Água sem força. Entenda porque a água da sua casa não tem pressão

Nada é mais decepcionante de chegar precisando de um banho relaxante e ter um com a água sem força, fraca e com pouco volume. E não é só no chuveiro que a água precisa ter pressão. Também precisa estar presenta nas torneiras da casa para poder lavar uma louça adequadamente, na mangueira para conseguir lavar bem o carro. Enfim, água sem pressão muitas vezes pode ser motivo para dor de cabeça – até porque em casos mais extremos pode chegar a queimar chuveiros elétricos e aquecedores de água.

Para entender melhor o problema, precisamos compreender como o sistema hidráulico de uma casa é composto: por duas tubulações. Uma que trabalha exclusivamente com a água potável, fazendo sua distribuição pela casa. E outra que trabalha apenas com a rede de esgoto, absorvendo a água descartada e encaminhando-a para a rede pública de coleta onde receberá o tratamento adequado.

Esse sistema hidráulico deve ser projetado com muita atenção no momento em que a casa é construída, para que o seu uso seja eficiente (não ocorrendo entupimentos, vazamentos e problemas com a pressão) e, inclusive, para que haja economia. Mas, muitas vezes, por diversos motivos, seja ainda na construção ou mesmo mais tarde pelo desgaste, alguns problemas podem surgir como a diminuição na pressão da água.

Quer entender melhor o que pode estar causando a baixa pressão da água aí na sua casa? Então continue a sua leitura que nós lhe explicaremos!

Agua_sem_forca

1.Água sem força na Caixa d’água 

Para que haja uma boa pressão da água ao passar pelos canos, o ideal é que todo o sistema hidráulico da casa já tenha sido projetado de maneira adequada.  É esse sistema que impulsiona a água através de toda a rede de canos. Principalmente em direção ao chuveiro e ao vaso sanitário, que são as saídas que mais consomem a pressão desse sistema.

Mas afinal, como é que se projeta o sistema hidráulico para ter uma boa pressão na água? Isso é simples: a pressão dentro dos canos é determinada pela altura em que fica a caixa d’água. Pois quando posicionada em um ponto mais elevado do que a altura do seu chuveiro, por exemplo, a gravidade fará com que a água escoe pelos canos com mais força.

Apenas para esclarecer uma dúvida que muita gente tem quando falamos em caixa d’água e pressão:

Uma caixa grande não significa mais pressão na água, o que realmente importa é a altura dela. Quanto mais alto, melhor. E é por isso que muitos constroem um local alto para colocar a caixa d’água. Colocam-na em cima da casa, no sótão e etc. Uma caixa d’água grande apenas garantirá que você não fique sem fornecimento em casa no caso da sua região sofrer problemas com o abastecimento.

Agua_sem_forca

2. Tubulação

Outro ponto muito importante que pode fazer toda a diferença na pressão da água é a tubulação. Como os canos estão posicionados. E, é claro, o seu estado de conservação também é um fator importante.

Se o encanamento já foi projetado com muitas curvas, dobras e emendas, é natural que a água perca pressão ao circular pelos canos. Quanto menos curvas os canos fazerem para ir da caixa d’água até o destino final (como torneiras, por exemplo) melhor.

Outro ponto que atrapalha muito a pressão da água quando o assunto é tubulação são os remendos feitos em alguns consertos. Por exemplo, e o próprio desgaste dos canos que, caso sejam muito antigos, podem já apresentar algumas falhas. Dificultando um pouco a passagem d’água e, assim, diminuindo a pressão.

 

3. Abastecimento público

Em muitos casos, a falta de pressão da água, que resulta na água sem força, se encontra na rede pública. Isso não necessariamente fará com que a pressão da água na sua casa seja fraca. Pois desde que o abastecimento público – mesmo que com a pressão deficiente – consiga levar a água até a caixa d’água e todo o sistema hidráulico da sua residência esteja funcionando adequadamente, não haverá interferência na pressão da água na sua casa.

O problema de um abastecimento público com pressão deficiente é que a água pode não estar conseguindo chegar como deveria até a caixa d’água. Assim causando um problema maior do que aquela água que sai sem pressão do encanamento. Mas sim a ausência completa dela na sua residência.

Reservatório secundário 

O melhor a se fazer para solucionar o problema é adotar um reservatório inferior de água, que é chamado de cisterna, ele deve ficar em um local baixo para que não tenha muitos problemas para encher devido à fraca pressão. Porém, a adoção da cisterna não exclui o uso da caixa d’água, que nesse caso será o reservatório superior.

Nesse sistema que utiliza dois reservatórios, a cisterna é abastecida pela rede pública e a caixa da água é abastecida pela cisterna. Com isso, é obrigatório o uso de um sistema elevatório para fazer a água do reservatório inferior subir para o reservatório superior. Sendo necessária a instalação de uma bomba de recalque.

É importante dizer que a utilização desse sistema com dois reservatórios só é indicado para aqueles locais onde realmente há um problema devida a baixa pressão da rede pública de abastecimento. O ideal mesmo é ter um único reservatório. Isso porque esse Sistema de Abastecimento Indireto com Bombeamento leva a um aumento no consumo de energia elétrica. Além de ser um investimento maior com os próprios reservatórios e as bombas utilizadas.

Agua_sem_forca

4. Água sem força pode ser por causa de defeitos na bomba d’água

Se você usa o sistema hidráulico com dois reservatórios e uma bomba d’água, o problema da baixa pressão pode estar justamente na bomba que apresenta algum defeito.

Dentre os defeitos mais comuns na bomba d’água, que podem resultar ou não na diminuição da pressão da água, estão:

  • Instalação feita de maneira incorreta;
  • A bomba pode estar travada e, nesse caso, ela não gira;
  • A bomba girar no sentido contrário;
  • A rotação da bomba causar algum atrito;
  • A gaxeta pode ter sido muito apertada;
  • Não há tensão suficiente para alimentar a bomba;
  • Pode estar entrando ar no tubo;
  • A válvula de pé pode estar entupida;
  • O injetor da bomba pode estar obstruído;
  • A bomba utilizada não ser a correta para o sistema.

Tratando-se de alguma falha ou defeito na bomba, o ideal é entrar em contato com um técnico especializado. Sendo assim você evita problemas maiores, como a queima da bomba, por exemplo. Se tratando ainda das bombas, é importante escolher um bom modelo, de uma marca de qualidade e confiança. Isso vai garantir um bom resultado no sistema hidráulico da sua residência e nenhuma dor de cabeça!

Gostou do post? Ajudamos a identificar o problema com a pressão – ou melhor, falta de pressão – da água na sua casa? Separamos este artigo que explica melhor o que é pressão de água.

  • obrigados pela explicacao mas uma pergunta ,? quando a agua da rede e explorada pela Camara Municipal de MONTALEGRE na aldeia de Solveira e so abastece a nossa aldeia QUEM E QUE TEM QUE SUPORTAR ESSAS DESPESEAS se a Camara Municipal fez o depsito da agua no meio da aldeia com nivel inferior as casas e ha 38 anos que estamos a suportar as asneiras dos inconpetentes DIGAM-ME SE TEMOS DIREITO A RECURSO JURIDICO SOMOS UMA VINTENA NESTE CASO …….OBRIGADOS PELA RESPOSTA……….. CORDIALMENTE…………… MANUEL ALVES GONCALVES

    • Boa tarde Edson. Tudo certo? Muito obrigado pelo contato.
      O procedimento para eliminar o ar da tubulação é simples. Você precisa abrir todos os pontos de consumo que estão ligados a tubulação.
      Porém ressalto que esse procedimento pode ser demorado. Para evitar esse tipo de problema você terá que colocar uma bomba de pressurização.

      Espero ter esclarecido suas dúvidas.

      Abraços

  • Boa tarde. Tenho uma bomba de aquario que esta em um balde de 20 litros de agua. Eu preciso que ele irrigue a cada 1 hora uma plantação que está a uma altura de 1 metro. Da primeira vez ele funciona. Porém, quando para após 20 minutos, ele entra ar e impede que ele volte a funcionar 1 hora depois. Ele só funciona se eu retiro a bomba funcionando do balde, ela “pega ar”, e, ao colocar de volta, ela ganha força novamente para jogar a agua a 1 metro de altura e alimentar a plantação. Como poderia resolver esta situação?

    • Boa tarde Jonas. Muito obrigado pelo contato.
      Eu não tenho tanta experiência com pressurizadores de aquário, porém você precisa analisar melhor a condição ideal de trabalho desta bomba que você citou para evitar esse tipo de transtorno citado.
      Recomendo você entrar em contato diretamente com a autorizada responsável pela bomba para maiores esclarecimentos.
      Estamos à disposição para eventuais esclarecimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *