressão de abastecimento da caixa dagua?

    • Bom dia Raquel. Muito obrigado pelo contato.

      Antes de mais nada é fundamental localizar o local exato do vazamento, se ele está localizado no meio da tubulação hidráulica, na saída da caixa d´água?
      Vale ressaltar que muitas vezes o que para nós é um simples gotejamento é na realidade um grande vazamento, sendo que em alguns casos você pode até mesmo perder 100 litros de água, por exemplo.

      Esses pequenos vazamentos não influenciam na pressão de abastecimento da caixa, mas sim no volume de armazenamento da caixa d´água, ou seja no acúmulo de água. O ideal no seu caso é acionar uma empresa especializada ou mesmo um encanador para analisar a sua tubulação hidráulica e identificar o local exato de vazamamento, o técnico vai subir na caixa e identificar o vazamento. Esse é o primeiro passo, identificar o local exato do vazamento. Muitas vezes as pessoas acreditam que o vazamento é na caixa, mas na realidade ele se encontra na tubulação mesmo. É importante confirmar isso.

      E vale ressaltar que existem algumas regras importantes para a utilização da caixa d´água, como por exemplo estar instalada em uma superfície plana, por isso a importância de um especialista para analisar o local da sua residência e confirmar se tudo está dentro das normas vigentes. Não necessariamente você vai ter perda de pressão de abasteciment, vai depender muito do local do vazamento.

      Então o que eu recomendo inicialmente é você acionar uma empresa especializada ou mesmo um encanador para inicialmente localizar o local exato do vazamento e depois tomar as devidas providências.

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

  • Tenho caixa de 5000 litros com 6 metros de altura, torneiras de jardim fracas, se colocar canos de 50 depois reduzir para 32 e depois para 25 e 20, melhoro a força da água? Ou se colocar todos os canos de 50 e só redutor na torneira para 20, qual melhor solução?

    • Boa tarde Josafá. Muito obrigado pelo contato.

      Não vai aumentar a pressão, vai aumentar o volume de água (a velocidade). Eu não sei como é a sua torneira, mas se você precisa de pressão de água no jardim o ideal seria você colocar um mini-pressurizador, para quando você precisar usar a torneira do jardim ela acioná-lo para gerar essa pressão. Por mais que você faça tudo isso, não sabemos aonde fica a caixa d´água e até onde está essa torneira.

      Se fosse debaixo da caixa d´água essa torneira, provavelmente você teria um certo volume de água. Mas a pressão não está ligada ao tamanho do cano, e sim a altura. Voce tem 6 metros de altura, é uma pressão considerável, porém o problema é onde essa caixa d´água está localizada e o percurso que ela faz até chegar na torneira. Você tem uma certa pressão, meio quilo de pressão é uma pressão considerável para torneira de jardim, mas o grande problema provavelmente é o percurso para chegar a água até a torneira.

      Por isso pode ser quer você aumentando não vá adiantar muita coisa. O ideal se você precisa de pressão é comprar um mini-pressurizador, coloque na torneira (faz uma casinha) de forma que quando precisar da torneira do jardim acione essa bombinha, e joga a água pra frente.

      Para que você não corra o risco de comprar o equipamento incorretamente, ou mesmo instalar o equipamento de forma incorreta, o que pode te ocasionar custos elevados e dores de cabeça, eu recomendo você entrar em contato com a nossa equipe, eles vão te orientar sobre o melhor cenário para a sua residência, sempre levando em conta todas as características do local para que seu projeto fique personalizado. Eles vão te passar todas as informações de preços, possibilidades e instalação do mini-pressurizador, além de passar todas as possibilidades para o seu cenário, esclarecendo qualquer tipo de dúvida.

      Você pode entrar em contato pelo telefone (11) 95322-5595 (O contato pode ser feito via Whatsapp) ou se preferir pelo e-mail: vendas@aquecenorte.com.br ou então basta preencher este formulario: https://aquecenorte.com.br/contato/

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

  • Bom dia essa bomba de pressurização ela só pode ser colocada em casas ou também em prédio porque a água do meu apartamento está com pouca pressão o que tenho que fazer nesse caso já falei com o síndico ele não resolveu ele já chamou o pessoal da administradora e também eles não resolveram o meu problema aqui em casa o que devo fazer bom dia obrigado espero ter resposta sobre a minha pergunta um bom final de semana para vocês.

    • Bom dia Benedito. Ficamos felizes com o seu contato.

      Você pode sim instalar o pressurizador em apartamento, porém é preciso de uma empresa especializada para fazer o correto dimensionamento do equipamento, considerando todos os pontos de consumo de água no seu apartamento, bem como é necessário saber a vazão de água em todos os pontos de consumo para realizar o cálculo. Importante destacar que vários fatores acabam influenciando nisso, como por exemplo curvas e distâncias … E tudo conta, tanto para ajudar como para atrapalhar. Por isso é necessário entender todo o cenário e características da sua residência para o correto dimensionamento do equipamento.

      Para que você não corra o risco de comprar o equipamento incorretamente, ou mesmo instalar o equipamento de forma incorreta, o que pode te ocasionar custos elevados e dores de cabeça, eu recomendo você entrar em contato com a nossa equipe comercial, eles vão te orientar sobre o melhor cenário para o seu apartamento, sempre levando em conta todas as características do local para que seu projeto fique personalizado. Eles vão te passar todas as informações de preços da bomba, possibilidades e instalação do pressurizador, além de passar todas as possibilidades para o seu cenário, esclarecendo qualquer tipo de dúvida.

      Você pode entrar em contato pelo telefone (11) 95322-5595 (O contato pode ser feito via Whatsapp) ou se preferir pelo e-mail: vendas@aquecenorte.com.br ou então basta preencher este formulario: https://aquecenorte.com.br/contato/

      Você vai receber um orçamento personalizado. Aproveitando o seu contato, recomendo a leitura de outro artigo em nosso blog: https://aquecenorte.com.br/blog/bomba-pressurizador-de-agua/

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

  • boa noite, estou colocando uma caixa d’água de 500lt em minha casa, porem a altura dela esta com 3,5mt, qual tubulação devo usar pra descida da água que sai da caixa para a tubulação que corre na casa?

    • Bom dia Cleyton. Muito obrigado pelo contato.

      Sobre a sua dúvida, eu recomendaria você utilizar tubulação de 32mm, pois se for boiler a bitola vai bater com a do boiler e você vai ter boa pressão. Se for aquecedor de passagem, a pressão não vai ficar boa, mas a tubulação vai permitir você instalar um pressurizador com muito mais facilidade.

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

  • olá, possuo uma caixa de agua que tem 2 mca, em relação ao chuveiro, pra isso estou usando um chuveiro com pressurizador, o registro é de pressão 3/4, e quero trocar por um registro de 1/2 volta, minha pergunta é: ambos registros vao ter mesma vazão de agua? o registro novo de 1/2 volta de cano 3/4 tem a mesma vazão ou é maior que o registro tradicional de pressão? (isso num cenário que tanto um quanto o outro abertos totalmente) pois se o registro de 1/2 volta for diminuir muito a vazão dai não irei trocar.

    • Boa tarde Marcelo. Muito obrigado pelo contato.

      Eu conversei com os nossos técnicos e eles me explicaram o seguinte: Realmente diminui sim a vazão, esse registro que você mencionou se chama registro de 1/4 de volta, esses registros são mais estéticos porém ele diminui sim a vazão. Se você tem esse problema de só ter 2 m.c.a eu recomendo você manter o registro de 3/4 de pressão.

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

      • o que varia nesse caso é a perda de carga do registro que o de meia volta pode ser melhor ou não em relação a perda de carga.

        • Boa tarde Bruno. Muito obrigado pelo contato.

          Por gentileza, você poderia reformular a sua pergunta?
          A princípio não ficou muito claro, pelo o que eu entendi você quer saber se diminuir o diâmetro da tubulação ajudaria em relação a perda de carga. Seria isso mesmo?

          De qualquer forma, eu conversei com os nossos técnicos e eles me explicaram o seguinte: O de meia volta perde muito mesmo, ele é feito para quebrar a pressão da água mesmo. Dessa maneira para economizar mais água. Por isso realmente ocorre uma perda alta com o de meia volta.

          Enfim espero ter ajudado a esclarecer a sua dúvidas. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

  • Boa tarde. Tenho um aquecedor à gás digital rinnai e um pressurizador na caixa de água. Estou tendo dois problemas:
    1) a cada 4 dias há rodízio de água pela prefeitura e fico até 36 horas sem água. Nesse período desligo a chave de energia do pressurizador no painel de energia, a fim de que a água saia com menos pressão nas torneiras, economizando o uso. No entanto, Qdo a água retorna na rua, ela só volta a abastecer a caixa d’água se o pressurizador estiver ligado no painel de energia. Se estiver desligado a água apenas goteja na caixa. Já fiz várias pesquisas e não encontro uma resposta, pois o pressurizador não deveria ser responsável pelo abastecimento da caixa de água. Inclusive antes de colocar o pressurizador, havia água normalmente na casa, apenas foi instalado em razão do aquecimento à gás. Qual a explicação?
    2) o pressurizador e o aquecedor estavam funcionando normalmente por 3 meses. Há uma semana o aquecedor começou a desligar ao usar a torneira monocomando da pia, aparecendo o código 12 no aparelho. Com informações do site da aquecenorte fizemos testes e vimos que o problema estava na pressão da água e diminuímos o registro da água fria, solucionando o problema. Mas como há um pressurizador instalado, justamente para compensar a pressão, não entendi a razão. Será que o problema tem relação com o anterior?
    Muito obrigada e parabéns pelo conteúdo a atenção.

    • Bom dia Ana. Muito obrigado pelo contato e pelo feedback positivo sobre o nosso trabalho.

      O seu caso é estranho, pois a bomba pressurizadora está depois da caixa d´água, ela não tem nenhuma interferência para encher a caixa d´água, então eu não vejo porque quando liga a bomba enche a caixa d´água, porque a água não deveria passar pela bomba para encher, então é complicado de dar alguma orientação, já que uma coisa não tem a ver com a outra.

      A bomba não pode estar ligado junto a água da rua, ela está ligada depois da caixa d´água. Então nesse caso o ideal seria você acionar um encanador, para poder subir lá e passar uma orientação específica. Umas visita técnica seria ideal, até mesmo para entender porque a caixa só liga quando aciona a bomba. E outra coisa que deve ser destacada, se o aquecedor está dando código 12 ele pode estar com insuficiência de gás, mas pode também estar com uma vazão muito baixa de água, e ele não consegue fazer chegar ao mínimo de temperatura que ela está pedindo.

      Por isso pode estar ocorrendo o código 12, porque ele abaixa tanto a temperatura para chegar a temperatura que está pedindo, e isso dá o código 12. O ideal já que é monocomando, é você analisar se os arejadores das torneiras estão sujos, pois quando os arejadores estão sujos (os filtros) também pode dar código 12, já que a água é pouca e o aquecedor tenta baixar a chama o mínimo possível para manter a temperatura que ele está pedindo e consequentemente ocorre o código 12 já que ele não consegue chegar no mínimo.

      Por isso ocorre insuficiência de gás mas também é como se ele não conseguisse chegar na temperatura que estão pedindo. E sobre a caixa só encher com a bomba, realmente eu não tenho muito explicação, somente com a visita de um técnico ou mesmo um encanador para trazer a solução.

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

      • Agradeço o retorno.
        Chamei um técnico e ele confirmou que o pressurizador está instalado adequadamente e também não soube responder qual a relação com a chave de luz e o abastecimento da caixa d’água…
        Quanto ao aquecedor, ele constatou haver oleína no aparelho, que a segunda bobina foi danificada pela oleína. Afirmou que deveria ter sido instalado um filtro. Nos testes, ao ligar o chuveiro, ele aciona ao mesmo tempo os dois estágios do aquecedor e funciona normalmente, sustentado pela primeira bobina, mas ao ligar a torneira da cozinha, ele primeiro aciona o primeiro estágio e quando vai passar para o segundo, que necessita da segunda bobina, desliga o sistema e dá o código 12 (estou usando os termos que ele usou). Faz algum sentido?

        • Boa tarde Ana Elisa. Muito obrigado pelo contato.

          No seu caso, para parar de produzir oleína você deveria colocar um segundo botijão, muito provavelmente o que está acontecendo é que o aquecedor está consumindo gás muito rápido, pode ser que um botijão que você esteja utilizando não seja suficiente. Então você deveria colocar um segundo botijão, aí é necessário saber qual o botijão você utiliza e o modelo específico do seu aquecedor.

          Sobre a questão da torneira e o código 12, me parece que está mais relacionado a um ajuste na chave, porque as vezes você abre o aquecedor com uma vazão muito pequena e o aquecedor tenta puxar o gás o máximo pra baixo possível, para manter a temperatura que está pedindo, e ocorre o código 12 porque ele desliga. Ele dá insuficiência de gás porque ela não consegue manter a temperatura que está pedindo. Nesse caso é necessário fazer um ajuste na pressão mínima para que o aquecedor possa alcançar a mínima pressão de gás suficiente para manter a temperatura da sua torneira.

          Então são esses dois casos, provavelmente aumentar a capacidade de botijão na sua residência, pois pode ser que o aquecedor está consumindo o gás que evapora rapidamente, pela potência do aquecedor, e o código 12 ocorre quando você usa a torneira porque o aquecedor não consegue chegar a temperatura mínima que está sendo solicitado, aí teria que fazer um ajuste para alcançar essa temperatura.

          Essa é a nossa percepção sem anlisar o cenário pessoalmente e nem o equipamento, por isso a importância da visita técnica, pois é uma oportunidade de analisar o aquecedor e o local com mais clareza.

          Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

    • Boa tarde Pamela. Ficamos felizes com o seu contato.

      Nós trabalhamos com as melhores marcas de bombas pressurizadoras do mercado, como por exemplo Grundfos, Rowa e Megapress. E no momento do dimensionamento correto da bomba, tudo acaba contando, como por exemplo curvas, distância, desníveis … Tudo conta para ajudar como atrapalhar.

      Mas fique tranquila pois podemos te ajudar com o correto dimensionamento da bomba. E até para que você não corra o risco de comprar o equipamento incorretamente, ou mesmo instalar o equipamento de forma incorreta, o que pode te ocasionar custos elevados e dores de cabeça, eu recomendo você entrar em contato com a nossa equipe comercial, eles vão te orientar sobre o melhor cenário para a sua residência, sempre levando em conta todas as características do local para que seu projeto fique personalizado. Eles vão te passar todas as informações de preços das bombas, modelos, possibilidades e instalação do equipamento, além de passar todas as possibilidades para o seu cenário, esclarecendo qualquer tipo de dúvida.

      Você pode entrar em contato pelo telefone (11) 95322-5595 (O contato pode ser feito via Whatsapp) ou se preferir pelo e-mail: vendas@aquecenorte.com.br ou então basta preencher este formulario: https://aquecenorte.com.br/contato/

      Você rapidamente vai receber um orçamento personalizado, de acordo com a sua demanda.

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas.

    • Bom dia Angela. Muito obrigado pelo contato.

      Eu acredito que você está se referindo a caixa d´água mesmo, e não ao boiler (reservatório térmico). Apesar de caixa d´água não ser exatamente o nosso foco principal de atuação, você vai ter que considerar utilizar uma caixa d´água com os materiais que são mais utilizados e disseminados pelo país. Atualmente as três opções mais utilizadas no que diz respeito aos materiais são o polietileno, o aço inox e de poliéster com fibra de vidro. E é importante destacar que cada tipo de material possui uma característica distinta.

      Aço inox: Tem mais resistência e durabilidade, além de facilidade na hora de limpar a caixa.
      Poliéster com fibra de vidro: Mais barato que os outros materiais, o modelo de poliéster conta com um revestimento de fibra de vidro. Não resiste a grandes perfurações ou fortes impactos, mas sua fácil instalação e preço fazem com que seu modelo seja o mais vendido do Brasil.
      Polietileno: Leve e flexível, o material é o mais utilizado no mundo quando o assunto é reservatório de água. Como a superfície é bem lisa, sua limpeza e manutenção são fáceis de serem feitas.

      Já com relação a pressão, para que haja uma boa pressão da água ao passar pelos canos, o ideal é que todo o sistema hidráulico da casa já tenha sido projetado de maneira adequada. Afinal é justamente esse sistema que impulsiona a água através de toda a rede de canos. Principalmente em direção ao chuveiro e ao vaso sanitário, que são as saídas que mais consomem a pressão desse sistema.

      Mas afinal, como é que se projeta o sistema hidráulico para ter uma boa pressão na água? Isso é simples: a pressão dentro dos canos é determinada pela altura em que fica a caixa d’água. Pois quando posicionada em um ponto mais elevado do que a altura do seu chuveiro, por exemplo, a gravidade fará com que a água escoe pelos canos com mais força. E o principal, que muitas pessoas acabam se confundindo: Uma caixa grande não significa mais pressão na água, o que realmente importa é a altura dela. Uma caixa d’água grande apenas garantirá que você não fique sem fornecimento em casa no caso da sua região sofrer problemas com o abastecimento.

      O ideal é você analisar o tipo de caixa d´água que se adequa as suas reais necessidades, levando em consideração a sua real demanda diária.

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas e esclarecimentos.

  • Boa tarde,
    Moro num sobrado e tenho uma situação que quando falta água da rua, fico sem água quente, apesar da caixa dágua estar cheia.
    A água fria sai quase normal, mas as torneiras que estão nos banheiros do piso superior, ficam com bem menos pressão.
    Na saída da caixa dágua, tem uma vávula retentora entrando numa “bifurcação” onde tem os encanamentos para a casa e o cano com água da rua.
    Cheguei a instalar um pressurizador no aquecedor, mas não adiantou muito porque quando falta água da rua, a torneira ou ducha de água quente sai um pouco de água e para, como se não tivesse água na caixa.
    Por favor, me ajude.
    Obrigado

    • Boa tarde Sério. Muito obrigado pelo contato.

      O seu caso me parece atípico, porém vou tentar te ajudar.
      Uma possibilidade para o seu problema é que a válvula retentora de pressão esteja travada, pois não era para a água da caixa não estar saindo, isso realmente não é normal.

      Recomendo primeiro você analisar se a válvula não está travada, ocasionando o problema que você relatou. Também não pode ser descartada a possibilidade de alguma obstrução ou sujeira na sua caixa d´água, pois o seu relato de que não sai água da caixa mesmo ela estando cheia realmente é atípico. Conversando com os nossos técnicos eles referendaram essa possibilidade que eu levante da válvula retentora de pressão estar travada, ocasionando o problema.

      Mass também eles me alertaram da possibilidade de sujeira ou mesmo alguma outra obstrução na sua caixa. Mas primeiro recomendo você analisar se a válvula não está travada.

      Espero ter ajudado. Estamos à disposição para eventuais dúvidas e esclarecimentos.

      • Boa tarde Thiago,
        Troquei a válvula retentora faz duas semanas.
        Quando falta água da rua, a água da caixa sai normalmente nas torneiras e duchas de água fria, então parece que a valvula retentora está funcionando.
        Na falta de água da rua, as torneiras e ducha de água quente sai um pouco de água e pára. Acho que o encanamento que leva a água para o aquecedor não deve ter obstrução , senão não funcionaria nem com a água da rua.
        É um mistério
        Muito obrigado

        • Boa tarde Sergio. Muito obrigado pelo contato novamente.

          Recomendo você se certificar novamente sobre possíveis sujeiras e obstruções, pois realmente é um comportamento atípico já que era sim para sair água da caixa d´água. De qualquer forma, seria interessante uma visita técnica no local para um técnico especializado poder fazer umá análise mais aprofundada no local e no seu equipamento, aproveitando para confirmar se a válvula retentora de pressão está ou não travada.

          Se estiver em São Paulo, você pode entrar em contato com a nossa equipe de assistência técnica pelo telefone (11) 94539-7737 (O contato pode ser feito via Whatsapp) ou se preferir o contato pode ser realizado via e-mail: assistencia@aquecenorte.com.br

          Para solucionar esse mistério, recomendo uma visita técnica para entender com mais propriedade o que pode estar acontecendo. Dessa maneira fica mais fácil de poder analisar o seu sobrado e os equipamentos que você mencionou no seu comentário anterior: O aquecedor, a bomba bem como a caixa.

          Espero ter ajudado. Estamos sempre à disposição para eventuais dúvidas e esclarecimentos.

          • Boa tarde Thiago,
            Mais uma vez muito obrigado pela sua atenção e dicas.
            Como moro em Curitiba, não poderei contar com o apoio da sua equipe.
            Att

          • Boa tarde Sérgio. Muito obrigado pelo feedback positivo.

            Eu fico feliz de ter contribuído de alguma forma, estamos sempre à disposição para qualquer esclarecimento.

            Nosso foco é sempre poder ajudar vocês clientes, independente da distância.

  • Instalei o aquecedor a gás aqui no apto, mas quase não sai água. O rapaz que fez a instalação me orientou a procurar a construtora, pois ainda esta na garantia. Moro no último andar (7o), mas a pressão pra água fria no banheiro e normal, só o lado da água quente que quase não sai.
    Chamei a construtora, mas já estou imaginando se eles colocarem dificuldades pra corrigir. Não imagino o que seja.

    • Boa tarde Mayara, tudo bem?

      Provavelmente isso não é um problema da hidráulica do seu apartamento nem do aquecedor a gás. O que acontece é que o aquecedor a gás gera uma perda de carga muito grande. Perda de carga é a diminuição da pressão da água (ou qualquer fluído). Isso acontece porque a água ao passar dentro do equipamento faz um caminho bastante tortuoso.

      No ultimo andar de um prédio é comum que a pressão não seja alta por conta da altura da caixa d’água, que está logo acima. Sendo assim sempre recomendamos que no ultimo e penúltimo andar nossos clientes adquiram uma bomba pressurizadora para instalar em conjunto com o aquecedor a gás e não terem problemas por falta de pressão.

  • Olá, na minha região está ocorrendo muita falta de água da rua, porém minha caixa esvaziou em uma destas faltas e ao retornar, enche a caixa normalmente, mas o chuveiro e torneiras estão sem pressão, antes estava saindo normal, mas agora não sai nada de água principalmente no chuveiro, a caixa está a 1,5mts de altura do chuveiro, com tubulação de 50mm que ao se dividir para os demais pontos reduz a 25mm incluindo a do chuveiro. O que pode estar ocorrendo e como poderia resolver. Obrigado.

    • Bom dia Alinor, tudo bem?

      Provavelmente quando o nível da caixa d’água baixou a sujeira acumulada no fundo desceu pela tubulação e entupiu os pontos de consumo. Outra possibilidade é ter entrado ar na tubulação.

      O mais recomendado nesse caso é o senhor entrar em contato com um encanador para verificar.

  • Bom Dia, foi instalado na residencia um pressurizador schneider bpr-9. Nas torneiras e chuveiros a pressão d’agua ficou muito boa, porém as Válvulas de descargas dos sanitários não tem vazão de agua o suficiente. Tem como resolver esse tipo de problema ? Antes da instalação do pressurizador tinha uma ótima vazão da descarga porem sem pressão em chuveiros e torneiras. Se puder me ajudar agradeço. Obrigado.

    • Bom dia Sergio, tudo bem?

      Seu caso é bastante estranho e nossa equipe técnica não conseguiu detectar qual a origem do problema. Nesse caso sugiro o senhor entrar em contato com a equipe técnica que fez a instalação do equipamento para eles voltarem ao local e verificar o que pode estar causando isso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *