A Ducha Ideal: Tudo que você precisa saber antes de comprar uma pro seu aquecedor a gás

A Ducha Ideal: Tudo que você precisa saber antes de comprar uma pro seu aquecedor a gás
Ivan Barion Por:
Data de postagem Tempo aproximado de leitura 5 min
Powered by Cia Web Sites

O banho é um momento importante, pois ele pode revigorar as energias de um dia desgastante ou despertar seu corpo para mais uma jornada. Para que essa experiência seja realmente positiva, é essencial que se tenha uma boa ducha. Mas como escolher mais adequada para o seu aquecedor a gás? Se quiser aproveitar ao máximo os benefícios desse tipo de instalação e não ter dor de cabeça veja o que você precisa saber antes de sair para as compras.

Ducha

De olho nas diferenças

Antes de sair comprando qualquer modelo, é importante saber a diferença entre o chuveiro elétrico e a ducha. Muita gente pode achar que é a mesma coisa, mas ambos possuem características relevantes.

A primeira está relacionada ao modo de aquecimento da água: enquanto o chuveiro possui um componente elétrico (geralmente uma resistência) que eleva a temperatura da água, a ducha está ligada ao sistema de aquecimento instalado no local – seja ele elétrico, solar ou a gás. Ou seja, a ducha não esquenta a água, apenas recebe a água já quente de outro lugar.

Outra diferença está no volume de água. Geralmente os chuveiros elétricos possuem uma vazão de 4 a 6 litros de água por minuto. Já as duchas possuem em média a vazão de 10 a 12 litros de água por minuto. Porém as duchas de alta vazão podem chegar até a 60 litros por minuto.

Além disso as duchas geralmente possuem um jato de água de mais qualidade do que os chuveiros elétricos. Proporcionando jatos mais potentes e banhos mais relaxantes e agradáveis.
Mas para aproveitar o potencial máximo do jato das duchas é preciso possuir uma boa pressão. Para saber mais sobre pressão separamos esse artigo para você!
Ainda sobre o aquecimento a gás. Verifique se ele está devidamente instalado e pronto para esse tipo de saída de água. Caso seja um sistema Rinnai ou Rheem, algumas das principais marcas do mercado, é provável que não haja mais complicações.

Ducha

Tipos de ducha

O mercado oferece diversos tipos de duchas. E é importante que você escolha de acordo com a sua necessidade. Vale ressaltar que os modelos mais procurados são aqueles feitos com uma liga de metais, que são mais resistentes e possuem acabamento moderno e elegante.

As duchas mais tradicionais são as de modelos mais simples, já que possuem apenas a saída de água principal. O fluxo é determinado basicamente pelo tamanho da saída de água. E costumam apresentar um preço mais baixo.

Um modelo bastante prático e moderno é a ducha com barra. Neste modelo há uma estrutura que permite o ajuste manual de altura da saída de água, já que a mangueira é flexível. Em alguns casos, é possível até mesmo remover a ducha e transformá-la em um “chuveirinho”. É um produto mais caro, porém a praticidade costuma compensar o preço.

Já as duchas com desviador são modelos parecidos com alguns chuveiros comuns. Isso porque apresentam a saída de água principal e uma mangueira flexível, onde está conectado o “chuveirinho”. É um tipo bastante versátil e muito útil em certas situações, como dar banho em crianças ou para instalação junto a banheiras, em que o jato pode ser direcionado.

Powered by Cia Web Sites

Para áreas de piscina ou decks, o recomendado são as duchas externas. Como são instaladas em locais abertos e utilizadas geralmente em dias quentes, muitas pessoas acabam por não conectá-las ao aquecedor a gás.

O mercado também oferece o chamado modelo híbrido. Ele possui um método que inicialmente aquece a água por meio da energia elétrica. Quando ela alcança a temperatura ideal, a resistência é desligada, e o restante do banho é aquecido por meio do sistema instalado. Para aproveitar ao máximo os benefícios dessa ducha e economizar sem preocupação, basta acionar a função que automaticamente faz essa transição.

Ducha

A vazão da ducha ideal

Além do tipo de ducha, é importante prestar atenção em outras características, que podem representar ainda mais economia e praticidade. Como por exemplo a vazão de água da ducha. Ou seja, a quantidade de água que a ducha consome.

Os modelos de alta vazão, por exemplo, apresentam um grande volume de água dependendo da pressão encontrada no local, que chegam a até 60 litros por minuto.

Por conta disso, vários modelos de ducha possuem um sistema de controle de vazão, que limita a quantidade de saída de água de acordo com a sua necessidade. É possível reduzir o fluxo em até 70% em alguns casos, o que representa uma enorme economia no final do mês.

Outro aparelho bastante econômico é o misturador de ar. Em algumas duchas existe um dispositivo que “injeta” ar no fluxo de água, que proporciona a mesma sensação de volume, mas com menor gasto. Esse método chega a poupar até 50% em alguns casos.
É importante frisar que quanto maior for a vazão da ducha mais encarecer a conta no final do mês. Tanto no gasto de água quanto para aquecer essa quantidade de água, seja através de aquecedores elétricos ou a gás.

Por isso recomendamos a escolha de duchas de vazão econômica ou média. Duchas econômicas costumam variar de 6 a 8 litros de água por minuto, enquanto duchas médias de 10 a 12 litros.
Tais duchas já costumam apresentar um conforto muito superior a grande maioria dos chuveiros elétricos, em especiais àqueles mais econômicos.

Ducha

Outras dicas valiosas

Como a ducha não possui nenhuma ligação com sistema elétrico, quase não há problemas com manutenção. Mas é recomendado ficar de olho no fluxo: em muitas cidades, a água possui uma quantidade de minerais que pode se acumular com o tempo e entupir os pequenos orifícios. Uma limpeza simples, retirando o bocal e limpando-o com água corrente e uma esponja, ajuda a resolver o problema.

Se a questão é economizar, também vale seguir as dicas para não desperdiçar água. Tome banhos curtos e feche o registro sempre que possível – na hora em que estiver usando o sabonete, por exemplo. Observe também se não há gotejamento quando a ducha estiver em desuso. Dessa maneira, você poupa no final do mês e o meio ambiente agradece.
E se quiser saber mais sobre aquecedor a gás, duchas econômicas, novidades do mercado e outras dicas sobre o assunto, cadastre-se para receber nossa newsletter e tenha sempre as novidades diretamente no seu e-mail.

Powered by Cia Web Sites

Ivan tem mais de 7 anos trabalhando na Aquecenorte na área de marketing, onde escreveu dezenas de artigos sobre aquecedores a gás e sistemas de aquecimento no geral e respondeu centenas de dúvidas dos leitores de todo o Brasil.

51 comentários em "A Ducha Ideal: Tudo que você precisa saber antes de comprar uma pro seu aquecedor a gás"

  1. José Almir de Carvalho disse:

    Bom dia,
    Posso utilizar um chuveiro com resistência com sistema de aquecimento a gás, desligando a energia quando for usar o gás?

    1. Ivan Barion disse:

      Bom dia José, tudo bem?

      Existem modelos de chuveiro elétricos chamados de hibrido, pois suportam trabalhar com um sistema de aquecimento central. No caso desses equipamentos é possível sim. Mas com chuveiros comuns não.

  2. Maria Castro disse:

    Boa tarde!
    Por favor, uma informação que não consigo encontrar em nenhum lugar. Vou iniciar uma reforma no meu apartamento. Posso trazer duchas e torneiras de banheiro/cozinha compradas nos Estados Unidos? Será que teria problemas de bitola ou de vazão máxima? Muito obrigada e parabéns pelo blog.

    1. Ivan Barion disse:

      Boa tarde Maria, tudo bem?

      Pode sim. Sobre a instalação imagino que seu encanador ou pedreiro saberá lidar com sua instalação. E sugiro a senhora ficar atenta a vazão caso já possua um sistema central de aquecimento de água.

  3. Alaor Gaio disse:

    Duchas com baixa vazão não funcionam com aquecedor a gás. Simplesmente não arma o automático do aquecedor e vc vai tomar banho frio.
    Compre ducha de vazão normal > 15 litros por minuto e regule a vazão você mesmo através do registro do misturador do seu banheiro.
    Instalar uma ducha de baixa vazão ou um limitador de vazão só vai deixar você sem opção de regular a vazão no registro do chuveiro. Use a lógica.
    Entrei nessa de comprar ducha de baixa vazão e o resultado foi que não arma meu aquecedor mesmo com pressurizador e tive que comprar uma ducha de alta vazão. Na minha d’água por ter consumo mínimo não mudou nada.

    1. Ivan Barion disse:

      Bom dia Alaor, tudo bem?

      A lógica que o senhor está aplicando está um pouco equivocada. Ainda mais se considerarmos, ao que tudo indica, que estamos prestes a sofrer com uma crise hídrica.

      O aquecedor a gás precisa de pressão e vazão de água para funcionar. O Rinnai E21, por exemplo, tem a recomendação de se trabalhar com pelo menos 10 m.c.a de pressão e vazão mínima de 4 l/min. Ou seja, uma ducha econômica, com 8 l/min de vazão, possui o dobro de vazão para o funcionamento do aquecedor Rinnai E21. Outro fator que devemos considerar é que os aquecedores a gás são fabricados para trabalhar também com torneiras, que no geral possuem de 4 a 6 l/min de vazão. Então se o aquecedor funciona com uma torneira não há motivo para não funcionar com uma ducha, concorda?

      Essa sugestão do senhor de utilizar uma ducha de vazão mais alta (lembrando que vazão padrão é de 10 a 12 l/min, com 15 já estamos caminhando pra alta vazão) pode ser mais prejudicial que benéfica. Ao restringir a vazão do registro o senhor pode estar gerando uma perda de carga (diminuição da pressão de água) maior do que uma ducha de baixa vazão. E isso pode prejudicar o funcionamento do aquecedor a gás. Então na prática, é bem provável que não esteja diminuindo muito a vazão da ducha e utilizando próximo dos 15 l/min mesmo.

      Vale ressaltar que mesmo que a conta de água não tenha tido impacto por conta do consumo mínimo, com certeza isso impacta na conta de gás, já que o senhor está gastando quase o dobro de gás do que gastaria com uma ducha de baixa vazão. Então além de gastar mais gás para aquecer esse volume de água, o senhor também está gastando mais água, o que pode ser um problema sério muito em breve.

      Além disso isso pode impactar na aquisição do aquecedor a gás. Num cenário de dois banheiros com uso simultâneos utilizando duchas de baixa vazão seria necessário uma aquecedor com capacidade de pelo menos 16 l/min de água. Já com duchas de 15 l/min seria necessário um aquecedor com pelo menos 30 l/min de capacidade. O preço desses equipamentos varia bastante.

  4. Jackson Luis Barbosa Gomes disse:

    Prezado Ivan, boa tarde! Tenho uma aquecedor de 12 litros e pressurizador que atende 2 banheiros por conta da baixa pressão (pouco peso), já que moro em casa. Dá última vez que fui trocar a ducha acabei tendo que chamar um técnico que trabalha com aquecedor porque ele ficava apagando toda hora e o rapaz disse que era a ducha que eu comprei. Gostaria de saber qual ducha vc recomenda para o meu caso. Obrigado!

    1. Ivan Barion disse:

      Bom dia Jackson, tudo bem?

      Não tenho nenhuma ducha em especifico para te recomendar. Só fique atento a vazão da ducha, lembrando que não é recomendado que a ducha tenha uma vazão acima de 12 l/min (capacidade máxima do aquecedor do senhor).

      Sobre o equipamento desligar. O técnico te explicou exatamente o porque disso acontecer? Pergunto porque não é normal que uma ducha cause esse tipo de coisa, mesmo que seja uma ducha de baixa vazão, por exemplo. Só pro senhor ter ciência, se a pressão da água for adequada um aquecedor a gás funciona perfeitamente bem com uma torneira com vazão de 4 l/min, o que é uma vazão bem pequena.

      Espero ter ajudado.

  5. Maricelia disse:

    Boa noite, gostaria de saber se posso colocar qualquer tipo de ducha ou chuveiro de mão no aparelho que esquenta a água por energia elétrica.

    1. Ivan Barion disse:

      Bom dia Maricelia, tudo bem?

      Para sistemas centrais de aquecimento de água é necessário trabalhar com duchas frias. Você encontra esses equipamentos em qualquer homecenter.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja notificado sobre
nossas novidades e promoções
  • A Ducha Ideal: Tudo que você precisa saber antes de comprar uma pro seu aquecedor a gás
  • A Ducha Ideal: Tudo que você precisa saber antes de comprar uma pro seu aquecedor a gás